quarta-feira, 12 de março de 2014

Escultura do escritor Jorge Amado será inaugurada nesta quinta-feira em Ilhéus

A obra, no Quarteirão Jorge Amado, passará a ser mais uma atração para ilheenses e visitantes e foi concebida de modo a poder ser tocada e usada como cenário para fotografias.
 Nova homenagem a Jorge Amado será feita pelo município de Ilhéus e governo do Estado, nesta quinta-feira (13), a partir das 17 horas, com a inauguração de uma escultura do escritor baiano, confeccionada pelo artista plástico Tatti Moreno. A peça será colocada na entrada da Casa de Cultura Jorge Amado, espaço que está passando por um amplo processo de requalificação. A solenidade deverá contar com a presença do prefeito Jabes Ribeiro, do secretário de Cultura, Paulo Atto, e de Davidson Magalhães, presidente da Bahiagás (Companhia de Gás da Bahia), empresa que patrocina o projeto, além da neta do escritor, Maria João Amado, representando a família.

De acordo com o secretário Paulo Atto, a escultura é resultado, ainda, das comemorações pelo centenário do escritor e informa que o monumento, em tamanho natural, mostra Jorge Amado numa pose descontraída, sendo que o artista se baseou numa foto rara do escritor. “Além de toda a simbologia do trabalho, teremos Jorge Amado dando boas vindas a ilheenses e visitantes que desejem ingressar no seu maravilhoso e singular universo”, destacou o secretário municipal.
Paulo Atto salientou também a importância do presente que Ilhéus está recebendo, uma obra produzida por Tatti Moreno, um dos artistas plásticos mais importantes e renomados do Brasil. O secretário chama a atenção para outro belo trabalho de Tatti Moreno, tendo como objeto Jorge Amado, inaugurado em dezembro de 2012 na Praça Santana, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Ali, a escultura é composta pelas imagens de Jorge Amado, sua mulher e também escritora Zélia Gattai, e o cachorro de estimação do casal, Fadul. A exemplo da escultura de Ilhéus, o trabalho inaugurado na capital também contou com o patrocínio da Bahiagás.
Ilhéus - Para a maioria dos especialistas, Jorge Amado foi um dos escritores brasileiros mais populares e importantes de todos os tempos. Além de ter passado a infância e parte da adolescência em Ilhéus, onde começou a escrever o seu primeiro romance, intitulado “O País do Carnaval”, Jorge Amado produziu diversos livros que tiveram o município como um de seus principais cenários. Entre eles, merecem destaque os romances “Cacau” (1933),  “São Jorge dos Ilhéus” (1944) e “Gabriela, Cravo e Canela” (1958).  
 Da Secretaria de Comunicação Social (Secom)-Ilhéus – 12.03.2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Conquista, Salvador e Feira lideram casos prováveis de Dengue na Bahia

Vitória da Conquista, Salvador e Feira de Santana lideram o ranking de cidades com maior número de casos prováveis de Dengue em 2024, de aco...