quinta-feira, 24 de abril de 2014

Prefeitura de Canavieirass distribui mudas de cacaueiros clonados


A Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria da Agricultura, distribuiu 20 mil mudas de cacaueiros clonados aos pequenos agricultores do município. O material botânico é totalmente produzido pela Biofábrica de Cacau de Uruçuca, e se destina à recuperação da lavoura cacaueira da região do Estreito, às margens do Rio Pardo.

Explica o secretário municipal da Agricultura, João Brasil, que as mudas foram adquiridas através do convênio firmado com a Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), gerenciado pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), da Secretaria da Agricultura da Bahia. Recentemente, foram distribuídas 1.620 quilos de sementes de milho e feijão para os pequenos agricultores.
Além das 20 mil mudas de cacaueiros clonados, a Secretaria da Agricultura também vai distribuir mudas de fruteiras e essências florestais. Explica o secretário João Brasil, que o desenvolvimento da agricultura é um dos compromissos assumidos pelo prefeito Almir Melo e que essas ações já começaram a mudar a realidade agropecuária do município.
Informa, ainda, João Brasil, que a proposta do prefeito Almir Melo é promover ações com a finalidade de diminuir a dependência dos alimentos consumidos em Canavieiras do mercado externo (outros municípios baianos e de outros estados). Para isso, está sendo dado apoio à criação de um polo de produtos hortifrutigranjeiros para suprir as necessidades.
O projeto que está sendo implementado pela Secretaria Municipal da Agricultura tem como objetivo introduzir cultivos diversificados, com produtos cujo tempo de colheita sejam de curto, médio e longo prazo. “Nesse caso, a recuperação da cacauicultura, com mudas clonadas e de alta produtividade é uma das melhores opções”, diz João Brasil.
Tradicionalmente, Canavieiras é um grande produtor de cacau, mas que teve sua produção reduzidas após a chegada da vassoura-de-bruxa na região. Para João Brasil, essa situação está se revertendo com a introdução de material genético de boa qualidade, tolerante ao fungo e de alta produtividade. “O que estamos fazendo é fazer com que essas áreas voltem a produzir com eficiência”, explica o secretário.

Outro apoio que está sendo prestado aos agricultores familiares é a manutenção das estradas vicinais, no sentido de facilitar o escoamento da produção. Para isso, uma patrulha mecânica está trabalhando permanentemente nos ramais de acessos aos locais de produção de produtos agrícolas.
Torneio de
 futebol em comunidade 

Terá inicio no próximo domingo (27), às 9 horas, o Torneio de Futebol de Ouricana. A partida inicial será disputada entre as equipes de União de Ouricana X Associação Irmãos Unidos, seguida de Km 18 X Mendes. A realização do torneio é uma iniciativa do Vereador Cleonildo Tibúrcio, que se reuniu nesta quarta-feira (23) com o secretário municipal do Turismo e Esportes, Fernando Volpi, e a diretora Ana Cristina Souza.
De cordo com a formatação do torneio, serão inscritos oito equipes, divididos em duas chaves com quatro times, cabendo a disputa aos finalistas de cada chave. O torneio terá a participação das seguintes equipes: Grupo I – União de Ouricana, Associação Irmãos Unidos, Km 18 e Mendes; Grupo II – Correas, Perelândia, Pimenteiras e Time do Dodô. 
As partidas serão disputadas sempre aos domingos, com a final prevista para o dia 8 de junho, às 9 horas, em Ouricana, com o jogo entre as duas equipes melhores colocadas nos seus grupos. Os jogos, segundo o vereador Cleonildo Tibúrcio, serão um congraçamento entre as diversas comunidades do interior de Canavieiras.

Patrocinado pelo Governo da Reconstrução e apoio das Secretarias do Turismo e Esportes e da Secretaria do Interior, o torneio representa o resgate das competições esportivas do interior e deverá atrair um grande número de torcedores. Durante os jogos, é esperada uma grande movimentação de pessoas das comunidades diretamente envolvidas, bem como de todo o entorno.
Na opinião do secretário Fernando Volpi, um dos aspectos mais interessantes é trabalhar com a organização com o pessoal das duas secretarias e do vereador, o que facilita diversas abordagens, como os aspectos esportivos e de interação entres comunidades diferentes. “Estamos iniciando essa ação pela comunidade de Ouricana, mas nossa intenção é levá-la ao máximo de distritos e povoados”, assegurou Volpi.

Da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ZICO EM ITABUNA NOVAMENTE FAZ PALESTEA

Zico Um dos maiores nomes do futebol mundial esteve em Itabuna neste dia 18 de abril  ministrando uma palestra a empresarios e profissionais...