segunda-feira, 17 de março de 2014

Bicampeã de Maratonas Aquáticas visa as Olimpíadas de 2016

Especialista em percorrer longas distâncias na água, a itabunense Isabelly Mendes Andrade, de apenas 14 anos é a atual campeã brasileira e bicampeã baiana de Maratonas Aquáticas, pela categoria Infantil. Desde o início do ano, a atleta treina intensamente, com o apoio do técnico, Luiz Carlos Santos e das Lojas Buriti, visando repetir às conquistas, desta vez, na categoria Juvenil, e assim, pleitear a tão sonhada vaga na seleção brasileira, que disputará as Olimpíadas de 2016.
O próximo desafio está marcado para o dia 23 de março, em São Tomé de Paripe - Salvador, onde a atleta disputará a 1ª Etapa do Campeonato Baiano, com um percurso de quatro quilômetros. Já pelo Campeonato Brasileiro, Isabelly conquistou a segunda colocação na segunda etapa, realizada este mês, em São Bernardo do Campo, e busca o primeiro lugar do pódio na 3ª etapa da competição, prevista para o dia 17 de maio, na cidade de Angra dos Reis - Rio de Janeiro, com um percurso de 10 quilômetros.

Há quatro anos treinando Isabelly, o técnico Luiz Carlos revela que a atleta tem obtido uma evolução ascendente no seu desempenho a partir da participação em disputas importantes e de uma rotina de treinos diárias em piscina e em mar aberto, com o objetivo de prepará-la para desafios maiores. “Hoje, a expectativa maior é que consigamos uma vaga na seleção brasileira na categoria Juvenil, que será pleiteada na seletiva Sul-americana no mês de dezembro deste ano”, revela.
A preferência por nadar em longas distâncias surgiu logo depois dos seis anos de idade, quando a itabunense iniciou a sua participação em disputas aquáticas na cidade de Itabuna e em localidades circunvizinhas. Além de encarar como uma diversão, a atleta revela que “as competições em maratonas aquáticas exigem do competidor, desenvolver boas estratégias para vencer os desafios, como a correnteza e o vento, e, assim alcançar o objetivo”.
                   No ano de 2012, Isabelly foi campeã baiana de Maratonas Aquáticas na categoria Infantil. Em 2013, repetiu o feito no Campeonato Baiano e conquistou pela primeira vez o título no Campeonato Brasileiro na mesma categoria. No final do ano passado, a atleta percorreu 14 quilômetros no Campeonato Bahia de Todos os Santos, entre Mar Grande e Salvador, e garantiu o título na categoria Geral e na Juvenil.
FazAtleta
            Com o objetivo de garantir a participação de Isabelly nos Campeonatos de Maratonas Aquáticas e, ao mesmo tempo, conquistar o abatimento no imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transportes interestadual e intermunicipal e de comunicação – ICMS, as Lojas Buriti, através do Programa FazAtleta, apoia financeiramente a atuação da atleta desde o início do ano passado.
Coordenado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o FazAtleta é destinado a atletas, equipes ranqueadas e eventos que fazem parte das federações e/ou confederações que se enquadram na categoria de Esporte Amador Olímpico e Paraolímpico e tem o objetivo de promover o incentivo ao desenvolvimento do esporte amador no Estado.
O apoio destinado aos beneficiários do programa inclui, entre outros, o pagamento de despesas em viagens, aluguel de equipamento esportivo, contratação de seguro de vida, aquisição de material esportivo, além de recebimento de bolsa-auxílio para o atleta que se dedique exclusivamente à prática do esporte e remuneração para o técnico que o acompanha.
De acordo com o analista de Marketing das Lojas Buriti, Silas Ribeiro, além de promover uma grande visibilidade da empresa no mercado de atuação, a contribuição social de fomento a prática esportiva repercute no desenvolvimento de jovens e adolescentes. “É um projeto interessante, que estamos tendo a oportunidade de investir na promoção social em nossa cidade”, declara Silas.
,
\por - Viviane Cabral 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Calote do governo

  Governo tenta estender calote de 33 anos à usinas de álcool  Centenas de usinas produtoras de açúcar, álcool, empregos e divisas acabaram ...