terça-feira, 14 de janeiro de 2014

ALUNOS DA FACULDADE DE ILHÉUS VÃO AO PIAUÍ PARA O PROJETO RONDON


A Faculdade de Ilhéus será a única instituição de ensino superior da Bahia a participar da Operação Velho Monge, do Projeto Rondon, realizado pelo Ministério da Defesa, no município de Guadalupe, estado do Piauí. A equipe, coordenada pela professora Cristiane Nunes, embarcará nesta sexta-feira, dia 17 de janeiro, e só retornará a Ilhéus no dia 3 de fevereiro.

O município de Guadalupe possui, segundo o IBGE, população estimada de 10.342 habitantes. A cidade velha foi inundada para construção da Usina Hidrelétrica Castelo Branco (Boa Esperança) e os seus habitantes foram realocados para novo espaço. No lago artificial existem balneários que atraem muitos turistas. O maior - e o principal deles - é o Balneário Belém-Brasília. O acesso à cidade pode ser feito através das rodovias estaduais PI-281 e pela PI-219, ou por avião, já que lá funciona um aeroporto.


Conforme informação da professora Cristiane Nunes, o enfoque das ações a serem implementadas com a população de Guadalupe está direcionado às áreas de Meio Ambiente, Turismo e Projetos. A seleção da equipe de alunos foi feita no último mês de agosto. A partir daí, os estudantes começaram a participar de capacitações voltadas para o trabalho que vão desenvolver no município, além de reuniões de planejamento e discussão das atividades. 

Equipe - A equipe está composta também pela professora Carina Gonçalves e pelos alunos Ariana Moreira e Sheila Sales (Administração), Ana Paula Farias (Enfermagem), Camila Teófilo (Nutrição), Fernanda Cintra e Lucas Silva (Direito), Hélio Batista e Liliane Bispo (Ciências Contábeis). 

Em dezembro, ocorreram oficinas de Reciclagem e Compostagem de Lixo na ONG Casa Verde, em Serra Grande, ministrada pela coordenadora Ilma Pimenta, e de Elaboração de Projetos, ministrada pelo rondonista Educador Físico e Enfermeiro (graduado na Faculdade de Ilhéus), Josenilton Anjos. Outra capacitação, sobre Resíduos Sólidos, foi realizada pela bióloga e mestra em Desenvolvimento Regional e Meio ambiente, Makelly Wickert Martinhago. 


Na semana passada, dia 9, a equipe participou de um curso sobre Noções Básicas sobre o Pronaf B, ministrado pela rondonista Laís Marques, que desenvolveu esse tema no seu trabalho de conclusão do curso de Administração, na Faculdade de Ilhéus. Na oportunidade, o diretor Almir Milanesi conversou com os estudantes sobre a chance e a responsabilidade que eles têm ao viajar representando a Faculdade de Ilhéus, o município e o estado da Bahia numa operação organizada pelo Ministério da Defesa. 

Por-Zé Carlinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...