terça-feira, 20 de maio de 2014

Canavieiras sedia o VI Festival de Filarmônicas




A Filarmônica Grupo Musical 2 de Janeiro promove o VI Festival de Filarmônicas do Litoral Sul da Bahia (Felis-BA). O Festival está agendado para o dia 24 de maio de 2014, às 15 horas, e tem como finalidade manter viva uma das tradições culturais de Canavieiras, além de estreitar os laços de congraçamento entre os músicos de filarmônicas de várias cidades do Brasil.
Esta semana, a maestrina Eunice Castro se encontrou com o prefeito Almir Melo para tratar sobre a organização do Festival, locais de concentração, percurso do desfile e local de apresentação. Ficou decido que as filarmônicas se concentrarão na praça Maçônica, no de onde sairão em direção à local em que será armado o palco de apresentação, o sítio histórico.

Informa, Eunice Castro, que já estão confirmadas as participações de filarmônicas de Caravelas, Alcobaça, Porto Seguro, Jacobina, Estevão Moura, São Félix, Cachoeira, além das filarmônicas de Canavieiras, 2 de Janeiro, promotora do Festival e a Lyra do Commercio. Canavieiras é a única cidade do litoral Sul da Bahia a realizar um festival de Filarmônicas.
Além de aprovar a iniciativa, o prefeito Almir Melo garantiu a parceria na promoção do evento, ressaltando que o Festival é um evento com todas as características inerentes à tradição de Canavieiras. “O Festival de Filarmônica faz parte do calendário turístico da cidade e integra a programação dos 123 anos de Canavieiras, oferecendo diversas atrações para os turistas e moradores de Canavieiras”, informou o prefeito.
Explica a maestrina Eunice Castro, que atualmente é bastante comum em Canavieiras e demais cidades baianas, a realização de festas populares ao som de bandas e trios elétricos, bem como festivais de fanfarras. Para ela, iniciativas como essas possui pontos positivos, porém falta a originalidade, a tradição, o belo e a arte, privilégios atribuídos às filarmônicas.
De acordo com o regulamento, cada filarmônica apresentará três peças musicais de livre escolha, uma delas no estilo dobrado. Como o evento não tem o caráter de competição, quesitos como harmonia, ritmo, melodia, afinação e fardamento não serão objetos do julgamento. A disciplina será o único critério a ser observado, dentro e fora do evento.
As filarmônicas são responsáveis pela formação de músicos, “trabalhando” com esses futuros profissionais desde sua infância e adolescência, a exemplo do que faz a 2 de Janeiro. “Se é uma alegria para qualquer cidade a apresentação de uma filarmônica, imaginem diversas filarmônicas juntas se apresentando num só dia”, acentua a maestrina Eunice Castro.
Da assessoria - 20-05-2014 (WR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...