quarta-feira, 9 de abril de 2014

Vereador Ronaldão sugere cadastramento de doadores de medula óssea


Com o objetivo de esclarecer e incentivar a doação de medula óssea, o vereador Ronaldão (DEM) solicita ao executivo que autorize o Secretário Municipal de Saúde em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, o serviço de cadastramento de doadores de medula óssea.

          O transplante da medula óssea é um tipo de tratamento proposto para algumas doenças malignas que afetam as células do sangue. O objetivo é reconstituir as funções da medula óssea de uma pessoa doente por células normais de medula óssea retiradas de um doador saudável.
         
          Com base nas leis de genética, as chances de um indivíduo encontrar um doador ideal na família são de 25%. Já em doadores sem parentesco, as chances de encontrar um doador compatível são, em média, de uma em 100 mil.




          O vereador Ronaldão, lembra que já existem cadastramentos de doadores em outros municípios do estado da Bahia, em alguns deles a população é inferior em relação ao município de Itabuna. “Cidades como: Jequié, Ribeira do Pombal, Bom Jesus da Lapa, Seabra e Brumado já estão funcionando. Itabuna é uma cidade com aproximadamente 220 mil habitantes e aqui não tem esse banco de dados, vendo essa necessidade geral,  solicitei para que aqui  não possa ser diferente e que haja esse suporte de saúde nem só para o município e também para o sul da Bahia”, afirmo 

Sessão discute maus tratos aos animais
 
A Câmara Municipal realizará na tarde desta quinta-feira (10/04), uma Sessão Especial com o tema: “Direito e Defesa dos Animais de Itabuna”, que discutirá a respeito da proteção dos animais, envolvendo as áreas de saúde pública, Centro de Controle de Zoonoses, centro populacional de cães e gatos e movimentos sociais contra abandono.

Para isso foram  convidos autoridades e entidades para um debate acerca da atual legislação e a construção de uma política pública para controle dos animais de rua. Entre os convidados estão: o médico veterinário Waldemar Oliveira – Coordenador do Centro de Controle de Zoonoses e Kátia Lira – Presidente da ABRAPA (Associação Brasileira de Proteção aos Animais).  A sessão está prevista  para as 15h no Plenário Vereador Raimundo Lima.

  Lombada Eletrônica 
 O vereador Ailson Sousa (PRTB) solicita através do pedido de providência o projeto para a instalação de lombada eletrônica na Avenida Princesa Isabel, nas imediações do Centro Administrativo Firmino Alves. Um local movimentado, com registro constante de acidentes, onde os carros transitam em alta velocidade e pedestres se arriscam em travessias proibidas.     

Foi relatado pela comunidade que o trânsito anda muito perigoso naquela localidade, em razão da quantidade de veículos que adentram ao trevo em velocidade incompatível para o local, colocando em risco as pessoas na calçada e até mesmo as casas e comércios instalados na região.

O vereador Ailson Sousa, lembrou-se do acidente que ocorreu Avenida Princesa Isabel, na última segunda – feira (7) que envolveu vários veículos, como alerta para comunidade. “A implantação da lombada eletrônica forçará os motoristas a reduzirem a velocidade, melhorando com isso a segurança no local”, disse.

 
Da Assessoria de Comunicação Social 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Antonio Carlos: uma luta de glórias!

ELE E PRÉ-CANDIDATO A VEREADOR EM  ITABUNA O comunicador Antônio Carlos (Ufa), que apresenta o "Show da Tarde" através dos microfo...