terça-feira, 11 de março de 2014

Turismo e pesquisa acadêmica ampliam demanda de biblioteca em Canavieiras

A Biblioteca Pública Municipal Afrânio Peixoto vem recebendo um número recorde de visitas de pessoas das mais diversas categorias sociais e oriundas de diferentes localidades da Bahia, do Brasil e do exterior. Essa demanda é formada por estudantes, professores, artistas, profissionais liberais e funcionários públicos dos mais diversos níveis que têm consultado a biblioteca.


Segundo o diretor da Biblioteca, professor e historiador Durval Filho, essas visitas tendem a aumentar, haja vista o grande número de pessoas interessadas em pesquisar a história da cidade ou o acervo existente. Para o diretor, a crescente procura está associada à ampliação de pesquisa acadêmica e ao aumento do fluxo de turistas que visitam Canavieiras.
Explica Durval Filho, que como o prefeito Almir Melo está envidando ações no sentido de transformar Canavieiras em um pólo receptor de turismo durante todos os meses do ano, é natural que as visitas à biblioteca deverão aumentar. Para atender à nova demanda, um projeto de ampliação da biblioteca está sendo elaborado pela Secretaria Municipal da Cultura.
“Em razão dessa nova realidade, a Biblioteca Pública Municipal Afrânio Peixoto deverá estar em condições de bem receber, não apenas os usuários nativos, como também os nossos visitantes. Para tanto, estamos nos empenhando na organização da memória municipal, inclusive com seleção de autores locais e regionais que deverão ser colocados em realce para o público visitante”, destaca Durval Filho.
Entre as ações implementadas estão a organização do acervo, a exemplo de antigos documentos, que estão sendo acondicionados de forma temática para que o público possa ter fácil acesso. “Afinal de contas, de que servem esses textos e tantos outros se são mantidos na reserva técnica, longe dos olhos do público, como bem falou o filósofo e historiador português contemporâneo Pedro Calafate?”, questiona o diretor.
E esse é um dos grandes desafios à frente da biblioteca pública. Outro é a recatalogação e reclassificação do acervo, o que deverá ser feito por pessoa especializada. Nesse caso, também se enquadra o expurgo de material de pesquisa e leitura muito antigo, desatualizado e/ou estragado, assim como a seleção e acondicionamento das centenas de livros que, periodicamente, vêm sendo doados à biblioteca.
Além do acervo de leitura e pesquisa, mais de mil exemplares foram incorporados ao setor infanto-juvenil, com o objetivo de despertar o gosto dos mais jovens pela leitura, estimulando assim a criatividade e o desenvolvimento do raciocínio lógico na busca de novos valores. Desta forma, a biblioteca procura ser uma poderosa aliada das instituições de ensino fundamental, médio e superior, principalmente, como parceira indispensável ao desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem e na formação da cidadania.

Da assessoria - 11-03-2014 (WR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Sexta- feira SANTA em Itabuna

Piedade SENHOR! Nesta Sexta-feira SANTA  o dia em que todos os cristãos devem refletir; pedindo perdão a Deus, e seguir o exemplo de amor de...