sábado, 5 de abril de 2014

Um ano diferente!-ARTIGO DE ANTONIO NUNES

Um ano diferente!
Antonio Nunes de Souza*

Inegavelmente, vamos ou estamos enfrentando um ano completamente atípico e diferenciado, graças uma série de eventos contínuos que teremos que enfrentar e já estamos enfrentando no decorrer dos seus dias.


Embora com nuances e fatos significativos, para nosso povo, principalmente em nossa região que as preocupações são tão estranhas que, muitas vezes, engolem um elefante e se engasgam com um mosquito. Mas, as reações desesperadas e reclamadas são tão rapidamente esquecidas que, infelizmente, nada é resolvido para amenizá-las ou eliminá-las. Parece até que são reclamações somente para extravasar as vozes e, logicamente, nada seja feito para que o povo tenha sempre algo para reclamar! Imagino até que o povo pense da seguinte forma: “Se consertarem tudo do país nada teremos para reclamar e discutir nas esquinas e botequins. Tudo certo, uma beleza e vai ser a maior monotonia termos que ficar somente elogiando, votando nas mesmas pessoas por serem boas, sem ladrões e peculatos, etc.. Sinceramente, será um grande castigo para nós ficarmos somente discutindo futebol!”

Parece um exagero da minha parte o que disse acima, mas, analise e veja quantas verdades existem em meu raciocínio, passe para outros e vamos ver se essa monotonia de não ter o que reclamar não será o ideal para a felicidade de todas comunidades e, conseqüentemente, do nosso país!

Com essa explicação sobre nosso enigmático e diferenciado povo, quase ia deixando de lado o nosso especial 2014 tão recheado de sensações alegres, agradáveis e tortuosas, que já começou com cobranças clamorosas sobre as administrações dos novos prefeitos e vereadores, algumas greves com resultados complicadores (algumas até pertinentes), bombardeamento contra a realização da copa no país, equipes de vândalos e bandidos contratados pelas oposições para criarem tumultos e saques, ampliação de crimes e bandidagens, enfim um início tumultuado bastante e cheio de complicações sérias e prejudiciais.

 Agora, no seu quadrimestre, sem deixar as outras terríveis ações, o fogo mais acirrado é contra a Petrobrás e o atraso das obras receptivas do evento esportivo, parecendo que tem uma vertente enorme de maus brasileiros que, grosseiramente, desejam que tudo seja um fiasco decepcionante perante o mundo, pouco se importando com a imagem geral do país e os prejuízos para seu povo! Logo após a copa e seus resultados, entraremos pelas festas de S. João, S. Pedro, culminando com o início das famigeradas campanhas políticas, com trocas de tapas e beijos dos mesmos políticos para amealhar seus votos que, maravilhosamente, lhes conservarão em seus pódios e cargos privilegiados. E, lamentavelmente, grande parte se reelegem graças, paradoxalmente, a esse mesmo povo que os esculhambavam nas esquinas da vida! (como entender esse comportamento?).

Só nos restará o natal e o ano novo, onde, com Papai Noel, curtiremos uns dias mais agradáveis com menos tumultos, tomando nosso vinho, comendo um panetone, dando e ganhando presentes e ampliando nossos débitos nos cartões de crédito!
Verdadeiramente, um ano e um povo altamente diferenciados!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...