sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Jornada Pedagógica 2014 de São Desidério atrai centenas de profissionais da educação

Avaliar as ações do ano letivo de 2013, fortalecer e fomentar o processo ensino – aprendizagem no município de São Desidério, é a intenção da Secretaria Municipal de Educação, ao realizar nos dias 26, 27 e 28 deste mês a Jornada Pedagógica 2014, com a temática 'O papel do educador na aprendizagem significativa'. A abertura do evento aconteceu na quarta-feira, 26, no Centro Cultural Celso Barbosa, onde participaram secretários de governo, vereadores, o pároco municipal e cerca de 400 educadores, entre, professores, gestores escolares, coordenadores e supervisores pedagógicos da rede municipal.


Para iniciar a maratona de estudos, inicialmente foi ministrada uma palestra motivacional ‘O prazer e o trabalho do educador’, pelo renomado escritor João Pedro Roriz, que utilizou o humor, a dramaticidade, poesia e dinâmica para entreter e agregar valores e conhecimentos para serem aplicados em sala de aula. “A minha intenção é que esta palestra sirva de exemplo para o professor aplicar na sala de aula atitudes como, o humor, dinamismo e dedicação, a palestra permite a reflexão do público, que tem que inovar e renovar para cumprir a sua meta com amor, por que ser professor não é profissão, é vocação, espero que todos coloquem em prática”, argumentou João Pedro Roriz.

Oficinas e estudos temáticos ministrados pela equipe do  Instituto Brasil Corporate, também fizeram parte da programação da jornada. A professora, Maria José de Oliveira disse que a jornada oportuniza ao docente um momento de qualificação e reflexão sobre a postura em sala de aula. “Nós professores, temos uma missão, formar cidadãos e quando escolhemos, temos que exercer com amor e não levar os nossos problemas para os alunos, temos a obrigação de passar conhecimentos e tudo se torna fácil e prazeroso quando feito com amor, responsabilidade, empenho, planejamento e o humor para termos uma relação saudável com aluno, esta jornada nos passa muitos conhecimentos, e estímulos para renovarmos e melhoramos cada vez mais a qualidade do ensino municipal", salientou.

Segundo a secretária de Educação, Alaídes França graças ao empenho e trabalho incessante  dos gestores, professores, coordenadores, supervisores e técnicos da  secretaria da educação, no ano letivo de 2013, o índice de aprovação foi de 88, 4% e de reprovação 11,6%. “Temos avançado bastante, e estamos trabalhando para avançarmos ainda muito mais, pois a política pública da educação é investir significativamente em capacitações contínuas, e nas jornadas pedagógicas que são um momento em que fazemos nosso planejamento coletivo, trazemos discussões e juntos delineamos e redirecionamos nossa proposta pedagógica para atender aos anseios e necessidades do alunado", elencou.

Investimentos na educação - Recentemente o governo municipal entregou à classe estudantil um caminhão baú refrigerado para distribuição da alimentação escolar e por meio da parceria com o programa federal Caminho da Escola, foi viabilizado um micro-ônibus adaptado para transporte escolar com segurança e conforto.



Poder Executivo presta contas em Audiência Pública
Adicionar legenda
Para demostrar transparência na Gestão Pública Municipal e para cumprir as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal, o Poder Executivo Municipal de São Desidério, realizou na manhã de quarta-feira, 26, no Plenário Celso Barbosa da Câmara Legislativa, uma Audiência Pública para a Prestação de Contas do 3º quadrimestre de 2013. A audiência foi promovida em cumprimento ao parágrafo 4º do artigo 9º da Lei Complementar 101, de 4 de maio de 2000, e teve por objetivo promover a troca de informações e avaliação das metas fiscais entre o Poder Executivo, o Legislativo e a comunidade de São Desidério.

Representantes da controladoria interna e da contabilidade estiveram presentes na audiência e a contadora, Versiany de Paula, apresentou os conceitos e os resultados das demonstrações e relatórios de gestão fiscal do município. “Estamos aqui em um ato de transparência e responsabilidade da administração do Município de São Desidério em demonstrar a Prestação de Contas do 3º quadrimestre de 2013 que engloba dos doze meses de 2013, aos munícipes e aos vereadores que são representantes do povo”. Assegura. Entre os diversos resultados demostrados pela contadora consta o cumprimento dos índices constitucionais (despesa com pessoal, saúde e educação), o resultado nominal e primário.
Em seu pronunciamento o vereador José dos Santos Oliveira (Camarão), diz: “Quero parabenizar a administração por ter cumprido com as metas, estamos trabalhando no limite e sempre com uma boa imagem”. Afirma. Por sua vez, o presidente da Câmara, Manoel Divino de Souza (Manoel Bega), encerrou o evento e agradeceu a presença de todos.  
Além da audiência, a cada quadrimestre a prefeitura disponibiliza um relatório resumido da execução orçamentária e o relatório de gestão fiscal publicado no Diário Oficial dos Municípios. 
Por: Ascom/São Desidério

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Carnés do IPTU á dispisicao da população

Prefeitura de Itabuna distribui carnês do IPTU pelos Correios e cota única vence dia 30 Itabuna  Mais de 30 mil carnês do Imposto Predial e ...