quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

ILHÉUS:Licitação para obra do General Osório será no dia 7

As duas últimas intervenções do poder público no histórico prédio foram feitas na gestão anterior do prefeito Jabes Ribeiro, que assumiu o compromisso de, mais uma vez, recuperar o General Osório e ali reinstalar a Biblioteca Municipal e o Arquivo Público.
 A licitação para o início da reforma do General Osório, prédio onde funcionavam a Biblioteca Municipal de Ilhéus e o Arquivo Público, será retomada pela Secretaria de Administração (Sead) no próximo dia 7 de janeiro, uma vez que na primeira sessão do processo licitatório, feito no modelo Carta Convite, as quatro empresas que apresentaram propostas foram consideradas inabilitadas por problemas na documentação. A recuperação do prédio histórico ilheense é um compromisso pessoal do prefeito Jabes Ribeiro, em cuja gestão foram feitas as duas últimas reformas daquele equipamento público, uma delas, em 2002, quando o General Osório recebeu as adequações necessárias para abrigar a Biblioteca e o Arquivo Público.

“Não podemos compactuar com o descaso dos gestores que deixaram ao abandono um equipamento da importância do General Osório, que faz parte da história de tantas famílias ilheenses e da cultura de toda esta região”, destacou Jabes Ribeiro, para acrescentar: “É preciso lembrar que aqueles maus gestores também deixaram ao abandono o Teatro Municipal de Ilhéus, causaram o desaparecimento do Memorial da Cultura Negra e do Circo Folias da Gabriela. Em relação ao teatro, nós já temos a garantia de uma verba de R$ 750 mil, resultado de uma emenda parlamentar do deputado federal Mário Negromonte (PP), e o projetivo executivo da reforma está pronto. Nós faremos esta primeira obra de recuperação do General Osório, com recursos próprios, para que o prédio saia da situação de abandono, enquanto buscamos verbas destinadas a uma reforma mais completa”.
Centenário - O Grupo Escolar General Osório foi inaugurado em 31 de dezembro de 1915, portanto completará seu centenário no próximo ano, para abrigar a primeira escola pública do município de Ilhéus e, durante muitos anos foi o principal estabelecimento escolar do município. No ano de 2002, foi realizada uma reforma com o objetivo de adequá-lo para que nele fosse instalada a Biblioteca e o Arquivo Público de Ilhéus. Em 2004, o prefeito Jabes Ribeiro autorizou a pintura de todo o prédio, sendo esta a última intervenção do poder público no local.
Logo ao assumir a Prefeitura, em janeiro de 2013, o prefeito determinou à sua equipe a realização dos estudos para a recuperação do prédio, esbarrando, porém, nas grandes dificuldades financeiras do município. Para agravar o quadro, as gestões anteriores deixaram a administração municipal inadimplente com os governos federal e estadual, impossibilitando a obtenção de verbas nos ministérios para o cumprimento da promessa.
Como somente agora estão sendo concluídas as negociações para tornar o município adimplente com o governo federal, o prefeito determinou que seja feita uma reforma emergencial, com recursos próprios, enquanto se prossegue no trabalho para se captar as verbas necessárias a um projeto mais completo. A licitação, com um teto estimado em R$ 128.800 mil, atraiu quatro empresas, mas na sessão realizada no dia 27 de dezembro, a Comissão de Licitação da Secretaria de Administração encontrou problemas na documentação de todas as concorrentes.
Como, de acordo com os representantes da comissão, os problemas não são insanáveis, foi marcada uma nova sessão, para o dia 7 (terça-feira), dando uma nova oportunidade para que as empresas interessadas possam reapresentar os documentos necessários à sua habilitação. No projeto que está sendo licitado, estão previstos serviços de limpeza e pintura de todo o prédio, recuperação das instalações elétricas e hidráulicas, das esquadrias, pisos e forros, além da reposição de portas, janelas e vidraças que estejam danificadas.
 Da - Secretaria de Comunicação (Secom)-Ilhéus – 02.01.14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Conquista, Salvador e Feira lideram casos prováveis de Dengue na Bahia

Vitória da Conquista, Salvador e Feira de Santana lideram o ranking de cidades com maior número de casos prováveis de Dengue em 2024, de aco...