sexta-feira, 14 de março de 2014

Presidente da Amurc defende o Pacto Federativo durante o Congemas

Assunto que lidera a Campanha “Viva o seu Município”, promovida pela Confederação Nacional dos Municípios – CNM, e que será debatido durante a mobilização em Brasília, no dia 25 de março, a Revisão do Pacto Federativo objetivando uma melhor divisão financeira entre os entes federados foi defendida pelo presidente da Amurc e prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana, nesta quinta-feira (13), durante o Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores de Assistência Social (Congemas) realizado em Ilhéus.
Tendo o gestor público municipal a função de gerir os Conselhos de Assistência Social, o encontro, que encerra nesta sexta-feira (14) tem a finalidade de avaliar a efetivação e consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), visando levar até aos entes federados a melhor gestão do instrumento público. Na avaliação de Lenildo, os Conselhos têm encontrado dificuldades na composição e articulação de suas ações no município por conta da falta de instrumentos necessários para a sua manutenção.

De acordo com o presidente da Amurc, o ano de 2013 foi marcado pela redução significativa das receitas, em contrapartida ao aumento das obrigações municipais. As áreas de Assistência Social e da Saúde, no qual todas as estruturas físicas e a equipe de trabalho são custeadas pelo município, estão concentradas as principais demandas da população. “O município é responsável por instrumentalizar essas equipes, mas os gestores têm-se esbarrado na falta de recursos para a manutenção dos serviços. O incremento financeiro na Gestão Pública Municipal se faz necessário, visando avanços e desenvolvimento social”.
Campanha Municipalista
Dentre outras reivindicações que norteia a campanha “Viva o seu Município”, mobilização na Capital Federal deverá buscar: uma decisão sobre a liberação dos Royalties de Petróleo e debater os pisos salariais, com destaque ao reajuste do piso dos professores; O encontro de contas da Previdência; O abatimento da dívida da União com Municípios, na soma do que as prefeituras devem à União.
A mobilização continua no dia 11 de abril, quando as prefeituras de todo o Brasil fecharão as portas com o objetivo de chamar a atenção do Governo Federal para à atual situação de crise dos municípios brasileiros. Em maio, entre os dias 12 e 15, a 17ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios vai congregar os prefeitos e vereadores e unir em uma única voz as reivindicações dos gestores ao Governo Federal para as principais pautas municipalistas.
Por - Viviane Cabral 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...