quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Campanha da Fraternidade é apresentada em Canavieiras


“Tráfico Humano” é o tema da Campanha da Fraternidade de 2014. Todo o conteúdo foi apresentado aos católicos de Canavieiras pelo coordenador da da campanha na Diocese de Itabuna, Padre Elessandro Feitosa no salão Paroquial da Igreja de São Boaventura, com o objetivo de difundi-la em toda a comunidade.

O pároco de Canavieiras, Padre Euvaldo, ressaltou que o tema escolhido pela Igreja Católica este ano é um dos mais atuais, pois está presente no cotidiano das pessoas, mesmo que não percebam. Com o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou”, a campanha tem a finalidade de despertar a atenção das pessoas para o combate a todos os tipos de exploração do ser humano.


No entender do Padre Elessandro, pároco de Firmino Alves, o cartaz da Campanha da Fraternidade quer refletir a crueldade do tráfico humano. Segundo ele, as mãos acorrentadas e estendidas simbolizam a situação de dominação e exploração dos irmãos e irmãs traficados e o seu sentimento de impotência perante os traficantes.

Informa o Padre Elessandro, que, com a campanha, a Igreja e os católicos precisam gritar, romper os grilhões, as correntes apresentadas no cartaz, pois o que está em jogo é a dignidade da pessoa. “O tráfico humano está presente no tráfico de drogas, no trabalho escravo, na exploração sexual, na retirada de órgãos e até mesmo no corte de cabelos para a venda”, explica.

Entre os objetivos da Campanha da Fraternidade de 2014 está a identificação das práticas de tráfico humano em suas várias formas, que variam de acordo com as características geográfica da cidade. “Para realizar o combate, é preciso que a sociedade se mobilize, promovendo ações de prevenção e resgate da cidadania, com a união de toda a comunidade”, conclamou.

O cartaz da Campanha da Fraternidade quer refletir a crueldade do tráfico humano. As mãos acorrentadas e estendidas simbolizam a situação de dominação e exploração dos irmãos e irmãs traficados e o seu sentimento de impotência perante os traficantes. A mão que sustenta as correntes representa a força coercitiva do tráfico, que explora vítimas que estão distantes de sua terra, de sua família e de sua gente.

Essa situação rompe com o projeto de vida na liberdade e na paz e viola a dignidade e os direitos do ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus. A sombra, na parte superior do cartaz, expressa as violações do tráfico humano, que ferem a fraternidade e a solidariedade, que empobrecem e desumanizam a sociedade.

Da assessoria - 26-02-2014 (WR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...