sábado, 17 de maio de 2014

Direito do Idoso no transporte urbano é tema de debate na Câmara

             Na tarde do dia (15/05), aconteceu no Plenário Raimundo Lima da Câmara Municipal de Itabuna, uma sessão especial requerida pelo vereador Antônio Cavalcante, com o tema “Direito do Idoso no Transporte Coletivo”.
             
  Ao abrir a discussão, Cavalcante falou sobre o preconceito e as dificuldades passadas pelos idosos no dia-a-dia, também ressaltou a importância da sessão para que haja um pontapé resultante e que o ‘grupo da melhor idade’ tenha seus direitos assegurados. “O idoso precisa ser visto com uma maior cautela perante essa e outras situações na sociedade e é preciso bater nessa tecla sempre que precisar, para que haja melhoria a cada dia”, declarou.  
              
  Estiveram presentes representantes de algumas instituições envolvidas diretamente com o transporte coletivo municipal, como: João Duarte (Presidente AETU), Dr.ª Sirlene Freitas (representante OAB), Paulo Lima (Academia Grapiúna de Letras), Agnaldo Batista (Conselho Municipal do Idoso), além da participação do vereador César Brandão (PPS) que também compôs a mesa.

            De acordo com o presidente da Associação das Empresas de Transportes Urbanos (AETU), João Duarte. “Em Itabuna têm muita gratuidade, e por isso existe treinamento continuo para motoristas e cobradores. Sabemos de algumas dificuldades em relação aos idosos e a catraca, mas a frota estar no período legal de no máximo dez anos”, declarou.

            Agnaldo Batista, representante do conselho do idoso no município, avaliou a qualidade do serviço do transporte coletivo. “Em uma escala de zero a dez, dou sete. As empresas procuram colaborar, mas infelizmente muitos motoristas não param nos pontos de ônibus quando veem mais de dois idosos no mesmo local, pois alegam que demoram mais. Isso é uma tremenda falta de respeito e de senso comum’’, disse.


            No fim da sessão, Antônio Cavalcante fez uma análise geral do tema: “O resultado foi bastante positivo. Apesar das ausências do Secretário de Transporte (que justificou a ausência), e também do Secretário de Assistência Social (que não justificou), no geral a sessão surtiu o efeito desejado, pois houve uma participação ativa do público presente. Um exemplo de resultado imediato é que as empresas têm em média 15 dias para fazer campanhas de cadastramento de todos os idosos que utilizam o sistema e reforço para o direito do idoso no município”, finalizou o edil. 



Câmara busca alternativas para melhorar a segurança no comércio

            Na noite da última quinta-feira (15/05), aconteceu no Plenário Raimundo Lima da Câmara Municipal de Itabuna, uma sessão especial requerida pelo vereador Glaby Carvalho (Glebão-PV), com o tema voltado para a segurança do comércio da cidade.

            O evento contou com participações de autoridades e representantes comerciais, como: Paulo Costa (Presidente da Associação de Lojistas da Paulino Vieira), José Adauto (Sindicom), Dr.ª Maria das Graças Valadares (Delegada de  Furtos e Roubos), Jorge Braga (CDL), José Humberto (Secretário de Indústria e Comércio) e  Dr.° Andirlei Nascimento (Presidente da OAB).

            Representando o Sindicato do Comércio (Sindcom), Adauto falou sobre os problemas encontrados na segurança e opinou sobre possíveis soluções para que haja uma diminuição de assaltos. “É preciso que em Itabuna tenha uma casa para acolher menores infratores, o governo precisa investir em políticas públicas para que isso aconteça de forma ativa. Aumento de vagas no presídio, melhoria na estrutura da Polícia Civil e aumento no número de efetivos da Polícia Militar, são algumas das coisas que precisam ser feitas”, disse.

            A delegada Dr.ª Maria das Graças disse que há dificuldades para que haja um controle em relação aos números de assaltos. “Em situação em que o assalto foi feito por um menor, há muita desordem, pois em Itabuna não tem casa de acolhimento para menor infrator, e seguindo a lei temos que liberar esse infrator em no máximo cinco dias, dependendo da situação o Juiz encaminha para Salvador. Ou seja, ficamos ‘com braços e mãos atadas”, afirmou.

            O presidente da OAB de Itabuna, Andirlei Nascimento parabenizou a Câmara de Vereadores pela iniciativa e foi firme ao declarar sobre a atual realidade do assunto. “A segurança pública é um direito do cidadão e um dever do estado, consequentemente a violência estar desenfreada. Existe uma morosidade muita grande da justiça que gera uma sensação de impunidade, quem dever estar nas ruas somos nós cidadãos e não os marginais”, declarou o advogado.

            O vereador Glebão, fez um balanço geral após o fim da sessão. “Vamos tirar do papel esse projeto, para que o funcionamento seja imediato. Já estamos marcando uma reunião para que tudo seja definido e que possamos ter um reforço maior nem só com a base policial e também de videomonitoramento. Consequentemente, todos comerciantes e clientes terão uma segurança reforçada”, finalizou o edil. 

Da assessoria


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...