segunda-feira, 24 de março de 2014

Celso Antunes defende humanização no processo de ensino-aprendizagem


A Secretaria da Educação da Prefeitura de Canavieiras promoveu, na noite de sexta-feira (21) palestra com educador Celso Antunes para todos os professores das redes municipal, estadual e particular de Educação. A palestra teve como tema “Os desafios da Educação de Jovens e Adultos”, faz um discorre sobre os desafios da Educação em oferecer oportunidades a essa parcela da população.


Ao abrir o evento, o prefeito Almir Melo ressaltou os erros dos investimentos públicos, que privilegiam a construção de estádios de futebol e outras obras oportunistas, ao invés de escola e formação de professores. O prefeito ainda destacou que outra distorção a ser corrigida é a delegação da família ao Estado na educação dos seus filhos, que deve ser feita de forma associada.
Para a secretária municipal da Educação, Emília Cristina Augusto dos Santos, a educação tem que ser olhada de forma macro, pois é um processo que depende da interação de todos os profissionais envolvidos. Para a secretária, a educação de jovens e adultos é hoje um desafio enfrentado pelos educadores e representa, em linha gerais, o oferecimento de novas oportunidades, um das formas de inclusão na sociedade.
Logo no início da palestra, o educador Celso Antunes enfatizou a importância do professor e o respeito a ele devotado nos países que levam a educação a sério, pois a palavra do educador é igual a uma lâmina que corta , ao mesmo tempo em que é amiga e educa. Entretanto, o palestrante disse que o professor deve estar antenado aos problemas e avanços da sociedade, para se fazer compreender e compreender o comportamento dos alunos.
“Quanto vale um professor?”, perguntou à plateia Celso Antunes, respondendo que para uma criança o professor é “um Deus”, no sentido da dimensão que esse profissional representa na sociedade. Contudo, o palestrante alertou para o tipo de ensino que se faz comumente no Brasil, através do processo de memorização (decorar) ao invés da compreensão, como geralmente é utilizado nos países mais avançados como a Coreia.
O professor defendeu uma mudança significativa no processo de ensino-aprendizagem, com aulas interativas, provocando o aluno para que ele possa pensar. Para Celso Antunes, o professor deve “ser jovem de qualquer idade”, no sentido de estar aberto às mudanças, no sentido de ver o progresso de cada um dos alunos.
Para Celso Antunes, hoje não cabe mais as aulas estáticas, sem interação, já que pessoas diferentes não progridem de forma igual. Nesse caso, é primordial uma mudança na forma de apresentação das aulas, na substituição dos conteúdos, competências, atividades e, sobretudo, avaliação. Prega o palestrante, a correção para o humanismo na proposta educacional, principalmente no mundo contemporâneo, tão rico em tecnologia.
Antes da palestra, a Secretaria da Educação promoveu a apresentação de diversas expressões culturais de Canavieiras, a exemplo de música, com a cantora Iara Silva, o Grupo de Capoeira Adeptos de Zumbi, e dança com o artista Aldo Lotufo. Ao final, dois alunos da Apae (Crisley e Lázaro) entregaram uma lembrança típica de Canavieiras ao educador Celso Antunes, em lembrança ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março.

Municípios querem Canavieiras integrando Consórcio

O prefeito Almir Melo, reafirmou seu compromisso de integrar Canavieiras como Membro do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (Cima). A declaração do prefeito foi dada durante a primeira reunião do Consórcio do ano de 2014, realizada em Camacã, sábado (22), com a presença de diversos prefeitos das cidades que integram a instituição.
Na opinião do prefeito de Canavieiras, o Consórcio é uma organização com todas as condições de promover o desenvolvimento regional, gerindo uma gama de serviços públicos dos municípios associados. Explica Almir Melo, que com a entrada em vigor da Lei 12.305, que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos, nenhum município de pequeno e médio porte, por si só, terá os recursos necessários para satisfazer a legislação.
A lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. “Os recursos para a adequação estão disponíveis, mas se torna inviável a cada prefeitura implantar os serviços necessários”, explica Almir Melo.
Os prefeitos presentes ao encontro ressaltaram a importância da participação de Canavieiras no Consórcio, por se tratar de um município relevante no contexto regional. No entender do prefeito de Santa Luzia e presidente do Consórcio, Antônio Guilherme, a medida da Câmara deverá ser revista, do contrário o desenvolvimento de Canavieiras e de diversos municípios vizinhos poderá ser comprometido.
O prefeito de Canavieiras disse lamentar a atitude tomada pelos vereadores em rejeitar o projeto de lei enviado pelo Poder Executivo para participar do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (Cima). De acordo com o projeto, cabe ao Cima desenvolver programas ou medidas destinadas à recuperação e preservação do meio ambiente da região compreendida nos territórios dos conveniados.
Dentre as atividades inerentes ao Cima também estão o desenvolvimento de serviços e atividades de interesse dos municípios consorciados, no âmbito de competência definida na legislação; promoção do planejamento integrado com vistas a criar condições adequadas para o desenvolvimento integrado; e prestar serviços, executar obras, adquirir bens, produtos e equipamentos possíveis de execução consorciada.

Da assessoria-24-03-2014 (WR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...