quinta-feira, 24 de julho de 2014

Doe sangue! Doe Leite! Uma vida depende da sua doação

Serviços essenciais para a manutenção da vida, mas que dependem de doações para permanecerem em funcionamento atendendo a sua finalidade. Nesta situação vivem os Bancos de Sangue e de Leite Materno da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. E neste mês de Julho, quando se comemora os 14 anos de atividade do Banco de Leite, dirigentes da unidade aproveitam para sensibilizar novas doadoras.

Isto porque a unidade, que funciona em prédio anexo ao Hospital Manoel (HMN), trabalha constantemente com o seu estoque no vermelho. Além da falta do leite, também tem sido insuficiente os recipientes de vidro com tampa plástica, usados para o armazenamento do líquido. “Infelizmente tornou-se uma rotina o nosso estoque operar no vermelho, por isso estamos convocando novas doadoras e também aquelas que já fazem suas doações para que não deixem de doar o excedente”, informou a coordenadora da unidade, a enfermeira Neiva Barreto.
O Banco de Leite Materno do HMN que contribui para a manutenção do título de “Hospital Amigo da Criança”. Eleapresenta-se como unidade específica para coleta, processamento, estocagem e distribuição. “O leite humano é fundamental no tratamento de bebês de alto risco que estão internados no Hospital Manoel Novaes, por isso, nunca é demais lembrar que qualquer mãe saudável que estiver amamentando e tiver leite excedente pode doar”, frisou Neiva Barreto. Mais informações pelo tel. 3214-4346.

Banco de Sangue
O Banco de Sangue também vive o mesmo drama. A unidade que funciona em prédio anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho precisa constantemente contar com o apoio de parceiros e da sociedade para atrair doadores de todos os grupos (A, B, AB e O) e fatores RH + e –.
De acordo com  Rosildo Ribeiro, do Serviço de Captação de Doadores do Banco de Sangue da SCMI, o ideal seria fechar o mês com cerca de 1.400 bolsas de sangue, mas nos últimos meses não tem chegado nem a metade deste número. Todo sangue doado atende pacientes com uma infinidade de doenças, entre eles, os falcêmicos, oncológicos, aqueles submetidos a cirurgias e pacientes renais em hemodiálise.
Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, estar alimentado, ter peso igual ou superior a 50 quilos; não ter comportamento de risco e ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis). Mais informações pelo telefone: (73) 3214-9126.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

FERIADO MUNICIPAL NESTA TERCA,-FEIRA EM ILHEUS

Dia 23 é comemorado o Dia de São Jorge, Padroeiro de Ilhéus Igreja de São Jorge Prefeitura de Ilhéus: deliberou ponto facultativo nesta segu...