terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

ACI firma parceria para o resgate histórico da entidade

Com o objetivo de expor e difundir entre a sociedade itabunense os fatos históricos que justificam a importância da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) nos seus 105 anos de existência, foi firmada uma parceria nesta segunda-feira (10), com a Academia de Letras de Itabuna (Alita), Associação Cultural Amigos do Teatro (Acate) e Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) para resgatar a história da entidade.

Na reunião, o presidente Luiz Ribeiro destacou que a ACI é respeitada pelas suas lutas em defesa da cidade de Itabuna, principalmente pelo fato de ter participado da emancipação política administrativa em 28 de julho de 1910. Nesse sentido, a “ideia é promover uma semana de exposição de fotos e documentos do arquivo da entidade e, em seguida reunir esses fatos em um livro para ser distribuído nas escolas de Itabuna, de modo que a sua história continue viva”, relatou.
Ao promover o resgate da história da ACI, a presidente da Alita, Sônia Carvalho de Almeida Maron ressaltou que a pesquisa contribuirá para o enriquecimento da própria história de Itabuna, além de perpetuar esse conhecimento para as próximas gerações. Para a acadêmica, a proposta do projeto está em consonância com o objetivo da Academia de Letras, que é “preservar a memória da cultura de Itabuna e da região Sul da Bahia”.
A pesquisa será coordenada pela professora e historiadora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Janete Ruiz de Macêdo, que também é acadêmica da Alita. Segundo ela, a metodologia inicial será fundamentada na pesquisa de registros históricos existentes na própria ACI, no Arquivo Público Municipal José Dantas de Andrade, em Itabuna e na Uesc. Em seus estudos, Janete revela que a ACI atuou como grande articuladora na festa do Cinquentenário de Itabuna e em outros eventos importantes da cidade.
Ainda na reunião estiveram presentes a reunião, o presidente da FICC, Roberto José da Silva e o presidente da Acate, Ari Rodrigues, que apoiaram o importante projeto de recuperação da história da entidade e apontaram algumas sugestões, como a criação de um vídeo documentário com a história da ACI, em parceria com os alunos do Curso de Comunicação da Uesc. Os interessados em contribuir com sugestões e/ou documentos poderão enviar e-mail para aceitabuna@gmail.com.
 Por - Viviane Cabral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...