sábado, 15 de março de 2014

Canavieiras recebe mais quatro médicos


A saúde de Canavieiras ganha mais um reforço no atendimento à população da sede e interior, com a chegada de dois novos médicos do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). A partir da próxima segunda-feira (17), esses profissionais atenderão à população do interior, no Programa de Saúde da Família (PSF).
Segundo a secretária municipal da Saúde, Roberta Barros, Canavieiras aderiu ao Provab em 2013 e agora está recebendo os médicos Afonso de Carvalho Nora e Mayane Magalhães Silveira Souza. “O regaste dos serviços de saúde era um compromisso assumido pelo prefeito Almir Melo e que está sendo cumprido com a restauração do sistema de saúde no município”, informa a secretária.

Assim que assumiu a direção do município, em janeiro de 2013, o prefeito Almir Melo adotou uma série de medidas para reabrir o Hospital Municipal Régis Pacheco e as unidades de saúde. Outra ação implantada na área da atenção básica foi o atendimento médico realizado no interior do município, facilitando, assim, o acesso da população aos serviços de saúde.
Entre as estratégias adotadas para expansão das ações de saúde, foi a inscrição de Canavieiras nos programas do Ministério da Saúde, em especial no Programa de Saúde da Família (PSF), que tinha na insuficiência de médicos um sério obstáculo. Além do Provab, a Secretaria da Saúde também se inscreveu no Programa Mais Médicos para o Brasil, e nesta segunda-feira (17) recebe mais dois médicos: Maria da Glória de Oliveira da Silva (brasileira) e Fernando Saavedra (cubano), possibilitando a abertura de novas Unidades de Saúde da Família.
O Provab foi criado pelo Ministério da Saúde, em parceria com Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, como uma estratégia para estimular a adesão de um contingente importante de médicos. Estes profissionais atuarão nos PSFs em localidades de maior vulnerabilidade (áreas de extrema pobreza), nas periferias das regiões metropolitanas, municípios do interior e áreas mais remotas com populações ribeirinhas, quilombolas e indígenas, permitindo a ampliação da cobertura populacional.
Vacina contra HPV

As meninas de 11 a 13 anos de Canavieiras já estão recebendo a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), usada na prevenção do câncer de colo do útero. Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação no Posto de Saúde Talma Cajueiro, localizado na rua Octávio Mangabeira (rua 13).   
Desde o dia 10 de março que a vacina passou a ser ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS) e a estratégia é realizar a vacinação nas unidades da rede pública do país e nas escolas. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público-alvo, que em Canavieiras é de 988 adolescentes. Para atingir a meta, a partir da próxima semana, a vacinação também passará a ser feitas nas escolas no Município e do Estado.
De acordo com o Ministério da Saúde, foi escolhida a faixa-etária de 9 a 13 anos para ser imunizada. "Esta é a faixa-etária em que a vacina contra HPV tem a melhor resposta. Nesta fase, a menina pré-adolescente que tomar a vacina vai gerar mais anticorpos para se proteger contra o câncer de colo do útero", observou a secretária municipal da Saúde, Roberta Barros.
Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Elma Valiense, cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. Neste ano, será vacinado o primeiro grupo (11 a 13 anos). Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e em 2016 às meninas de 9 anos.
O Ministério da Saúde está incentivando às secretarias estaduais e municipais de saúde que promovam, em parceria com as secretarias de educação, a vacinação em escolas públicas e privadas. Para orientar esta mobilização, já foi distribuído informe técnico aos estados e municípios, portanto a Secretaria Municipal da Saúde de Canavieiras está organizando palestras de reforço nas escolas sobre a importância da vacina para adolescentes, pais e professores, com distribuição do Guia Prático sobre HPV.
14-03-2014 (WR)

14-03-2014 (WR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...