terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Santa Casa de Itabuna comemora os seus 97 anos em grande estilo

Assim tudo começou
Os 97 anos da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna foram comemorados em grande estilo na segunda-feira (27), com uma programação que teve início ainda pela manhã com celebração religiosa, seguida de inaugurações e encerrada com uma noite de homenagens a personalidades que prestaram e ainda prestam notórios serviços para o desenvolvimento da instituição.

As duas inaugurações que ocorreram no Hospital Manoel Novaes – nova sede do Plansul e nova UTI Neonatal -, reforçaram mais uma vez a importância da instituição filantrópica que é composta, dentre outras estruturas, por um complexo hospitalar com três unidades (Hospital Calixto Midlej Filho, Hospital Manoel Novaes e Hospital São Lucas). “Este é um momento de festa para a Santa Casa de Itabuna e nós do Plansul nos sentimos felizes, pois estamos cumprindo mais uma etapa e tendo a certeza de que estamos apenas começando”.
Já a UTI Neonatal - único serviço da região que atende a demanda de recém-nascidos prematuros que necessitam de cuidados intensivistas - recebeu novas instalações físicas, ampliação da capacidade de atendimento e novos equipamentos. A unidade que recebeu o nome da médica pediatra Conceição Benigno (in memorian), passa a disponibilizar 22 vagas na Unidade de Terapia Intensiva e 11 na Unidade de Cuidados Intermediários.
“Esta unidade significa perseverança, anos de investimentos, amor e dedicação. Aproveito para agradecer a todos pela concretização deste sonho, principalmente aos colegas médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, e dizer que este é apenas o começo. Nosso trabalho vai continuar, inclusive para implantar a nossa UTI Pediátrica”, comentou a diretora técnica do HMN, Fabiane Irla Chávez.
 Noite de Homenagens
O ponto alto da festa foi à entrega da Comenda Monsenhor Moysés Gonçalves do Couto - honraria outorgada pela provedoria da Santa Casa de Itabuna. O médico oncologista Drº Manoel dos Passos Galvão Filho, grande pioneiro em muitas atividades na Santa Casa de Itabuna; o neurologista e atual membro do Conselho Deliberativo da SCMI, Drº Silvio Porto de Oliveira; e o bispo da Diocese de Itabuna, Dom Ceslau Stanula foram os homenageados da noite.
“Celebramos nesta noite festiva e emocionante os 97 anos de sucesso e manutenção de valores da Santa Casa de Itabuna que refletem diariamente na qualidade dos serviços prestados à população de Itabuna e Região. Serviços estes prestados com excelência e com o desejo de serem cada vez melhores, para isto, buscamos valorizar sempre o nosso capital humano e o compromisso com os nossos pacientes”, comentou o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Eric Ettinger de Menezes Filho, que também aproveitou o momento para falar das metas alcançadas no ano de 2013 e dos projetos futuros para os três hospitais.
Já o discurso das autoridades foi pautado na importância da instituição filantrópica que resiste às dificuldades enfrentadas pelo sistema de saúde. Compuseram a mesa: o provedor Eric Ettinger; o Bispo da Diocese de Itabuna e presidente da Irmandade da instituição, Dom Ceslau Stanula; o representante da Sesab, Alfredo BoaSorte; e o secretário de Saúde de Itabuna, Plínio Adry.
Também integraram a mesa: o deputado federal e presidente da Confederação Internacional dos Hospitais Filantrópicos e Misericórdias, Antônio Brito; o presidente da Federação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e entidades filantrópicas da Bahia, Maurício Dias; o deputado federal Geraldo Simões; o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães; o presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Aldenes Meira; e Drª Rosângela Melo, conselheira do Cremeb.
Da assessoria-Por Kaline Ribeiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...