sábado, 25 de janeiro de 2014

ARTIGO DE ANTONIO NUNES

Falta pão e não vai ter circo!
Antonio Nunes de Souza*

Essa junção milenar, instituída pelos imperadores romanos nas suas belíssimas arenas, foi se fortificando com o decorrer do tempo, passando a ser a maneira mais simples e com resultados miraculosos que os políticos sem escrúpulos acharam de transformar num esquema prodigioso e com resultados mais surpreendentes possíveis. Estou me referindo ao mais que conhecido: Pão & Circo!

O povo mesmo passando pelas maiores privações e pressões, ávidos por prazeres e diversões para aliviar as suas tensões, passou a encarar como normalidade, assistir lutas marciais, disputas de espadas e outros instrumentos, ferocidades de leões com religiosos e condenados, com terminações sempre na morte dos mais fracos, recebendo assim uma calorosa salva de palmas, aqueles que apresentavam as mais sangrentas apresentações, dando ao povo a alegria de opção (?) de que deveria matar ou não os contendores. Uma carniça com o apoio da podridão da ignorância! História que a história tem vergonha de contar, mas, com os políticos é diferente, apenas mudaram os métodos para serem mais brandos e alegres, balançando o corpo desse povo dançante por natureza, com bandas famosas, conjuntos de pagodes, blocos, etc., enfim, com carnaval em todas as épocas do ano. Nosso circo continua bem alimentado, porém o nosso corpo com relação ao pão nosso de cada dia, continua escasso, regrado e cheio de sacrifícios.

Graças pessoas de melhores sensos e formações educacionais que sempre estão abrindo os olhos do povo, esse podre recurso está cada vez mais minimizado ou minimizando, para que esses oportunistas e enganadores procurem oferecer obras necessárias as comunidades, melhores atenções educacionais e de saúde, atendendo os munícipes dentro dos seus direitos de cidadãos. Será muito difícil quebrar esse costume entranhado nas mentes por tanto tempo, mas, nada é impossível quando queremos de verdade exigir os nossos direitos, para inclusive possamos cumprir os nossos deveres!

Imagino a briga interna que está ocorrendo entre o nosso prefeito e a linha política do seu vice que é a favor da festança momesca que, certamente, enganando o pobre povo mais uma vez, quer eleger seus deputados. Espero que o prefeito Vane seja duro na decisão sensata de, mesmo desagradando uma corrente política, agrade o povo que precisa e foi quem, na realidade o elegeu! Que ele sinta que o povo é bem mais forte quando é bem servido e percebe a honestidade de atitudes.
O lazer é ótimo e essencial, mas nunca sacrificando uma população por questões políticas e de interesses egoísticos. Percebe-se que o prefeito está balançado no trapézio desse circo, mas não se preocupe se o seu salto for prejudicado pelos elos das cordas , você cairá na rede que é o povo de Itabuna agradecido por uma atitude corajosa e honesta!


*Escritor – Membro da Academia de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

MARIA REZADEIRA É PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA DE ITABUNA

MARIA GAMA TEM GRANDES SERVIÇOS POR ITABUNA A ex-presidente da Fundação Marimbeta, da gestão Fernando Gomes. Instituição onde realizou uma g...