quinta-feira, 17 de abril de 2014

Maior evento de artes integradas e negócios da Semana Santa na Bahia, o Aleluia Ilhéus, começa hoje

Cidade vive a expectativa de assistir a atrações nacionais e apreciar e fazer negócio com as novidades produzidas pela Economia Criativa local
 Considerado um dos mais importantes pólos turísticos da Bahia, o município de Ilhéus, no sul da Bahia, já está vivenciado um momento de intensa movimentação durante a Semana Santa que se inicia. De acordo com a Secretaria  Municipal de Turismo (Setur), um levantamento parcial feito junto ao empresariado local revela a importância do período para a economia da cidade: 100 por cento da rede hoteleira – composta por aproximadamente 10 mil leitos – foram reservados para o período e a cidade deve receber um número recorde de visitantes. A partir de hoje (17) ao dia 21, o município sedia o maior evento de artes integradas e negócios da Semana Santa na Bahia: o Aleluia Ilhéus Festival.

 O festival acontece pelo segundo ano consecutivo. Uma mega estrutura foi montada na Avenida Soares Lopes, principal cartão postal da cidade, onde, a partir desta noite, acontecem shows, palestras, exposições de artes, produtos e negócios. Também estará sendo realizado o Festival Literarte, destinado à promoção de escritores regionais, e funcionando o Palácio das Artes, possibilitando a exposição do trabalho de artistas plásticos da região sulbaiana. Este ano participam da exposição o artistas Guido Lima, Núbia Silva, Jane Hilda, Jamara Andrade e Gildásio Rodrigues

O público também terá a oportunidade de conhecer a produção local na Feira de Economia Criativa, reunindo 40 estandes em um espaço de 1.200 metros quadrados de área coberta. Um dos destaques deste setor é o projeto Pontal Criativo que reúne o talento e as oportunidades de negócio dos moradores de um dos mais importantes bairros da zona sul de Ilhéus, que trabalha em parceria com o Sebrae para tornar-se o primeiro bairro Criativo do Interior da Bahia. Trabalhos produzidos pelo projeto “Hernani Sá Criativo” e de setores ligados a agroindústria e ao agronegócio, também estarão expostos nos estandes.
Segundo Cláudia Iglesias, gestora do Projeto de Economia Criativa do Sebrae, fazem parte da ação empreendedora artesãos e artistas que trabalham com o resgate cultural e folclórico na cidade. A expectativa da gestora é que, com a exposição, outros bairros também se interessem pelo desenvolvimento de trabalhos no eixo da economia criativa. “Há um projeto para a criação do Centro Criativo que envolverá vários artistas ilheenses que ainda não fazem parte do projeto. Esperamos que a exposição dos integrantes do projeto no Aleluia Ilhéus colabore para despertar outros comerciantes, para que possamos ampliar nossa atuação no setor”, relata Cláudia.
Outro destaque do evento é a programação de shows. Artistas nacionalmente conhecidos como Fábio Júnior, Zélia Duncan, Nando Reis e o cantor gospel, André Valadão, se apresentarão no circuito. Cerca de 200 artistas regionais  e equipe técnica e de apoio também irão se apresentar em palcos alternativos.  Segundo o publicitário Marco Lessa, presidente da Atil, a festa gera cerca de mil empregos diretos e movimenta substancialmente a economia formal da cidade.
 Um exemplo disso está na organização dos barraqueiros distribuídos pelo circuito. São 50 microempreendedores individuais formalizados que receberão estrutura padronizada, fardamentos, caixas térmicas e toda a qualificação de atendimento ao consumidor. Um dos pré-requisitos do grupo foi participar de uma Clínica Tecnológica sobre Higiene e Manipulação de Alimentos para ambulantes, promovida pelo Sebrae. “Os nossos eventos também têm o compromisso de qualificar estas pessoas que trabalham diretamente com os ilheenses e com os turistas que nos visitam durante todo o ano”, explica o secretário municipal de Turismo, Alcides Kruschewsky.
 Segurança – A festa está segura. Mesmo com a greve da Polícia Militar e a redução substancial do efetivo nas ruas, a festa contará com o trabalho de tropas do Exército com a participação da Polícia Civil, Guarda Municipal e um efetivo de segurança privada. O esquema de segurança ainda será reforçado com um serviço de Vigilância Eletrônica (com câmaras espalhadas por todo o circuito). Também haverá a utilização de detectores de metais nas entradas do evento. O espaço ganhará uma iluminação cênica, com a instalação de refletores nas árvores.
 A segunda edição do Aleluia Ilhéus Festival é uma realização da Atil, Prefeitura Municipal e Ilhéus Convention Bureau e tem o patrocínio das secretarias estaduais de Turismo e Agricultura, Bahiatursa, Bahiapesca, Biofábrica de Cacau, Supermercados Meira, Cidadelle, Sebrae, Solar Ambiental e Ambev/Skol. O evento conta, ainda, com o apoio da CAR – Companhia de Ação Regional, Bahiagás, TV Santa Cruz e Instituto Cabruca. 
Da Assessoria/Aleluia Ilhéus Festival 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...