sábado, 11 de janeiro de 2014

Governo Wagner é derrotado e PEC para cobrir rombo não é aprovada

Do - jornaldamídia.com.brA obstrução oposicionista à tramitação, em primeiro turno, da PEC 134 fez com que os trabalhos da Assembleia Legislativa entrassem pela noite. A PEC acrescenta o aporte dos fundos de previdência ao rol previsto na Constituição para aplicação dos recursos financeiros provenientes dos royalties da exploração mineral.
Foi a maior derrota do governo, que ainda não conseguiu aprovar o orçamento de 2014.
Foi a maior derrota do governo, que ainda não conseguiu aprovar o orçamento de 2014.
Os governistas esperavam que a PEC fosse aprovada para cobrir o rombo de R$ 1,65 bilhão na Previdência no ano passado. Em 2014 o valor pode alcançar R$ 2,3 bilhões. Foi a maior derrota do governo.

A expectativa dos parlamentares da minoria era levar a apreciação da proposição até logo após a meia-noite, com vistas a atrasar em um dia a tramitação em segundo turno.
As idas e vindas do processo de negociação para a votação da PEC irritaram o líder da maioria, Zé Neto (PT), que chegou a afirmar que os adversários não sabiam o que queriam e sempre acrescentavam novas exigências para um entendimento. “Estou trabalhando com dois cenários: havendo acordo ou não.”
Ilegal e Imoral – Os oposicionistas, por sua vez, não centravam fogo na PEC, mas no Projeto  de Lei 20.652, também do Poder Executivo, que propõe a autorização legislativa para antecipar os créditos dos royalties até 2018 com vistas a financiar os fundos de previdência dos servidores estaduais.
“Além de ilegal, é imoral um governo comprometer uma fonte de receita do seu sucessor”, acusou o deputado Gaban, líder do DEM. O governo acenou com uma emenda à PEC, em que estabelecia que qualquer antecipação das receitas dos royalties fosse utilizada exclusivamente para a capitalização da previdência, mas considerou inaceitável a contraproposta da oposição que imobilizava por cinco anos, em um fundo especial, os recursos antecipados. “A oposição quer criar um fundo dentro do fundo”, ironizou Rosemberg Pinto (PT), lembrando que o rombo previdenciário ocorre em todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...