sábado, 21 de dezembro de 2013

Top lesse atrai poucas mulheres dispostas a exibir os seios em Ipanema

Por - Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil
Mulheres tiram a parte de cima dos biquinis no protesto batizado de “Toplessaço”, um topless coletivo, na praia de Ipanema, em defesa da igualdade de direitos para homens e mulheres (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Rio de Janeiro – O protesto marcado pelo Facebook tinha mais de 8 mil pessoas confirmadas, mas só seis mulheres tiveram coragem de exibir os seios na manhã deste sábado (21), na praia de Ipanema, na altura do Posto 9. O evento batizado de toplessaçofoi organizado contra a repressão a uma atriz, no dia 14 de novembro, que posava para fotos de divulgação de uma peça, no Arpoador, quando foi abordada por Policiais Militares e obrigada a se cobrir.

A PREPOTÊNCIA LITERÁRIA - ARTIGO DE ANTONIO NUNES

A prepotência literária!
Antonio Nunes de Souza*


Não constitui nenhuma novidade que Itabuna, desde o tempo dos coronéis, sempre desejou estar na frente em todas as coisas, tendo sempre um grupo de prepotentes e arrogantes que se achavam superiores em seus estatus financeiros e, obviamente, com importâncias privilegiadas. Imagine vocês que há quarenta anos o jornalista Arthur Brandão, debochadamente, dizia que Itabuna tinha mais jornais que Nova Yorque, pois, todo mundo que podia ter uma máquina impressora, fazia circular seu diário, semanário, mensal ou eventual jornal, aproveitando-se da vaidade dos tolos da época, representados por uma gama de coronéis, seus filhos e mulheres dondocas que, para alimentarem suas cabeças cheias de idéias vazias se deslumbravam em ver suas fotos e as ridículas frases elogiosas aos seus respeitos!
E, mesmo com o tempo passando, ainda perdura esse hábito tolo alimentador de revistas e colunas sociais dedicadas a explorar essa ainda rica fatia. São, sem sobras de dúvidas, os males necessários para os egos dos pobres de espírito.

Toda essa explanação nada agradável aos olhos de muitos, mas, de uma verdade incontestável, que entro no assunto principal desse artigo ou crônica bastante interessante, mostrando como continuamos tratando com a prepotência e arrogância de pessoas que se acham superiores em suas qualificações e, tolamente, procedem de uma maneira infantil e nada enriquecedora para a cultura regional. Hoje, imitando o passado jornalístico quantitativo, por uma questão de bobas vaidades, uma academia de letras que seria fundada, terminou na fundação de outra, pois, os vaidosos dissidentes, não se conformaram em não serem os manda-chuvas ou presidente, impondo seus desejos e suas únicas idéias e orientações. Daí, como uma série de outras instituições (Rotary, Lions, Clubes sociais, Igrejas, cooperativas, agremiações, sindicatos, etc.), esses prepotentes e supostos donos das verdades, acharam por bem criarem outra academia que, ridiculamente,por alguns dos seus membros (felizmente poucos e com as suas honrosas exceções de praxe) se rotularam de mais importantes, mais qualificados, mais agraciados com prêmios e, obviamente, as grandes cabeças premiadas dentro da literatura. Juro que sinto pena e lamento tanta infantilidade. 

Na cultura e literatura não existem primeira nem segunda classe, nós não somos trens, navios, aviões ou outros tipos de transportes, apenas divulgamos a cultura por diversos ângulos, quer sejam acadêmicos ou primitivos, mas, jamais deixam de serem enriquecedores para muitas pessoas, principalmente estimulando a um povo que não é muito fadado a ler, ainda mais quando os textos e palavras estão acima dos seus conhecimentos.

Eu escrevo desde menino e nunca tive nenhuma pretensão de entrar em academias. Quando jovem freqüentei a academia de capoeira de mestre Bimba e, algumas vezes, fui a uma academia de ginástica para equilibrar meu corpo. Fazer parte de uma academia de letras, seja ela qual for não fará de mim um grande escritor, não quero ganhar prêmios Jabutis e, quando tiver de administrar, demonstrar que sou lento como um cágado!

Deixemos essa arrogância sem sentido de lado, respeitem uma entidade que luta para engrandecer a cultura e educação, mesmo não tendo em seu bojo uma constelação de estrelas vaidosas e, quem sabe? Talvez até cadentes! O que se espera dos verdadeiros acadêmicos, e em todas elas há uma grande maioria, é que umas respeitem as outras, não só no aspecto institucional, mas também no seu caráter de entidades voltadas para o saber e conhecimento.


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com

Este blog, concorda em gênero, número e grau, com todas as palavras deste artigo, tão bem inspirado pelo nosso querido Antonio Nunes. Porque toda pessoa culta é uma fonte de simplicidade e humildade. O resto, é resto... Como dizia o nosso saudoso, poeta, professor e jornalista, Juarez Vicente; "tenho dito!".

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DE ITABUNA-ACI



NOTA DE ESCLARECIMENTO
 Diante das declarações infundadas, feitas pelo vereador Carlito do Sarinha, que classifica de forma errônea a participação da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) em favor ao Voto Aberto na Câmara de Vereadores de Itabuna, o presidente da Luiz Ribeiro esclarece que a entidade precede ao nascimento da cidade de Itabuna, e, aos 105 anos de existência tem a obrigação de defender os interesses que influenciam a vida da população itabunense, independente de classe ou posição social.
Luiz esclarece que ao longo da campanha, a ACI sempre defendeu a transparência nas decisões dos poderes constituídos (políticas), especialmente os eleitos por votação popular, porque entende que as pessoas precisam ter conhecimento sobre o que está sendo deliberado, em qualquer instância política. Ao mesmo tempo, defende que, em nenhum momento pretendeu interceder na decisão do voto dos vereadores, e ressaltou que a entidade nasceu de uma mobilização de empresários itabunenses contra o arrocho fiscal na cobrança do imposto de consumo pelos idos de 1908.
Sobre a informação de que empresários estariam aplicando um calote em fornecedores, a entidade desconhece qualquer envolvimento ocorrido na atualidade e destaca que Itabuna vive um momento de crescimento econômico, diante da instalação de vários empreendimentos importantes, a exemplo da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA), o Maxi Atacado e demais instalações que ainda estão por vir.
Com relação a informação que insinua uma possível candidatura sua a prefeito de Itabuna, o presidente afirma, categoricamente, que não existe nenhuma possibilidade de pleitear (a)o cargo do Poder Executivo, tendo em vista a necessidade de continuar à desenvolver as atividades empresariais e a de estar à frente dos seus negócios.
Lembrou ainda o presidente da ACI que os políticos e os detentores de cargos públicos precisam aprender a entender o espírito que rege a democracia.

 Viviane Cabral
Assessora DE COMUNICAÇÃO DA ACI

FACULDADE DE ILHÉUS OFERECE CURSO DE LICENCIATURA EM PSICOLOGIA

Atendendo a Resolução do Conselho Nacional de Educação CNE/CES nº 5/2011, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Psicologia, a Faculdade de Ilhéus vai oferecer o curso de Licenciatura em Psicologia, a partir do primeiro semestre de 2014. Essa modalidade de curso vai habilitar o profissional de Psicologia a dar aulas no ensino médio e em cursos técnicos e profissionalizantes. Atualmente, a Faculdade já possui o curso de Psicologia em nível de bacharelado.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Robinson Almeida, engenheiro elétrico, não sabe evitar curto-circuito e nunca fez comunicação.

Secretário de Comunicação de Wagner, Robinson Almeida é acusado de ter traído o seu padrinho Walter Pinheiro, ao apoiar Rui Costa.
Robinson Almeida e Wagner: sem nunca ter alisado um banco de Comunicação, o engenheiro elétricolo é acusado de não saber evitar um curto-circuito no seu gabinete.
Robinson Almeida e Wagner: sem nunca ter alisado um banco de Comunicação, o engenheiro elétrico é acusado de não saber evitar um curto-circuito no seu gabinete.
REDAÇÃO DO JORNAL DA MÍDIA
A eleição do engenheiro elétrico Robinson Almeida, candidato a deputado federal pelo PT, é considerada difícil e o governador Jaques Wagner estaria preocupado com a situação. Almeida, que foi para o governo através do senador Walter Pinheiro, é hoje um aliado ferrenho de Wagner, ao ponto de ter traído o senador para apoiar a indicação de Rui Costa como candidato petista ao Governo do Estado.
Matéria publicada pelo blog político “Política Livre”, assinado por Raul Monteiro, destaca que Jaques Wagner só lamentou ter deixado na linha de corte dos secretários que vão deixar o governo, justamente Robinson Almeida. Só foram poupados Otto Alencar e Rui Costa, que ficam até abril, prazo final de desincompatibilização.

FUNCIONÁRIOS DO RESTAURANTE POPULAR TRATADOS COMO ESCRAVOS

Estamos tomando conhecimento de que  o diretor do Restaurante Popular, em Itabuna, está perseguindo os funcionários daquele empreendimento, tratando-os, como escravos; “estamos comendo o pão que o diabo amaçou. O regime aqui e ditadura pura” diz um funcionário.  

Entre as irregularidades, segundo, os prestadores de serviços, estão: Carga excessiva de trabalho; insalubridade que não está sendo recolhida e horas extratas que não estão sendo pagas, mesmo, com os funcionário ultrapassando as oito horas de serviço determinadas por lei.

“Depois de nossa carga horária temos que cantar arroz, feijão e outras atribuições inerente a nossa função, como também, fazer limpeza. Isso não é correto e nunca aconteceu, aqui” diz outra pessoa revoltada e que trabalha no local.

Com isso, a direção do Restaurante está infringindo o que editou o Edital, no Diário Oficial, por ocasião do funcionamento da instituição e a obrigação dos funcionários. É bom, que o Secretário do SDS, juntamente, com a Justiça do trabalho vejam essa questão.

Tentamos entrar em contato com o diretor do restaurante, mas, não conseguimos.


Conab: nem a pedido da PF Dilma afasta diretor suspeito

CLÁUDIO HUMBERTO
Responsável pela Operação Agro-Fantasma, que investiga desvio de recursos públicos na Cia Nacional de Abastecimento (Conab), do Ministério da Agricultura, o delegado Maurício Todeschini, da Polícia Federal, pediu o afastamento do cargo de Silvio Porto, diretor de Política Agrícola, um dos principais investigados. O governo ignorou a solicitação. Nesses casos, a PF teme a eventual destruição de provas.

Regularizado os serviços de mototáxis e motofrete em Itabuna


Após mais de uma década de lutas, os profissionais que atuam na exploração do transporte individual de passageiros e cargas em moticicletas em Itabuna, já podem comemorar porque o prefeito Claudevane Moreira Leite acaba de sancionar a Lei nº 2.260, de 19 de dezembro de 2013, instituindo no município os serviços de mototáxis e motofrete, em consonância com os artigos 107 e 135 do Código de Trânsito Brasileiro. A nova lei será publicada no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira.   Veja sobre os tributos prazo e mudança

MORRE REGINALDO ROSSI

Rei do Brega, Reginaldo Rossi morre aos 69 anos em Recife

Do UOL, em São Paulo
Ampliar

A trajetória de Reginaldo Rossi21 fotos

15 / 21
19.fev.2012 - Reginaldo Rossi durante show no Polo Brasilia Teimosa, no Recife Guga Matos /JC Imagem
O cantor Reginaldo Rossi morreu às 10h desta sexta-feira (20), aos 69 anos, por falência múltipla dos órgãos. Considerado Rei do Brega, o artista estava internado desde o dia 27 de novembro no Hospital Memorial São José, em Recife, após sentir fortes dores no peito. Ainda não há informações sobre velório e enterro.
Inicialmente, Reginaldo foi diagnosticado com derrame pleural, que é o acúmulo excessivo de líquido no espaço entre a pleura visceral (membrana que recobre o pulmão do lado de fora) e a pleura parietal (superfície interna da parede torácica). Na semana passada, ele foi diagnosticado com câncer no pulmão. 

Secretária de Educação de Ilhéus garante manutenção do ano letivo

Ao considerar que o Conselho Municipal de Educação não tem autonomia para anular qualquer ato administrativo em Ilhéus, a secretária de Educação, Marlúcia Rocha, informou que as aulas do ano letivo de 2013 estão mantidas.

VOTO ABERTO É APROVADO NA CÂMARA DE ITABUNA

(TEM SESSÕES HOJE  E AMANHÃ NA CÂMARA MUNICIPAL DE ITABUNA)
Mesa Diretora
Ontem (19), a Câmara de Vereadores de Itabuna aprovou, em segunda discussão, a emenda que alteara a Lei Orgânica do Município de Itabuna (LOMI), e torna o voto dos vereadores aberto.
O projeto de autoria do vereador Júnior Brandão (PT) obteve a participação de conscrição de demais vereadores, e foi aprovado por unanimidade dos vereadores presentes, num total de 17 votos.
 
Autor do voto aberto
Lei Orçamentária Anual
Também foi aprovada em segunda discussão a Lei Orçamentária Anual (LOA), responsável por estabelecer as despesas e receitas que serão realizadas em 2014 pelo Governo Municipal.

O orçamento no valor de R$ 467 milhões teve a relatoria do vereador Aílson Souza (PRTB) e foi amplamente discutido em um ciclo de audiências na Comissão de Redação Legislativa e na Comissão de Finanças, Orçamento e Tributos.

A Câmara também aprovou junto à LOA, uma emenda de suplementação no orçamento que autoriza um aditivo de 40% sobre o valor previsto - para ser utilizado na existência de despesas acima do limite estipulado. A emenda é de autoria do vereador Jairo Araújo (PCdoB).

Convocação extraordinária do executivo

O poder executivo encaminhou à Câmara nesta quinta-feira (19/12) um ofício de convocação extraordinária para votação de três projetos importantes para o município. Agendadas para esta sexta-feira e sábado (20 e 21/12), a partir das 11h, o poder legislativo colocará em pauta a discussão da extinção da Agência Reguladora do Serviço Público de Itabuna (ASSERPI), a revisão das taxas de licenciamento ambiental e a reestruturação administrativa do município

Da assessoria-Por - Fábio Luciano

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Projeto Domingo na Avenida começa neste domingo em Ilhéus

Além do estímulo às práticas esportivas, os participantes também contarão com uma estrutura de apoio, que disponibilizará serviços variados como aferição de pressão, medição de glicemia, colesterol e distribuição de preservativos e panfletos educativos, entre vários outros.
 Ilheenses e turistas terão a oportunidade de conferir nesta temporada de verão um evento de lazer e esporte, que acontecerá nas manhãs de domingo, sempre das 6 às 10 horas. Promovido pela Secretaria Municipal de Relações Institucionais (Serin), o Projeto Domingo na Avenida acontecerá em uma das pistas da Soares Lopes (que, durante a iniciativa, será interditada). A primeira edição do projeto, que objetiva estimular a prática esportiva, será aberta neste domingo, 22 de dezembro, quando o verão tem seu início oficial.

Prefeitura de Itabuna ponto facultativo dias 24 e 31

A Prefeitura de Itabuna não terá expediente nos dias 24 e 31, deste mês, quando se comemora as festividades do Natal e do Ano Novo. O prefeito Claudevane Leite assinou decreto nº 10.705, de 16 de dezembro de 2013, declarando “ponto facultativo” nas repartições públicas da administração centralizada, descentralizada e fundacional, excetuando as unidades cujos serviços não podem sofrer interrupção.

Nos dois dias, a coleta domiciliar de lixo e a varrição serão normais. O Departamento de Limpeza Pública orienta as pessoas que só coloquem lixo na porta de suas casas uma hora antes da passagem do caminhão-compactador.   

Do - Departamento de Comunicação Social
18.12.1

Prenúncio de chuvas fortes em Itabuna

- SUDEC vistoria áreas de risco afetadas pelas cheias em Itabuna -


            Para verificar a extensão dos danos causados, pelas chuvas do final de novembro nas áreas de risco de Itabuna, a socióloga Ivone Lessa, técnica da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (SUDEC), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) visitou, na tarde de ontem,18, os bairros São Roque, Caixa d’Água, Antique, Santa Inês, Nova Califórnia, Nova Itabuna e Vila Vital. Ela estava acompanhada de técnicos da Coordenação Municipal da Defesa Civil.   

            Segundo a socióloga Ivone Lessa, após a vistoria in loco será elaborado um parecer que será encaminhado para homologação pelo governo estadual do decreto de “Situação de Emergência” assinado pelo prefeito Claudevane Leite. “O objetivo é fazer com que seja reconhecida a situação de emergência no município”, esclarece. Já o coordenador municipal de Defesa Civil, Roberto Avelino, adianta que o procedimento é necessário para que se consigam recursos para socorrer os desabrigados. 

Morador do Condomínio Jardim América I, no bairro Nova Califórnia, Sandro Gomes ressalta a importância da vistoria nas áreas atingidas pelas cheias o Riacho Água Branca e pelas enxurradas. O morador informa que após as chuvas do final de novembro, a entrada do Jardim América I ficou prejudicada já que as águas fizeram ceder uma ponte, além de ter causados danos ao asfalto.

Previsão de chuvas no momento

Esta semana voltou a chover forte em Itabuna, assim como, na cidade vizinha de Ilhéus. Neste sentido a Defesa Civil, dos dois municípios já estão alerta. A previsão é de muita chuva, seguído de temporal, com trovoada, como está acontecendo neste momento às 15:45h. .Segundo o Clima Tempo a previsão de chuvas para essas duas cidades e o sul da Bahia é para todo o final de semana. Portanto, é bom os moradores ficarem de alerta..

Foto: Gabriel de Oliveira
18.12.13

AVENIDA AMELIA AMADO UM PERIGO

Trecho que falta terminar
A Avenida Amélia Amado que teve inicio de obras na gestão do ex-prefeito Capitão Azevedo, com verba de R$13 milhões, alocadas pelo Ministério das Cidades e liberadas, através do então Ministro, Geddel Vieira Lima está trazendo muitos constrangimentos às pessoas, que a todo momento colocam suas vidas em perigo. Isso  porque, até o presente momento, a Secretaria de Trânsito (SETRAN) não definiu onde é mão, ou contra mão, na sua margem direita do antigo canal.

A realidade, é que, as obras, só foram concluídas 90%, e, mesmo assim, sendo inauguradas pela gestão anterior, o que foi um erro de percusso. Para sua conclusão ficou em caixa, segundo informação do prefeito Vane, R$ 1.8 milhões, mas, o município precisa de R$4 milhões, para concluir a referida obra, trecho, Hotel Odete ao Príncipe.

Perguntamos: já foram conseguidos esses recursos; O problema do tráfego vai ser resolvido, quando? Esperamos que não seja  quando acontecer um acidente fatal...  Eis a questão!     

ESGOTO ENTUPIDO NO BAIRRO BAIRRO CASTÁLIA E BOCAS DE LOBO ENTUPIDAS NO MONTE CRISTO


O morador da Rua H, no bairro Monte Cristo, Ney Nascimento ligou para o programa Vily Modesto, hoje (19), Rádio Jornal de Itabuna pedindo à equipe técnica da Emasa para interceder naquela Rua, “pois quando chove é um deus nos acuda”, e a água, devido, o entupimento das bocas de lobo, termina invadindo as residencias e, impedindo, também, das pessoas terem o direito de ir e vir.

CASTÁLIA

Outra queixa no mesmo programa, foi do proprietário daquela emissora, também, via telefone, sobre a antiga Rua H, hoje, João Timóteo, localizada no Bairro Castália. Segundo Duda Polyroda, a rede de esgoto está entupida e as merdas tomando às ruas e as residencias “é uma vergonha, isso não pode acontecer. Fica próximo a casa do Pastor Hélio”, informou.

A respeito das denuncias, a radialista Jaqueline Mendes, ao lado, do colega Osvaldo Bispo, apresentadores do programa, transmitido pela Rádio Jornal de Itabuna, fizeram um apelo ao prefeito Vane e à direção da Emasa.  


Brasil vai pagar US$ 4,5 bilhões por 36 caças da Suécia




Agência Brasil
  Brasília – O ministro da Defesa, Celso Amorim, informou hoje (18) que o governo brasileiro optou pela compra de 36 caças suecos Saab Gripen NG. O Brasil irá pagar US$ 4,5 bilhões pelas aeronaves até 2023. O chamado Projeto FX-2, que inclui os caças, teve início em 2001. Aeronaves de três países disputaram o contrato com o governo brasileiro. Além do Saab Gripen NG, o Boeing F-18E/F Super Hornet, dos Estados Unidos; e Dassault Rafale F3, da França, estavam na disputa. O modelo sueco substituirá os Mirage 2000, que serão aposentados este mês.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...