sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Nova ponte do Pontal terá obra acelerada a partir de março

O prefeito Jabes Ribeiro recebeu a garantia de que a partir de março, a obra da ponte entre o centro de Ilhéus e o Pontal ganhará novo impulso e que também no próximo mês será lançado o edital para construção do novo Hospital Regional, no Banco da Vitória
 Em encontro com o prefeito Jabes Ribeiro, no Palácio Paranaguá, o coordenador executivo de Infraestrutura da Casa Civil do governo estadual, Eracy Lafuente, garantiu que neste próximo mês de março as obras de implantação da nova ponte entre o Centro de Ilhéus e o Pontal ganharão novo ritmo, uma vez que até lá todas as autorizações necessárias para o início da construção estarão emitidas. Outra informação importante repassada pelo integrante da Casa Civil foi em relação ao Hospital Regional, tendo ele assegurado até mês de março será lançado o edital para a construção do estabelecimento, que tem um investimento estimado em R$ 120 milhões (entre a obra física e os equipamentos) e a capacidade de abrigar 294 leitos.

O prefeito Jabes Ribeiro manifestou sua satisfação com as informações recebidas, observando que a ponte e o novo hospital são um antigo sonho da população ilheense e que existe uma ansiedade natural de todos para que as obras sejam iniciadas o mais rapidamente possível. “Temos dito que a implementação destas obras, ao lado de outras, a exemplo do novo aeroporto Internacional e a duplicação da BR-415, é uma das razões para que sejamos otimistas em relação ao futuro de Ilhéus. Estes investimentos, junto com o Porto Sul e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste, serão capazes de produzir grandes transformações positivas em Ilhéus e em toda a região”, acrescentou o prefeito. 
Em relação à nova ponte Eracy Lafuente informou que a necessidade das autorizações da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), ao lado de pequenas alterações no projeto original protelaram o início das obras, que teve a ordem de serviço assinada pelo governador Jaques Wagner em junho de 2013.  Mas o coordenador de Infraestrutura da Casa Civil observou que, enquanto os estudos estavam sendo feitos, também estava em andamento e se encontra em fase de conclusão o plano logístico imprescindível para a implantação das fundações marítimas e os acessos terrestres da ponte, que dará mais celeridade ao projeto, a partir de agora, mantendo-se o prazo de 18 meses para sua conclusão.
AEROPORTO - O prefeito Jabes Ribeiro ainda recebeu informações muito positivas também a respeito de duas outras obras de grande porte, a duplicação da BR-415, no trecho entre Ilhéus e Itabuna, e a implantação do novo aeroporto Internacional. Os dois projetos passarão a ser conduzidos pelo governo estadual, por delegação das áreas federais afins, e, em relação ao aeroporto, Eracy Lafuente informou que sua localização nas proximidades da Ceplac, à margem da BR-415, vem sendo tratada como preferencial, embora ainda não se possa dizer que é definitiva. Ele ressaltou a importância do equipamento para toda a região sul, ao assegurar que o governo baiano está muito empenhado em vê-lo implantado o mais breve possível.
Quanto à duplicação da BR-415, o coordenador de Infraestrutura da Casa Civil disse ao prefeito de Ilhéus que todas as licenças ambientais já foram concedidas e assegurou que, tão logo o Governo Federal conclua o processo de delegação do projeto para a área estadual, será lançado o edital da obra, o que ele espera ser possível fazer ainda neste primeiro semestre.
--
Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...