sábado, 7 de dezembro de 2013

Fifa começa a vender ingressos neste domingo

O sorteio final que definiu os grupos da primeira fase da Copa do Mundo FIFA 2014 foi realizado nesta sexta-feira na Costa do Sauípe (Foto: CBF/Divulgação)Adicionar legenda
Com os jogos da fase de grupos agora definidos, a venda de ingressos para a Copa do Mundo da FIFA 2014 será reaberta às 9h horário de Brasília (12h CET) neste domingo (8). Os pedidos podem ser feitos no FIFA.com/ingressos até às 9h de Brasília do dia 30 de janeiro de 2014. Por quase dois meses, os torcedores vão ter a oportunidade de solicitar bilhetes para 62 dos 64 jogos (as exceções são a partida de abertura em São Paulo e a final no Rio de Janeiro).

Secretaria de Saúde promove mutirão com Teste Rápido de HIV em Ilhéus


A Coordenação Municipal DST/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde está intensificando a oferta do Teste Rápido de HIV em alguns pontos da cidade. Nos próximos dias 9 e 10 de dezembro, os mutirões acontecerão nos postos de saúde dos bairros N.S. da Vitória e Malhado.

ARTIGO DE ANTONIO NUNES

Voltando as normalidades!

Antonio Nunes de Souza*
Logo no início das passeatas municipais, estaduais e nacionais, tive oportunidade de externar através artigos que, infelizmente, tudo não passava de estímulos das oposições vencidas nos pleitos eleitorais, procurando dificultar o início de novas administrações no sentido de mostrar ao povo que votaram errado. Obviamente, com essas atitudes imaginam ganhar novos adeptos e a simpatia popular para o futuro!

Mas, esse desgastado e insípido comportamento, usado religiosamente há dezenas de anos, mesmo atrapalhando muito o início das gestões, são com algum trabalho e coragem superados, já que toda classe política e partidária usa desse velho expediente, nunca renovando com novas idéias e atitudes mais consistentes e verdadeiras. E, sabedores que enfrentarão essa mesma revoada de greves, passeatas, reivindicações, ameaças, etc., sempre se preparam para refutar os comportamentos de atos que também fariam se perdedores tivessem sido!

Praticamente já completando um ano nas prefeituras, aqueles prefeitos que, realmente, têm compromissos com as comunidades, passadas as agonias iniciais, regaçaram as mangas e estão suando suas camisas para fazer algo cumprindo suas promessas de campanha e, claro, reestruturando o que encontrou em abandono. Entretanto, mesclando essa gama de homens sérios e qualificados, temos a tristeza de ver uma série desses aproveitadores, que somente entraram na política para levar vantagens pessoais e financeiras. São uns pulhas covardes, que desconheço as razões de Deus ter dado a essas figuras a capacidade de arrebanhar ao seu favor, milhares de eleitores cheios de fidelidades!


Quando me refiro à volta a normalidade é exatamente por ter convivido por mais de um cinqüentenário, assistindo e também participando, pois, ninguém pode dizer que nunca foi passivo de ter passado por “Maria vai com as outras” em função da inexperiência na juventude! E, muito embora o caos geral continue gerando em todas as áreas, principalmente a da segurança, todos já estamos nos acostumando a ver e ouvir tantas barbaridades, políticas e criminosas, que chegamos ao ponto de ter que encarar tudo isso como uma coisa normal no novo comportamento humano que, numa loucura geral, preferem a selvageria insana, lastreada nos hediondos crimes, peculatos e corrupção! Para esses, não existem pessoas boas. E sim, idiotas!

Se cada um dos chamados “idiotas” desejarem e deixarem de ser omissos, fazendo suas modéstias parcelas de ajuda, pode até acontecer algum milagre e, com a graça de Deus, voltaremos a uma normalidade invejável e digna de todos e para todos!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com


sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Trinta e oito personalidades homenageadas com a outorga do Título de Cidadão Ilheense

Em reconhecimento as suas atuações nas respectivas áreas de trabalho, a Câmara Municipal de Ilhéus fez a outorga do título durante solenidade bastante concorrida.
 Trinta e oito personalidades que se destacaram nos últimos anos em suas áreas de atuação, contribuindo para o desenvolvimento do município de Ilhéus, foram agraciadas na noite de ontem, dia 5, com o recebimento do Título de Cidadão Ilheense. A entrega da mais alta honraria concedida pelo Poder Legislativo, aconteceu no auditório da Faculdade de Ilhéus, no Bairro São Francisco.

Décima Reunião da ACI debate sobre o projeto de implantação do Porto Sul

Presidente da ACI, Luiz Ribeiro 
Com o objetivo de apresentar estudos atualizados de impacto ambiental, econômico e social do projeto de implantação do Porto Sul, a Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) estará reunindo nesta segunda-feira (9), às 19 horas, representantes da Casa Civil, Relações Institucionais e da Bahia Mineração na 10ª Reunião Ordinária, na sede da entidade, em Itabuna. O presidente Luiz Ribeiro convida toda a sociedade itabunense a participar de uma das discussões de maior relevância na região Sul da Bahia, tendo em vista a necessidade de desenvolvimento econômico.

Deputado Augusto Castro agora é Cidadão de Ilhéus

A Câmara Municipal de Ilhéus concedeu ao deputado Augusto Castro (PSDB) o Título de Cidadão Ilheense, entregue em solenidade ontem (5/12) à noite na Faculdade de Ilhéus.  O título, proposto pelo vereador Tarcísio Paixão (SDD) e subscrito pelo vereador James Costa (PMN), foi aprovado por unanimidade. Em seu discurso Augusto Castro agradeceu a honraria e disse ter aumentado ainda mais a sua responsabilidade por Ilhéus e seus munícipes. “Vou continuar lutando na Assembleia Legislativa para que projetos importantes para Ilhéus sejam concretizados, como o Porto Sul, a reforma e ampliação do Porto de Ilhéus, a duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna e a implantação da Região Metropolitana que integrará toda a região”.              Da assessoria

Márcio Marinho é Cidadão Ilheense

A Câmara Municipal de Ilhéus outorgou o Título de Cidadão Ilheense ao Deputado Federal Márcio Marinho, em Sessão Solene realizada no Auditório da Faculdade de Ilhéus, na noite de ontem, 5 de dezembro.

GACC INAUGURA OBRAS CONTANDO COM MAIS RECURSOS.

Casa de Apoio
O GACC - Grupo de Apoio à Criança com Câncer Sul Bahia inaugura nesta terça, 10, o primeiro ambulatório de Onco-Hematologia Pediátrica em grandes proporções no interior da Bahia. Construído em terreno cedido pela Santa Casa de Itabuna, dentro da área do Hospital Manoel Novais, realizará atendimentos de consulta e quimioterapia com o que de mais avançado existe em tecnologia de cura de câncer infantil. E ainda promoverá ações de assistência social e de saúde em caráter permanente e gratuito.

BRASIL PEGA A CROÁCIA, MEXICO E CAMARÕES

Colocados no Grupo B, holandeses e espanhóis formam uma das chaves mais difíceis da Copa, ao lado do Chile. Mas nada que se compare ao grupo da morte - sim, ele apareceu - desta Copa: é o D, com Uruguai, Itália e Inglaterra, além da Costa Rica
Brazuca, nova bola da copa
Croácia, México, Camarões: eis os adversários da seleção
brasileira na primeira fase da Copa do Mundo de 2014. O sorteio dos grupos, realizado nesta sexta-feira, na Costa do Sauípe, na Bahia, foi generoso para a equipe da casa: uma seleção mediana da Europa, um rival antigo mas modesto das Américas e uma seleção africana que não vem jogando bem há anos. A estreia será contra os europeus, no dia 12 de junho de 2014, no Itaquerão. É a segunda vez em três Copas que o Brasil abre sua campanha contra os croatas - foi assim também na Alemanha-2006. O duelo com os mexicanos será em Fortaleza, e a partida contra os camaroneses, em Brasília. Resolvido o mistério sobre os três primeiros rivais, a seleção passa a ter motivos para se preocupar quando olha para seu caminho na competição. Se cumprir sua obrigação e avançar à segunda fase, o time de Luiz Felipe Scolari tem grande chance de encarar dois rivais extremamente perigosos: a Holanda, que eliminou o Brasil na última Copa, ou a Espanha, atual campeã, ansiosa para vingar a derrota na final da Copa das Confederações. Holandeses e espanhóis, aliás, vão se encontrar logo na estreia, uma reedição da final da África do Sul-2010 em plena Arena Fonte Nova, em Salvador, em 13 de junho.

Copa: empresas áreas terão até o dia 20 para solicitar mudanças em voos

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília – As companhias aéreas terão até o dia 20 de dezembro para apresentar à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) o pedido de alteração ou inclusão de horários de partidas paravoos  regulares no período da Copa do Mundo. Depois do sorteio hoje (6) dos grupos do Mundial, as empresas poderão se planejar. Segundo a Anac, a redefinição da malha de voos regulares no período da Copa é necessária para atender à demanda específica para o evento.
A Anac vai coordenar a distribuição de slots (horários de partidas) em 25 aeroportos – 12 nas cidades-sede e 13 distantes até 200 quilômetros de onde ocorrerão os jogos. A coordenação desses aeroportos vai variar de acordo com a data dos jogos em todas as fases da Copa.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Nelson Mandela morre aos 95 anos

Agência Brasil

Brasília – O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, informou há pouco, em comunicado pela televisão, a
morte do ex-presidente Nelson Mandela, aos 95 anos. Ele sofria de problemas respiratórios e estava recebendo cuidados médicos em casa.
Responsável pelo fim do regime de segregação racial na África do Sul, o apartheid, Nelson Mandela, de 95 anos, conquistou o respeito de adversários e críticos devido aos esforços em busca da paz. Ele foi o primeiro presidente negro da África do Sul, de 1994 a 1999, e recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em 1993. Mandela morreu hoje (5) em decorrência de problemas respiratórios.

RELATÓRIO DAS CONTAS DO EX-PREFEITO AZEVEDO É VOTADO NA CÂMARA

A Comissão de Finanças da Câmara votou nesta quinta-feira (05/12), o relatório sobre o exercício financeiro do ex-prefeito de Itabuna, José Nilton Azevedo.
Apresentado pelo vereador Zé Silva (PSDB), o relatório que dispõe sobre a gestão do ano de 2011 acompanhou a decisão do Tribunal de Contas do Município, mantendo a rejeição das contas. O voto de rejeição do relator 

Prefeitura atende 548 famílias vítimas das chuvas em Ilhéus

A ação dá continuidade ao trabalho iniciado na última quinta-feira, dia 28, quando o prefeito Jabes Ribeiro determinou a implantação da Central de Operações, no Estádio Mario Pessoa. As equipes operacionais já atenderam a 548 famílias, incluindo os distritos rurais,  promovendo segurança e distribuindo cestas básicas, cobertores, roupas colchões e materiais de higiene pessoal.

Consórcio de Desenvolvimento avança com o apoio da Amurc

Adicionar legenda
Com a finalidade de apresentar e esclarecer os termos de convênio para a Gestão Ambiental Compartilhada (GAC) com o Governo do Estado, o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – CDS - Litoral Sul, em parceria com a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia – Amurc e a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) reuniu prefeitos, vereadores, secretários e técnicos dos municípios Sul baianos nesta quinta-feira (5), em Itabuna.

Mais um evento de capoeira vai movimentar final de semana em Ilhéus

Nos meses de novembro e dezembro, Ilhéus vem abrigando vários eventos voltados à capoeira, e, mais um será realizado com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
A Secretaria Municipal de Cultura de Ilhéus (Secult) está promovendo e também proporcionando apoio a uma série de iniciativas e ações em prol da capoeira no município nos meses de novembro e dezembro. Com o apoio do órgão, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), realizou no município, o primeiro seminário sobre o esporte de um ciclo estadual. Neste final de semana, acontece a III Chamada de Angola, também com o suporte da Secult, coordenada pelos Mestres Virgílio, Plínio e Jogo de Dentro, na Tenda do Teatro Popular de Ilhéus (TPI), instalada na Avenida Soares Lopes. As atividades começam nesta sexta-feira, dia 6, e prosseguem no sábado e domingo (dias 7 e 8), sempre das 8 às 18 horas.

ITAJIBÁ OBRAS COM RECURSOS PRÓPRIOS

 Com a construção de duas pontes no distrito de Acaraci, a prefeitura de Itagibá, totaliza 10 obras em andamento,todas com recursos do próprio município. Estão sendo realizadas obras na área de saúde, desenvolvimento urbano e para a população do campo. “Estamos tocando obras em vários cantos do município e concluindo outras que o passado deixou inacabada”, disse o prefeito Marcos Barreto (Marquinhos).

TV SANTA CRUZ COMEMORA 25 ANOS COM LANÇAMENTO DO SINAL DIGITAL

Inaugurada em 5 de novembro de 1988, a TV Santa Cruz acaba de completar 25 anos e para comemorar a data histórica, a emissora da Rede Bahia, afiliada da Rede Globo de Televisão, promove uma inovação tecnológica com o lançamento da TV Digital para as duas principais cidades da região Sul da Bahia, Itabuna e Ilhéus, a partir do próximo dia 11 de dezembro.

Câmara Municipal de Ilhéus Outorga 45 Novos Títulos hoje e entra em recesso dia 11

A sociedade ilheense, esta  abraçando e dando Boas-Vindas aos novos integrantes. Esses novos cidadãos, que estarão sendo homenageados, foram, devidamente, avaliados pelos edis, quando das análises, discussões e aprovações  dos Projetos de Resoluções, e, prontamente, reconhecidos pelos relevantes serviços prestados ao município de Ilhéus e seu povo, em especial, no campo social.

VEREADORES VIABILIZAM MAIS DE 4 MILHÕES EM BRASÍLIA

vereadores em brasília
VEREADORES DE  ITABUNA VIABILIZAM MAIS DE 4 MILHÕES EM EMENDAS DURANTE MARCHA EM BRASÍLIA
Entre os dias 26 a 29 de novembro de 2013, participaram da Marcha dos Vereadores em Brasília, os edis Ailson Souza (PRTB), Aldenes Meira (PCdoB), César Brandão (PPS), Carlos Coelho (PROS), Pastor Francisco (PRB), Chico Reis (PRP), Gegeu Neto (PMN), Glebão (PV), Jairo Araújo (PCdoB), Joilson Rosa (PROS), Antônio Cavalcante (PMDB), José Silva (PSDB) e Valéria Moraes (PSC).

PREFEITURA DE ITABUNA USA CARRO POKEMON

A Prefeitura de Itabuna está usando carros “Pokémon”, segundo denúncia do vereador Ronaldo Geraldo (Ronaldão) na sessão plenária de 0ntem (04), na Câmara de Vereadores de Itabuna. A denúncia pegou muita gente de surpresa. O vereador, disse ainda que os carros estão lotados na Secretaria de Serviços Urbanos (Sedur). De acordo com a polícia, esse tipo de veículo é comprado de forma premeditada para não pagar o bem adquirido. O proprietário roda com esse carro em outros municípios até acabar ou ser decretada o mandado de busca e apreensão.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Taxistas de Itabuna podem usar a bandeira 2


Como é tradicional todos os anos em Itabuna, os taxistas poderão usar a bandeira 2 no serviço de transporte individual de passageiros até o dia 31. Através do decreto nº 10.686, de 29 de novembro, publicado na edição nº 450 do Diário Oficial do Município, a frota de 596 táxis cadastrados e registrados na Secretaria de Transportes e Trânsito recebeu autorização da Prefeitura, garantindo o 13º salário destes profissionais. 

A liberação da bandeira 2 atende à solicitação apresentado ao secretário Clodovil Soares pelo Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários e da Cooperativa dos Taxistas de Itabuna.  

Da -Departamento de Comunicação Social

Primeira experiência da Feira Integrada do Pontal ocorre em dezembro

A decisão de realizar o evento foi tomada na noite desta terça-feira, dia 3, em reunião no salão paroquial da Igreja São João Batista, com moradores, representantes da Prefeitura Municipal e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
 Nos próximos dias 20 e 21 de dezembro, ilheenses e turistas terão mais uma opção de lazer e interação social. A Praça São João Batista, no Bairro do Pontal, na zona sul da Ilhéus, vai sediar a Feira Integrada de Artes e Negócios, no período das 17 às 22 horas, onde vão ocorrer exposições de artistas plásticos, artesãos, músicos, chefes de cozinha, entre outros.  Esta será uma experiência piloto. Após o evento ocorrerá reunião de avaliação definição da periodicidade.

"Segurança em Condomínios" é tema de palestra em Itabuna

           
Será realizada nesta sexta-feira,06, às 19 horas, no auditório Cristovão Colombo Crispim de Carvalho, da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna  (ACI) palestra do professor Amarildo Morett, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Na palestra ele abordará as normas de segurança nos prédios, gestão condominial, dentre outros temas. 

PRIMEIRO LIVRO DE WALDENY ANDRADE NA PRAÇA

LIVRO "VIDAS CRUZADAS" DE WALDENY ANDRADE NA LIVRARIA DO JEQUITIBÁ E NA PAPIROS  EM ILHÉUS 
Waldeny Andrade

O escritor, jornalista e radialista Waldeny Andrade informa que seu livro, lançado na Bienal em Salvador, no último dia 09, você pode adquiri-lo, no momento, na "Livraria Nobel",no Shopping Jequitibá e na "Papiros" na cidade de Ilhéus.

O livro, intitulada "Vidas Cruzadas" já foi lido pelo jornalista e também escritor Daniel Thame e foi elogiado por ele. 

Não perca essa oportunidade,  o escritor Daniel, que também lançou  na Bienal em Salvador "Vassouras" afirma que a obra se trata de um excelente texto, uma excelente leitura.

Segundo Waldeny, no livro ele está contando a história dos coronéis do cacau, que Jorge Amado não narrou.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

MENSALEIRO GENOÍNO RENUNCIA

Carolina Gonçalves
Da Agência Brasil
Brasília – O deputado licenciado José Genoino (PT-SP) apresentou há pouco à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, seu pedido de renúncia ao mandato.

Brasil foi o país que menos cresceu no mundo, diz Mantega


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta terça-feira (3) que o Brasil foi o país que menos cresceu no terceiro trimestre, mas que isso foi resultado de uma alta forte nos três meses anteriores, o que prejudicou a base de comparação.

Pelô: Rota de Acessibilidade inaugurada nesta quinta feira

"Pelô Acessível": Rota de Acessibilidade do Centro Histórico será inaugurada nesta quinta-feira
A primeira rota acessível do Centro Histórico de Salvador será inaugurada no dia 05 de dezembro, durante cerimônia que ocorrerá, a partir das 9h, em frente à Fundação Casa de Jorge Amado - Largo do Pelourinho, nº 51. A rota, que possui aproximadamente um quilômetro de extensão, permitirá que baianos e turistas com deficiência ou mobilidade reduzida tenham acesso às principais ruas do Centro Antigo.

PARCERIA ITINERANTE DE CULTURA EM ILHÉUS

Cine Incidental Itinerante inaugura parceria entre Secretaria de Cultura e Teatro Popular de Ilhéus

As atividades começam nesta terça-feira, dia 3, a partir das 19 horas, na Praça Pedro Mattos. Os músicos Elielton Cabeça e Pablo Lisboa irão apresentar a trilha sonora do filme de Charlie Chaplin, Dia de Pagamento.

Zona Azul está de volta em Itabuna


A partir deste mês começa a funcionar nas áreas centrais de Itabuna, o serviço de estacionamento rotativo (zona azul) com 800 vagas nas principais avenidas, ruas e transversais, conforme adiantou o secretário de Transportes e Trânsito, Clodovil Soares. O sistema zona azul volta a ser implantado depois de ter sido abandonado pela administração passada, desde junho de 2012.

Expressaounica

Tudo bem, tudo muito bom, mas, não vai acabar com o problema dos flanelinhas, que continuarão extorquindo os motoristas... E com certeza, também, tornarão os agentes do transito da Zona Azul em seus reféns! já vimos isso no passado e com certeza permanecerá! Vamos aguardar!




Evento da Santa Casa de Itabuna debate “Prevenção da Úlcera por Pressão”


Recepção do Hospital São Lucas
A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, através da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), do Hospital São Lucas, realizará no período de 10 a 12 de dezembro a Semana de Prevenção da Úlcera por Pressão.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

SEMA apresenta proposta de Gestão Compartilhada com o Consórcio Litoral Sul

Com o objetivo de viabilizar a execução de convênios através do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul, o Gestor Governamental da Secretaria de Meio Ambiente – SEMA, Ricardo Azevedo, estará apresentando aos prefeitos e representantes do Legislativo, a proposta de Gestão Ambiental Compartilhada. A Reunião de Trabalho será realizada nesta quinta-feira (5), das 9 às 12 horas, no auditório do SEST/SENAT, em Itabuna.

Prefeitura de Ilhéus atendeu 282 famílias vítimas das fortes chuvas

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) contratou emergencialmente empresas para agilizarem a retirada de entulhos e outros materiais acumulados em decorrência das fortes chuvas. Além disso, o Ministério da Integração Nacional está enviando uma equipe técnica para avaliar e quantificar as ocorrências registradas na cidade.

Ilhéus sedia II Congresso de Educação Física do Sul da Bahia



Profissionais e estudantes estão reunidos, até a próxima quarta-feira, dia 4, no Auditório Paulo Souto da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC),em Ilhéus, para o II Congresso de Educação Física do Sul da Bahia.    Profissionais e estudantes de educação física estão reunidos em Ilhéus participando do II Congresso de Educação Física do Sul da Bahia, que começou nesta segunda-feira, dia 2, e prossegue até quarta-feira, dia 4. O evento acontece no campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), com programação no período das 8 às 18 horas.

CÂMARA DISCUTE IMPLANTAÇÃO DE MEDICINA HIPERBÁRICA EM ITABUNA

Nesta terça-feira (03/12), a câmara municipal realizará Sessão Especial para tratar sobre a implantação do serviço de Cirurgia Hiperbárica em 
Itabuna.
Proposta pelo vereador Glaby Andrade (PV), a sessão agendada para as 16h no plenário Ver. Raimundo Lima discutirá a importância deste serviço.
-Atualmente prestado apenas nas cidades de Vitória da Conquista e Salvador - no município de Itabuna.  Foram convidados para a sessão, o secretário municipal de saúde, Dr. Plínio Adry, o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Erick Etinger, além da presença dos médicos Dr. Marcus Silvane, pneumologista, e do endocrinologista, Dr. Cássio Peixoto.
A Medicina Hiperbárica é uma modalidade terapêutica na qual o paciente 
é submetido à inalação de oxigênio puro para o tratamento das patologias 
através das variações de pressão sobre o organismo humano.

I Feira Baiana de Inclusão acontece nesta sexta-feira em Salvador

Em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, celebrado oficialmente amanhã (03), a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, com apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEDE), promove a I Feira Baiana de Inclusão. A ação ocorrerá nesta sexta-feira (06), das 14h às 20h, na Praça 2 de julho, Campo Grande.

Serão disponibilizados serviços e ações das Secretarias Estaduais, voltados para a pessoa com deficiência, além da exposição de artesanato, fotos, bem como apresentação de grupos de dança, teatro, música, literatura e poesia. O evento tem como objetivo a inclusão social das mais de três milhões de pessoas com deficiência existentes na Bahia.




ASCOM-SJCDH

CARNAVAL DE ITABUNA COMEÇA PELO PONTALZINHO

CARNAVAL DO PONTALZINHO EM ITABUNA DIAS 13 e 14 DE FEVEREIRO/2014

Geraldo Caçolinha
Já está programado para os dias 13 e 14 de Fevereiro de 2014, o Carnaval  no bairro do Pontalzinho, envolvendo 20 blocos e o retorno  do tradicional "Kizumbas", aos festejos momescos de Itabuna. 

A informação partiu do presidente da recém-criada: Associação dos Blocos Carnavalescos de Itabuna, Geraldo Caçolinha e do Presidente dos "Kizumbas" Tipen Brandão.
Dez... Casados

Os Casados I. Responsáveis, de Nilton Jega Preta  e os Dez... Casados, de Sandoval Benevides, também deverão confirmar presença.
Casados I... Responsáveis 

Resgatar as tradições, sempre é bom, quando as lembranças  são boas. Portanto estão de parabéns: Geraldo Caçolinha e Tipen Brandão! E que venha um Carnaval de paz e união. 

PERI DA PITUBA E O CRAQUE DERI

Deri, Danielzão e Sapatão. Foto Arquivo.
Vocês sabiam que o nosso Perivaldo Dantas, que assumiu o nome de“Peri da Pituba”, em Salvador, nascido no bairro da Mangabinha, em Itabuna, Bahia, em 1953, foi indicado ao Bahia pelo nosso craque Deri?


Pois, é, essa história foi passada a nós pelo próprio Deri, um senhor craque de futebol.
Perívaldo de Itabuna e Peri da Pituba (hoje)

O presidente do Bahia, na época nos anos 70, Paulo Maracajá, veio a Itabuna para levar Deri, para o seu time. Como Deri já tinha dado a palavra ao Itabuna Esporte Clube ficou por aqui, e indicou o nome de Perivaldo. (Na em que os homens tinha palavra...)

Do Bahia, Perivaldo, ou melhor, “Peri da Pituba”, ganhou o mundo, passando pelo Botafogo, Palmeiras, Seleção Brasileira e Bangu, foi parar nos árabes.

A história, agora todos já sabem, Perivaldo, que era gandula em Itabuna e carregava carvão de Buerarema, para esta cidade, em cima do caminhão de Moisés, da Mangabinha, que também trazia farinha daquela cidade. Agora sensibilizou a todos, como Morador de Rua em Lisboa/Portugal. “Sabemos o dia de hoje, mas o de amanhã é impossível...”.

Enquanto a Deri, além do Itabuna, defendeu os tomes do: Galícia, Sergipe e outros grandes do nosso Estado. Até hoje com quase 70 anos ainda joga o seu tradicional “baba” com os amigos.

Deri, ao lado dos irmãos Rielas, Gagé, Florizel, Santinho, Piaba, Pinga, Abieser, Itajaí, Ronaldo, Tombinho, Betinho, Justo, Raminho, Luís Carlos, Caxingulê, Bel, fizeram a história fantástica de nosso futebol, que jamais será esquecida ou apagada de quem viveu aquela época de Desportiva Itabunenso, do Flamengo, Janizáro, Fluminense, Botafogo de Rodrigo e o América, de Dão.  


Que Perivaldo, retorne ao Brasil e refaça a sua vida. “Volta, sacode a poeira e passa por cima” 

domingo, 1 de dezembro de 2013

JOVEM VOLTA A LEILOAR VIRGINDADE! SEM COMENTÁRIO...



Justiça brasileira custa R$ 30 bi e só resolve 27% dos casos

Por - CLÁUDIO HUMBERTO
O Judiciário brasileiro custa quase R$ 30 bilhões  por ano somente em salários, segundo dados do Boletim de Pessoal do governo federal. Trabalham na Justiça mais de 121 mil servidores, mas apenas 27% dos tribunais brasileiros conseguiu fechar mais casos do que foram recebidos em 2012. Nos Estados Unidos, o Judiciário emprega um quarto dos profissionais (33 mil) e custa R$ 12 bilhões por ano.
Agilidade – Ao contrario do Brasil, 100% dos tribunais norte-americanos julgaram mais processos que o total recebido, no ano passado.
E querem mais – Existem propostas tramitando no Senado americano prevendo redução de 10% no staff de juízes, compartilhando secretárias e assistentes.
Ótimo começo – No Brasil há iniciativas como a digitalização de processos, no Superior Tribunal de Justiça, que reduziram em anos o tempo de tramitação.
Ninguém merece – Os juízes brasileiros sofrem com a sobrecarga. No Supremo Tribunal Federal, cada ministro julga, em média, 11 mil processos ao ano. (Coluna de Cláudio Humberto)

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Eles roubam de todo jeito

Momento em que integrante da Guarda Civil Metropolitana (GCM) lavrava o flagrante de furto de energia para posterior registro de boletim de ...