segunda-feira, 3 de março de 2014

Comboio Afródromo invade a Avenida e mostra força das entidades afro

Beleza e elegância foram as palavras que definiram a passagem do Comboio Afródromo pelo Campo Grande na noite de domingo (02). Puxado pelo Cacique Carlinhos Brown, o primeiro dia de desfile reuniu cerca de 30 entidades afro e afirmou o protagonismo das comunidades da Bahia no Carnaval Ouro Negro.
A proposta do projeto é estimular a união, articulando as entidades e ampliando a visibilidade, destacando a recuperação estética que o projeto trouxe para a Avenida. De acordo com o secretário de Cultura, Albino Rubim, oAfródromo se apresenta como importante instrumento para atender a preocupação da Secretaria de Cultura da Bahia, desde 2008, quando foi criado o Programa Ouro Negro. “Com o Afródromo, estes blocos passam a ter uma voz poderosa. Eles podem, a partir disso, ter uma interferência maior nesta festa”, acrescenta Albino.
comboioafricano
  Carlinhos Brown, idealizador do Afródromo, comemorou o espaço garantido às comunidades no Carnaval Ouro Negro. “Hoje estamos dirigindo para que os grupos sejam respeitados pela força cultural que eles têm. Vamos sair da Avenida em direção a um trabalho anual nas comunidades, não compartilho da idéia do separatismo porque são essas as pessoas, da indústria criativa, que fazem realmente o carnaval acontecer”, disse Brown.
  Índios – Participaram também os cantores Lazzo Matumbi, Tonho Matéria, Amanda Santiago e Quésia Luz. O projeto também reservou espaço para as celebrações dos 65 anos do afoxé Filhos de Gandhy, os 35 anos da criação do Badauê e os 45 anos do bloco de índios Apaxes do Tororó, que desfilou com quatro comunidades indígenas da Bahia, além de centenas de percussionistas, formando uma grande bateria de samba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus para conhecer a nossa forma de produzir cacau. Um dos principais produtores de cacau no mundo, represe...