quarta-feira, 12 de março de 2014

Canavieiras promove a segunda “remada”

Durante a reunião realizada terça-feira (11), na Secretaria do Turismo e Esportes (Setur), foram ultimados todos os detalhes para a realização da segunda canoagem de 2014, desta vez percorrendo os três rios que circundam a cidade-ilha de Canavieiras: Pardo, Patipe e Cipó. No encontro, o secretário do Turismo e Esportes, Fernando Volpi, constituiu uma comissão organizadora, composta de praticantes dos esportes náuticos, com membros de sua secretaria e de agremiações como a CanesSup, de Francis e Morena Sutter, incentivadores dessa  modalidade esportiva.


A comissão organizadora checou todos os detalhes para que o evento repita o êxito do primeiro, realizado em fevereiro próximo passado. Na ocasião, o percurso de pouco mais de 10 quilômetros, os remadores percorreram o trecho da Fazenda Cubículo até a cidade. Desta vez, com largada prevista para as 8 horas de domingo, 23 de março, o roteiro tem cerca de 30 quilômetros, dos quais 80% com correnteza favorável como prevê a tábua de marés para a data da II Remada.  
O evento foi formatado para contar com a participação de embarcações como stand up paddle, caiaque e canoa canadense e dois percursos foram estabelecidos: o primeiro, dando a volta na cidade, e o outro, descendo o Rio Pardo à cidade, a partir do distrito do Estreito. A escolha do percurso dependerá das condições meteorológicas, embora ambos sejam considerados roteiros de paisagens de exuberante beleza no emaranhado de igarapés que formam pequenas ilhas, ideais para o descanso durante a remada.
O secretário Fernando Volpi alerta que o evento não é uma competição e sim um passeio esportivo, com hora definida de largada, mas sem hora de chegada, devendo os participantes permanecer juntos até o final da remada. “Desta vez teremos um número maior de participantes, oriundos de várias de várias cidades da Costa do Cacau, inclusive os de Ilhéus que participaram da primeira edição”, assegura Volpi.
No Brasil já existe a Associação Brasileira de Stand Up Paddle (ABSUP) e vários campeonatos distribuídos pelos estados. Uma das instruções do prefeito Almir Melo ao secretário Volpi é programar, ainda em 2014, um campeonato de SUP Remada e SUP Wave em Canavieiras, para iniciantes e veteranos, da categoria amador, cujos contatos já estão bem adiantados.
“Estamos empenhados em conseguir atrair a atenção de patrocinadores para estabelecer um calendário de eventos dessa natureza em todas as zonas turísticas do Estado, no litoral e no interior, ainda dentro do programa que se tornou nosso carro-chefe: “Bahia Vai à Bahia”, – conclui Fernando Volpi.
O evento não tem taxa de inscrição e está aberto aos remadores de todas as idades. É obrigatório o uso de equipamentos de segurança (colete, protetor solar, dentre outros).
Esporte e saúde - A prática do remo como esporte tem sido indicada por médicos e fisioterapeutas como exercício para pessoas de todas as idades, sendo o stand up paddle (SUP) – remar em pé – a mais nova atração sobre as águas.  O SUP – como é conhecido entre os adeptos – trabalha ao mesmo tempo os membros superiores e inferiores, proporcionando estabelecer uma coordenação motora sincronizada. A prática desse esporte está crescendo no país e, notadamente na Bahia, sendo a Costa do Cacau muito procurada devido a sua motivadora e diversificada geografia. Temos rios, lagoas e praias que, em alguns trechos, formam belas lagunas ideais para o SUP.

Da assessoria - 12-03-2014 (WR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Coluna PERSONA

Por Gillette Curvelo Psicóloga - CRP 03/9466 Encontro Telebahianos muita alegria e emoção.  Encontro memorável dos ex-colegas da antiga TELE...