quarta-feira, 2 de abril de 2014

Canavieiras pode sediar Mostra de Cinema e Vídeo

O Instituto Communicare de Arte e Comunicação, com sede em Niterói, no Rio de Janeiro, estuda a possibilidade de realizar, em 2014, a Primeira Mostra de Cinema e Vídeo de Canavieiras. Para isso, o diretor-executivo da entidade, Geraldo Pereira, se encontrou com os secretários municipais da Educação, Emília Cristina Augusto dos Santos; da Cultura, Jorge Carvalho; e do Turismo e Esportes, Fernando Volpi.

O Instituto Communicare desenvolve ações voltadas para a promoção da educação, da saúde e do meio ambiente, tendo como ferramentas a arte e a comunicação. O diretor Geraldo Pereira salientou que a escolha de canavieiras para sediar anualmente a mostra de cinema e vídeo se deu devido às peculiaridades inerentes à natureza do evento.
O objetivo, segundo Geraldo Pereira, é promover a inclusão aliada ao fortalecimento/desenvolvimento social numa região com baixa oferta de trabalho e desprovida dos equipamentos culturais mais comuns e populares como teatro, cinema e centros de cultura. “E essas iniciativas são bastante úteis ao fomento e desenvolvimento da cultura nessas cidades”, frisou Geraldo.
No encontro com os secretários, foram realizados alguns ajustes com a finalidade de adequar o projeto às condições de implantação em Canavieiras. “Cabe destacar que esse projeto deve despertar a cidade para o potencial da sua própria cultura, elevando a auto-estima do seu povo na direção do crescimento social e sustentável” reconheceu Fernando Volpi.
Para o secretário da Cultura, Jorge Carvalho, Canavieiras é o local ideal para a realização de uma mostra de cinema e vídeo, pois reúne todas as condições necessárias à produção e à participação do público, por ser uma cidade com grandes atrativos. “Além do mais, temos um cenário natural e com o apoio dessas instituições iremos produzir excelentes trabalhos, já quie locações e talento não nos faltam”, reconheceu Carvalho.
Na opinião do diretor do Communicare, hoje é muito comum o uso de câmera de vídeo, o que tem feito desabrochar no país projetos na área de audiovisual. Geraldo Pereira é graduado em Comunicação Social pela ECO/UFRJ, especialização em Antropologia e Imagem pelo NAI/UERJ e mestrado em Educação pelo Nutes/UFRJ. Seu mais recente trabalho foi o documentário "Palavras", com o cineasta Eduardo Coutinho.
 Dia Internacional do Autismo 
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril), instituído em 18 de dezembro de 2007 pela Organização das Nações Unidas, foi comemorado nesta quarta-feira (2), em Canavieiras. Entre os eventos, foram promovidas uma caminhada e uma palestra, com a presença de autistas, familiares e professores das escolas da Rede Municipal da Educação.
Na data, que coincide com a fundação da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), o movimento Associação Amigos do Autista (AMA), uma passeata saiu da praça Maçônica, percorreu a rua 13 até a praça da Bandeira. No auditório da Secretaria da Educação, a presidente da Apae de Canavieiras, Mari Gândara, proferiu uma palestra com o tema “Inclusão Social”.
Este ano, as comemorações pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo, em Canavieiras, também contou com a presença dos alunos e familiares da Apae do município de Una. Neste 2 de abril a Apae de Canavieiras completou 17 anos de fundação e realiza um amplo e diversificado trabalho com as pessoas portadoras de necessidades especiais.
Em Canavieiras, a introdução de novos paradigmas na educação é uma das prioridades da Secretaria Municipal da Educação. E entre esses modelos, a educação inclusiva, com a retirada de todas as barreiras existentes, está sendo assegurada às crianças portadoras de necessidades especiais nas escolas da rede municipal de Educação.
Os novos conceitos da Educação Inclusiva estão especificados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que diz ser dever do Estado garantir o atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino.

Da assessoria-02-04-2014 (WR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...