quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Jabes Ribeiro pede grupo de trabalho para criar Região Metropolitana

O prefeito de Ilhéus destacou em evento realizado na manhã desta quarta-feira, dia 29, em Itabuna, que o projeto de criação da Região Metropolitana é um anseio antigo da região Sul da Bahia.
 Ao participar do seminário da Região Metropolitana Sul da Bahia, na manhã desta quarta-feira, dia 29, em Itabuna, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, defendeu a criação imediata de um grupo de trabalho para fazer com que o projeto ganhe dinamismo e possa ser implementado o mais rápido possível. Ele lembrou que o projeto de criação da Região Metropolitana é um anseio antigo da região cacaueira, mas observou que é preciso haver um grande entendimento, reunindo as lideranças políticas dos vários municípios, a sociedade civil organizada da região e os órgãos de representação comunitária, para que seja possível consolidar a ideia de uma proposta que leve em conta as peculiaridades regionais e não se pense em simplesmente importar modelos prontos de outros locais.

O palestrante principal do evento, o professor Jório Dórea, arquiteto, urbanista e especialista em desenvolvimento urbano, assegurou que já existem todas as condições preliminares para a formalização da Região Metropolitana Sul da Bahia, desde o fato da existência de uma microrregião bem definida até a existência de um processo de conurbação (aproximação das áreas urbanas) entre Ilhéus e Itabuna, os dois principais polos da área. "Não se pode esperar mais pela criação desta Região Metropolitana", afirmou o professor.
Conforme explicou o palestrante, é necessário começar a preparar o Sul da Bahia para os impactos positivos e negativos, dos grandes investimentos estratégicos que estão chegando, a exemplo do Porto Sul, da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) e o aeroporto internacional de Ilhéus. Compuseram, ainda, a mesa técnica do seminário os professores Raimundo Bonfim (Uesc) e Francisco Lancelotti (Ufsba).
Também participaram do seminário o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, o deputado federal Geraldo Simões (PT), o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, e o presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), Lenildo Santana, além de outros prefeitos dos municípios situados na área de abrangência da futura RM, jornalistas, professores e técnicos da Uesc e da Ceplac, além de diversos integrantes das prefeituras da região.
Reunião – Depois do seminário, Jabes Ribeiro ainda participou de uma reunião com os prefeitos presentes ao seminário, quando foram discutidos os passos imediatos necessários à consolidação do projeto da Região Metropolitana e as melhores formas para que o objetivo seja alcançado no menor prazo possível.
O secretário do Meio Ambiente de Ilhéus, Antônio Vieira, também se pronunciou durante o seminário, tendo lembrado que a criação da Região Metropolitana é uma oportunidade para que se discuta qual o novo modelo de desenvolvimento e crescimento do Sul da Bahia, considerando que os dois modelos anteriores, dos tempos iniciais das capitanias hereditárias e dos períodos áureos da economia lastreada apenas na cultura do cacau esgotaram-se.
 Da - Secretaria de Comunicação (Secom)-Ilhéus – 29.01.14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...