quarta-feira, 23 de abril de 2014

DIRETORES DO SINDICOM PARTICIPAM DE CONGRESSO EM MINAS GERAIS

Durante os dias 9, 10 e 11 de abril de 2014 o SINDICOM – Sindicato do Comércio Varejista de Itabuna, representado pelos Diretores Eduardo Oliveira Carqueja, Marcus Pessoa, José Adauto Vieira e José Aboboreira de Almeida, esteve presente no 30º Congresso Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio realizado em Belo Horizonte/MG. Na última reunião da ACI, Carqueja e Adauto informaram que o encontro foi altamente positivo. 

Neste congresso compareceram centenas de representantes de Sindicatos do Comércio de vários estados com a finalidade de discutir, atualizar e partilhar conhecimentos mediante a disseminação de ideias e experiências. O tema do congresso neste ano foi “A inconfidência do comércio”, que fez um paralelo com a inconfidência mineira, movimento liderado por Tiradentes que se rebelou contra a cobrança pela Coroa Portuguesa de um imposto de 20% sobre a venda de ouro. Hoje o total de impostos cobrados no Brasil já se aproxima de 40% em relação ao PIB. Um ato simbólico desta nova inconfidência foi realizado no dia 10 na praça da Liberdade em frente à estatua de Tiradentes. Lá cerca de 700 empresários de todo o país deram inicio à luta pela redução da carga tributária brasileira.
Itabuna foi representada pelos diretores do Sindicom. Nesse mesmo dia duas palestras se destacaram, a primeira do Economista Coordenador do Movimento Brasil Eficiente Paulo Rabelo mostrou projeto apartidário, nascido na sociedade e apoiado por ela, que luta pela redução da carga tributária a partir do princípio da eficiência pública. O movimento propõe a simplificação fiscal e maior eficiência na forma como o governo gasta o dinheiro dos nossos impostos. Convocou a todos para divulgar essa causa e também a participarem de um abaixo assinado do MBE através do site www.brasileficiente.org.br.
 Outra participação de destaque foi a do Ministro Chefe da Secretaria da Micro e Pequena empresa Guilherme Afif Domingos que destacou três pontos fundamentais para os Micros e Pequenas Empresas no Projeto de Lei Complementar – PLP 221/12 em tramitação no Congresso Nacional que altera e amplia o Simples Nacional. Sendo o primeiro a universalização, onde se enquadra a empresa pelo faturamento e não pelo setor onde ela está.
O segundo é o que trata da cobrança de substituição tributária que termina por anular os benefícios do Simples. O último ponto é a implantação definitiva do REDESIM para simplificação de abertura e fechamento de empresas. Hoje, a abertura funciona em vários balcões e você tem que passar por uma autentica via sacra para efeito de abrir uma empresa. Segundo o Ministro “fechar não dá tanto trabalho porque você nunca consegue mesmo”.
 O novo texto legislativo vai criar um registro único para a empresas, ao invés de ter mais um para o Estado e um para o município. A ideia é fazer com que todos os entes da Federação compartilhem informações sobre as empresas, mantendo um banco de dados único e simplificado.
Em tramitação há quase dois anos na Casa, a proposta já foi aprovada por uma comissão especial na forma de um substitutivo. Com votação no plenário da Câmara previsto para 29/04/2014, será necessário que se pressione os parlamentares para a aprovação. O empresário Josué Alencar, presidente da Coteminas e Modesto Carvalho, presidente das Drogarias Araújo também proferiram palestras sobre a necessidade de simplificar e desburocratizar a atividade comercial no Brasil, especialmente para os Micros e Pequenos Empresários.
Do Sindicom
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...