sexta-feira, 7 de março de 2014

RALLY FEMININO EM SÃO DESIDÉRIO

Mais de 1.000 inscritas participarão do 11º Rally Feminino de Bike em São Desidério
Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, promoverá nesse domingo, 09, o 11º Rally Feminino de Bike.  A abertura será ás 7h na Praça Abelardo Alencar onde 1.200 inscritas participaram de um aquecimento “Esquenta na Praça”, antes de pedalar 09 km até a chegada à AABB de São Desidério.
A largada está prevista para 7h30min, com apoio de seguranças particulares, Policia Rodoviária Federal e Militar. Durante o evento as participantes do 11º Rally Feminino de Bike contarão com diversas atividades esportivas que animarão o dia. No decorrer da programação, haverá sorteios de brindes e shows musicais para as participantes.
Mais informações: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal pelos telefones (77) 3623-2145 e/ou 9938-4742 e Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (77) 3623-2910.
Por- Diego Souza - Foto: Rodney Martins

MAIS NOTÍCIAS DE SÃO DESIDÉRIO

Vacina contra o HPV estará disponível na rede municipal de saúde de São Desidério
Com a finalidade de melhorar a saúde das mulheres e prevenir contra o aparecimento do câncer de colo de útero, o Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização e secretarias municipais, amplia o calendário básico com a vacina quadrivalente contra o Papilomavírus, o HPV, no Sistema Único da Saúde - SUS. Em São Desidério, a vacina estará disponível, para as meninas de 11 a 13 anos, em todas as 16 Unidades Básicas de Saúde - UBS a partir de 10 de março.
 A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde é que no município aproximadamente 980 adolescentes nesta faixa etária sejam imunizadas. “Para realizar a imunização é preciso que estas meninas estejam acompanhadas por seus pais ou responsáveis. Esta normativa segue o Estatuto da Criança e do Adolescente, elas devem estar munidas da carteirinha de vacinação e, caso ainda não a tenham, podem apresentar a carteira da UBS que frequentam, aquelas que não tiverem cadastro em alguma UBS devem levar um documento de identificação (RG)”, explicou a coordenadora de Atenção Básica, Mônica Valéria.
A vacinação conjuntamente com atuais ações permitirá o rastreamento do câncer do colo de útero e possibilitará nas próximas décadas prevenir esta doença que representa hoje a segunda principal causa de morte por câncer entres as mulheres no Brasil.
O esquema de vacina proposto pelo Ministério da Saúde (MS) é de três doses. A primeira dose a partir do dia - D para o público-alvo, que acontece no dia 10 de março. A segunda dose será seis meses depois da primeira, ou seja, em setembro. A terceira e última dose será aplicada após cinco anos, a contar da aplicação da primeira dose. 
Ainda de acordo com a coordenadora, Mônica Valéria, a imunização contra o HPV é importante, porque é uma medida preventiva que será sentida em longo prazo. "Essa vacina é importante porque ela é quadrivalente, ou seja, previne contra quatro tipos de HPV. Dois deles (os tipos 16 e 18) são responsáveis pela maioria dos casos de câncer de colo-uterino no país. É recomendado tomar a vacina antes de iniciar a vida sexual, para que a menina não tenha tido um possível contato com o vírus, embora a doença não substitua o uso de preventivos e a realização do exame papanicolau, conhecido como o preventivo ginecológico", ressaltou.
 Os profissionais da saúde receberam capacitação com informações acerca da doença e vacina.
A doença – O HPV é a sigla para vírus do papiloma humano, e vem do inglês Human Papiloma Virus. HPV é um vírus que infecta a pele e possui mais de 200 variações diferentes, e a maioria aparece através de verrugas, e geralmente em locais escondidos. A principal forma de transmissão do HPV é através de relações sexuais, e é a  doença sexualmente transmissível mais frequente e conhecida, geralmente as mulheres são as que mais possuem o problema. A maioria das situações não apresenta sintomas clínicos, e se a pessoa demora muito para descobrir, o vírus pode se tornar um câncer do colo do útero, o tipo de HPV mais conhecido e grave. Para a mulher prevenir o câncer do colo do útero é importante fazer o exame chamado Papanicolau com uma certa frequência, para ter sempre controle. Apesar de ser mais difícil, a infecção pode ocorrer no homem também, porém as manifestações são menos frequentes.
Por - Adinete Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Maria Alice recebe o União Brasil

Capitão Azevedo: "Estou preparado para governar itabuna" HOJE TEM ENCONTRO DO UNIAO BRASIL NA CÁMARA DE ITABUN A  O programa: A Vo...