segunda-feira, 7 de abril de 2014

Profissionais debatem a importância do brincar para a educação infantil em Ilhéus

Durante o Encontro das Escolas Conveniadas da Educação Infantil, que ocorreu nesta segunda-feira, dia 7, na Escola Municipal Dom Bosco, os profissionais da educação discutiram a importância do brincar no desenvolvimento cognitivo da criança.
 A Secretaria de Educação de Ilhéus (Seduc) e cinco escolas conveniadas com o município realizaram o Encontro das Escolas Conveniadas da Educação Infantil, nesta segunda-feira, dia 7, na Escola Municipal Dom Bosco, no Bairro Banco da Vitória. O objetivo do evento, que teve como tema principal “O brincar: espaço e tempo na infância” foi preparar os profissionais da educação infantil para o ano letivo de 2014 que inicia na próxima segunda-feira, dia 14.

Segundo a secretária de Educação, Marlúcia Rocha, a promoção de cursos e eventos voltados para o debate sobre métodos educacionais e temas vinculados à atividade, permite a construção de novas formas pedagógicas.  “À medida que fazemos a capacitação dos professores, o trabalho deles melhora, aperfeiçoando o atendimento à criança”, considera. “O professor de educação infantil é, sobretudo um cuidador, alguém que tem que saber brincar com a criança, saber dialogar, porque uma criança satisfeita no espaço em que está aprende melhor”, afirma a secretária.
O encontro contou coma presença dos profissionais das escolas de educação infantil Emília de Brito Correia, Dom Bosco, Creche Centro de Promoção à Vida, Creche Solidariedade e Centro de Convivência Pastor Severino Soares. Segundo a diretora das escolas conveniadas, Soraia Pereira dos Santos, o foco é preparar o profissional. “Viemos para discutir a importância do brincar no desenvolvimento da criança; compreendemos que brincar é um elemento construtivo, inerente à infância e permeia todas as áreas do conhecimento”, atesta.  
A doutora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Cândida Alves, e as mestres Maria Aparecida e Simara Cardoso, da Seduc conduziram as discussões. “Trouxemos professores, coordenadores e pessoas que contribuem direta e indiretamente com a educação das crianças, para se prepararem melhor, afinal, a criança está num espaço que sistematiza o saber, mas um saber dentro do brincar”, informa Soraia.
Para a diretora da creche Centro de Direção à Vida, Joana Góis, encontros como estes são importantes para a reciclagem do profissional de educação. “Normalmente, a gente trabalha por anos e vai se acomodando, então é bom termos alguém que nos traga coisas novas; isso contribui para que a gente cresça”, afirma a diretora.
“Não é sempre que conseguimos nos reunir para discutir sobre como transformar o brincar em parte da rotina de aprendizado do aluno”, pondera a coordenadora do Centro de Conivência Pastor Severino Soares, Lucinéia Cunha. “As palestrantes desenvolvem pesquisas na área e vão contribuir bastante para a formação da gente. Acredito que ao iniciarmos o ano letivo, teremos outra visão, outra mentalidade”, conclui.

Da - Secretaria de Comunicação (Secom)-Ilhéus – 07.04.14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...