segunda-feira, 30 de junho de 2014

Maramata é referência em educação ambiental na região

Diversos projetos são desenvolvidos pela Universidade Livre do Mar e da Mata, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente.

Exibindo Maramata (3).jpgA Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) é uma instituição da Prefeitura de Ilhéus que tem o objetivo de promover a educação ambiental de modo lúdico e criativo, a partir de projetos, seminários e atividades que envolvem a população espontaneamente. Segundo o presidente Fred Andrade, as atividades têm gerado uma aproximação maior com a comunidade. “Podemos observar que estamos encurtando a distância com a população; sentimos um interesse e envolvimento maior por nossas atividades” informa o presidente, destacando que diversas instituições educacionais da região, estão visitando a Maramata para aprofundarem os conhecimentos desenvolvidos em sala de aula. 
Vários projetos integram a estrutura da instituição. Um deles, o Oceanário Virtual, considerado o segundo da Bahia, possui três TVs para exibição de imagens do fundo do mar, em uma ambiência formada por luzes e climatização adequada para possibilitar ao visitante a sensação de estar no oceano.  Também aberto ao público, o Museu do Mar e da Capitania possui um rico acervo biológico dividido em duas partes. A da marinha, com um grande número de animais marinhos, peixes, aves, repteis e diversos outros; já a parte da capitania, conta a história de Ilhéus, a partir de antiguidades.
Na área socioambiental, a Maramata desenvolve o projeto Meninos Guerreiros, trabalhando com crianças, em situação de vulnerabilidade social. Com a ação, a instituição pretende sensibilizar os menores sobre a necessidade de cuidar e preservar o meio ambiente, através de ações esportivas, educacionais e culturais. As atividades ocorrem sempre às quartas-feiras e sábados, no turno oposto ao escolar.   
Ainda, para estimular a integração social e a sustentabilidade ambiental, a unidade realiza o Projeto Retalhos Criativos, voltado para o reaproveitamento de objetos domésticos e demais utensílios.  Realizado aos sábados, a iniciativa tem por objetivo coordenar e desenvolver atividades artesanais, através do reaproveitamento de materiais confeccionados manualmente com valores ecologicamente corretos e que podem se tornar mais uma fonte de renda para os participantes.
A universidade possui ainda uma estação meteorológica, em funcionamento desde agosto de 2012. Através de estação, são realizadas leituras de dados e montagem de planilhas de temperatura, umidade relativa do ar, índice pluviométrico e ponto de ovário. Outras ações que colaboram para a sustentabilidade ambiental estão sendo desenvolvidas em cinco áreas distintas: geração de energia elétrica através de placas fotovoltaicas (energia solar); captação de água de chuva para uso como água bruta e irrigação dos jardins; laboratório de compostagem que utilizará os restos dos tratos culturais dos jardins para produção de composto orgânico.
Outra iniciativa é a conscientização da própria equipe da Maramata em relação à temática, valorizando os “4 Rs”  - repensar, reutilizar, reciclar, reduzir - além do projeto de mudanças climáticas, através de estação meteorológica. “Queremos proporcionar às pessoas um complemento da educação, de uma forma dinâmica e prática, com ações que possam ser desenvolvidas no dia a dia e principalmente conscientizando-as para os cuidados com meio ambiente” conclui Fred Andrade.
Visitações – O museu e o oceanário estão disponíveis para receber visitas de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Escolas e agências de turismo podem ligar para o número (73) 3632-3698 e agendar a atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

PERDÃO SENHOR!

  PERDÃO SENHOR! Nesta Sexta-Feira Santa  acordei triste... Na falta dos meus pais...  De não poder ajoelhado  A eles, pedi fisicamente o pe...