quarta-feira, 5 de março de 2014

Folia momesca em Ilhéus encerra com saldo positivo

Os foliões fizeram a alegria na Avenida Soares Lopes, nos bairros e distritos do município, e durante os quatro dias o espírito carnavalesco foi o que prevaleceu.
O último dia de folia na Avenida Soares Lopes correspondeu às expectativas, atraindo um grande público, a exemplo dos dias anteriores. Com apresentações artísticas no palco instalado ao lado da Catedral de São Sebastião, e ainda com o circuito, indo deste local até proximidades do Edifício Santa Clara, ilheenses e turistas se divertiram num clima de tranquilidade, registrando-se poucas queixas policiais - e de pequenas gravidades, o que, de certa forma, contribuiu para o sucesso do evento.

A turista paulistana Denise Santana Pinheiro, em sua segunda visita à cidade, disse que via Internet já havia tomado conhecimento de que e festa este ano seria de menor proporção, “mas eu apostei na criatividade do baiano, e posso garantir que estou me divertindo bastante”, afirmou, ressaltando que o único problema “foi enfrentar o tempo chuvoso, que por algumas vezes nos impediu de ir relaxar nas belas praias ilheenses”. Essa opinião foi quase que geral, e podia-se constatar na alegria do público com as apresentações de cantores e bandas, como Márcia Alencar, Lito Vieira, Di Balé e Pretu Bom, que foram os responsáveis pela folia no dia do encerramento da festa.
Promovido pela Secretaria Municipal de Turismo da Prefeitura de Ilhéus, a festa momesca foi realizada dentro dos padrões estabelecidos pelo prefeito Jabes Ribeiro, que, impossibilitado de realizar um grande evento carnavalesco, como já fez em outras mandatos, não abriu mão de promover o evento, embora mais modesto, entretanto, bastante alegre, abrindo espaço para os que gostam de participar da folia. E isso fica bastante claro na declaração da foliã Regina Abreu, que, junto com amigos, afirmou que “valeu a pena vir para a avenida!”.
Durante os quatro dias de folia, além das apresentações de artistas no palco, prestigiando os artistas locais, como bandas Di Bali, Realce e Try Farol, cantores Bebeto, Itassucy, Leonardo Lèo, Flor do Caribe e Chupeta de Ganso, entre outros, a festa também se espalhou em outro localidades do município. Os grandes destaques foram para as folias promovidas nos bairro do Pontal, Teotônio Vilela, Hernani Sá, Malhado, além da Avenida Princesa Isabel e das localidades interioranas de Ponta da Tulha, Ponta do Ramo e Vila Juerana, onde as manifestações populares predominaram espalhando a alegria.
Para que a festa carnavalesca, mesmo ocorrendo em menor proporção, mantivesse o clima de tranquilidade, a Polícia Militar disponibilizou 105 homens na Avenida Soares Lopes, enquanto a Prefeitura reforçou as equipes da Guarda Municipal, Agentes de Trânsito, Salva-Vidas e agentes de saúde, obtendo êxito na iniciativa. Também as duas empresas de ônibus Viametro e São Miguel - se mantiveram ativas durante todo o período de folia, enquanto que os taxis funcionaram ininterruptamente, nos pontos tradicionais e alternativos. Com a participação dos artistas locais, o carnaval alternativo de Ilhéus conta com o apoio da Bahiatursa, Secretaria de Turismo da Bahia, da ATIL - Associação de Turismo de Ilhéus, e patrocínio da BAHIAGÁS – Companhia de Gás da Bahia.
--
Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...