sábado, 1 de fevereiro de 2014

Neste domingo tem festa no mar de Salvador para a Rainha das Águas

Redação do www.tribunadabahia.com.br - Salvador - Caiala, Dandalunda, Inaê, Ísis, Janaína, Marabô, Maria, Mucunã, Oguntê, Oloxum, Princesa de Aiocá, Princesa do Mar, Rainha do Mar, Sobá, Sereia do Mar. Tantos são os nomes que se referem à Iemanjá quanto são os devotos que, no próximo 2 de fevereiro em Salvador, domingo, vão saudar com um “Odo Yá!” à orixá dos mares e das águas na Praia da Paciência, no Rio Vermelho. É o dia de vestir branco e levar flores para serem depositados nos balaios disponibilizados na Colônia de Pescadores do bairro, ou diretamente no mar, como uma forma de fazer pedidos ou agradecer por algo já realizado.

A celebração começa ainda de madrugada com uma alvorada de fogos, e prossegue até o cair da tarde, quando os barcos conduzem o presente principal – geralmente uma escultura – e os balaios repletos de presentes, para serem jogados em alto mar. Durante todo o dia, o Rio Vermelho é movimentado não apenas pelo ritual da entrega dos presentes, mas também por manifestações artísticas, dando ao 2 de fevereiro um clima de festa de largo – não à toa, a Festa de Iemanjá faz parte do tradicional calendário de festas populares da cidade.
A origem da festa remete ao ano de 1923 quando, diante da escassez de peixes no local, um grupo de pescadores resolveu oferecer presentes para Iemanjá. De acordo com o relato popular, os peixes voltaram e, desde então, os pescadores pedem à rainha do mar que lhes dê fartura de pescado e um mar tranquilo. Curiosamente, os festejos eram realizados em conjunto com a Igreja Católica até a década de 1960, quando os religiosos começaram a considerar que a festa era pagã. Atualmente, a data é celebrada por devotos do candomblé e da umbanda, em sua maioria.
Curiosidades - Uma das superstições sobre a Festa de Iemanjá remete sobre os presentes dados à orixá. Caso não afundem, é porque foram aceitos pela divindade. Mas, se a oferenda aparecer na superfície da água ou na areia, significa que Iemanjá não gostou do presente e o teria devolvido, causando grande frustração nos devotos.
Por isso, além das flores e perfumes, é comum pessoas oferecerem jóias, acessórios, bebidas, produtos de beleza e até mesmo dinheiro, tudo para agradar a rainha do mar, que é conhecida também por ser vaidosa. Outro objeto também comum como presente é a imagem de um cavalo marinho que, segundo a lenda, é o guardião da casa de Iemanjá e o mensageiro mais rápido da divindade.
No entanto, nos últimos anos, vem crescendo um movimento defendido pelos ambientalistas, de forma a alertar a população sobre os presentes jogados ao mar que não se decompõem e que acabam levando à morte animais marinhos por intoxicação. Desde então, é realizado um trabalho de conscientização para que sejam oferecidos apenas presentes biodegradáveis a Iemanjá.
Lenda
Conta a lenda do povo iorubá (da atual Nigéria) que Iemanjá, filha de Olokum - o deus africano do mar -, transformou-se em rio para fugir de seu marido, rei de Ifé, que, embriagado, a perseguiu com seus exércitos até a casa de seu pai, onde encontrou refúgio e proteção. Mais tarde, seguindo o seu povo iorubá, Iemanjá atravessou o oceano protegendo os escravos das tormentas marítimas e, chegando à Bahia, fez do exílio seu reino.
Suas águas encantadas passaram a banhar lindas praias e a emoldurar belas ilhas, mas também vieram amedrontar seus filhos em dias de tempestade. Para os pescadores, Iemanjá é a grande mãe desejada, de seios majestosos, cabelos longos e soltos ao vento, generosa, altiva e respeitável. Para as mulheres é uma amante ciumenta, perigosa e voluntariosa, que rouba seus homens e os leva para o fundo do mar. No candomblé, Iemanjá é a mãe de todos os orixás. É vista como a Nossa Senhora da Conceição pelos católicos, como a Janaína dos índios e a Sereia dos marinheiros europeus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Antonio Carlos: uma luta de glórias!

ELE E PRÉ-CANDIDATO A VEREADOR EM  ITABUNA O comunicador Antônio Carlos (Ufa), que apresenta o "Show da Tarde" através dos microfo...