sexta-feira, 22 de novembro de 2013

PREFEITO VANE NA ACI HOJE A NOITE

A Secretária  de Assuntos Governamentais e Comunicação Social, do Município de Itabuna, Cleide de Souza Oliveira confirmou a presença do Prefeito de Itabuna, Claudevane Moreira Leite à reunião ordinária da Associação Comercial e Empresarial-ACI, hoje (25), às 19:30hs. O prefeito está atendendo a um convite do presidente da entidade, Luiz  Ribeiro.

Com certeza, o Prefeito Vane, além de falar de seus projetos para o comércio local, deverá expor sobre balanço da  sua administração, que está completando o primeiro ano e, também, dos novos empreendimentos que estão chegando à Itabuna e região, como  o projeto intermodal, que envolve a estrada de ferro oeste/leste; aeroporto e porto, que tem Itabuna como rota, além da sonhada duplicação da BA-415, um sonho de toda região.   

Capoeiristas brasileiros participam de encontro em Ilhéus

Capoeiristas de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco estão em Ilhéus para o Festival Nacional de Capoeira que tem por objetivo demonstrar a importância do esporte como meio de interação social.
 Atletas dos estados de Minas Gerais, com delegação de Montes Claros, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, participam do Festival Nacional de Capoeira, que ocorre em Ilhéus, até este sábado, dia 23. O evento, promovido pela Unidade Baiana – Ilhéus, com o apoio da Divisão de Esportes da Prefeitura Municipal, tem como principal objetivo, promover a integração, entre os capoeiristas, além de socializar as atividades desenvolvidas na Fundação Fé e Alegria, instalada desde 1981, na zona sul de Ilhéus, com fins educativos e comunitários.

Rota Transportes inova com ônibus BRT na linha Ilhéus-Itabuna

A Rota Transportes, empresa do Grupo Brasileiro, começou a utilizar esta semana a frota de novos ônibus modelo BRT, considerado o mais moderno na área de transporte semiurbano de passageiros no País, na linha que une as principais cidades do Sul da Bahia, Ilhéus-Itabuna. São seis veículos com avançada tecnologia, para proporcionar mais segurança, qualidade, acessibilidade e conforto aos usuários. 

MORADOR FAZ DENUNCIA NO RÁDIO DE MAQUINAS DO MUNICÍPIO TRABALHANDO EM TERRAPLANAGEM DE IGREJA

Um ouvinte que não quis se identificar ligou hoje (22) pela manhã para o programa “Vily Modesto” apresentado pelos radialistas Jaqueline Mendes e Osvaldo Bispo, e fez denuncia de máquinas da Emassa tralhando para a terraplanagem de uma igreja evangélica. No bairro da Mangabinha próximo a feira-livre

Isso é uma inflação grave, pois, também, a toda hora, a população reclama das ruas esburacadas da cidade, e ninguém dá ouvido. Isso é um absurdo! Se a moda pega, Itabuna, realmente, vai ser uma cidade da paz. É o uso da máquina pública enchendo mais ainda os bolsos de muitos falsos profetas que já não sabem onde colocar tanto dinheiro, dos fiéis.

Essa denuncia tem que ser apurada, mas, como Itabuna está entregue as baratas... Tudo é possível.
      

Construção de marina consolida Sítio Histórico como Complexo Turístico em Canavieiras


A Prefeitura de Canavieiras recebeu o pedido de concessão de alvará de construção para a implantação de uma marina de alto padrão em frente ao Sítio Histórico. A solicitação da licença foi feita pelo empresário Ernani Nathan Paciornik, líder do Grupo Náutica, que engloba empresas de comunicação e da área de esportes náuticos em vários locais do país.
De acordo com o projeto apresentado, serão implantados três píeres (de alumínio e madeira), totalizando 151 metros de comprimento e 175 m2 de deck, com capacidade para atracar e atender 68 embarcações de médio e grande porte. Ainda fazem parte do projeto, área de apoio para abastecimento e serviços das embarcações e um hotel boutique, em terá.

Prefeito de Ilhéus anuncia o projeto Domingo na Avenida

O projeta consiste na adaptação de um trecho da Avenida Soares Lopes para a prática de atividades culturais e esportivas, durante a manhã do domingo, de modo que as famílias ilheenses possam aproveitar o espaço para diversão e maior interação social.

Santa Casa de Itabuna participa de encontro das Maiores Santas Casas do Brasil

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna esteve representada no 3° Encontro Especial das Maiores Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Brasil, evento que teve como principal objetivo comemorar os 50 anos de fundação da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB).
            O provedor Eric Ettinger participou do evento em Belo Horizonte, a convite do provedor da Santa Casa de BH e presidente da CMB, Saulo Levindo Coelho. Durante a solenidade que marcou a comemoração dos 50 anos da Confederação, um momento foi reservado para homenagear os ex-presidentes da instituição.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Tribunal de Justiça da Bahia é apenas o 24º em desempenho em todo o país

Tribunal de Justiça da Bahia (TJ) acabou comprovando a máxima de que notícia ruim nunca vem desacompanhada. Quinze dias depois de determinar o afastamento dos desembargadores Mario Alberto Hirs, presidente da Corte, e Telma Britto, sua antecessora no cargo, o Conselho Nacional de Justiça divulgou ontem um relatório preliminar com dados sobre a produtividade do tribunais estaduais, compilados de janeiro a setembro.
Na contabilidade entre os processos recebidos e julgados em 2013, o TJ baiano ficou com o 24º lugar, com índice de 72,46%. Só ficou à frente do Amapá (72,33%), Ceará (71,47%) e Alagoas, grande campeão da morosidade judicial, com 66,84%.
Na outra ponta, estão Sergipe, Paraná, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Rondônia, que estão batendo (ou quase) a meta de julgar mais ações do que recebem. De acordo com o levantamento do CNJ, a Bahia está a cerca de 12 pontos percentuais abaixo da média nacional entre os estados, que ficou em 84,13%.(Coluna Satélite, Correio)

Palestras alertam sobre os efeitos do câncer de próstata e diabetes


Uma série de palestras está sendo promovida pela Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de Canavieiras com o objetivo de conscientizar os homens sobre os riscos decorrentes do câncer de próstata de do diabetes. Esses eventos estão sendo realizados em instituições da comunidade, a exemplo de igrejas, associações, clubes e maçonaria, como forma de promoção da campanha Novembro Azul.

Hospital de Olhos vai levar atendimento médico oftalmológico gratuito

DayHORC espera atender sete mil pessoas durante o programa Saúde em Movimento, na etapa de Santo Antonio de Jesus e no interior da Bahia
 Mais de 35 mil pessoas do interior baiano estão prestes a receber atendimento oftalmológico gratuito, com direito a procedimentos de diagnóstico, exames e até cirurgias. Tudo realizado pela equipe do DayHORC Hospital de Olhos, por meio do programa da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB).

Declarado morto, bebê chinês chora antes de cremação

Agência ANSA
Pequim – Um bebê chinês que havia sido declarado morto no hospital começou a chorar momentos antes de ser cremado. O caso aconteceu na província de Anhui, na parte oriental da China.
Os pais do bebê, que tem menos de um mês e é do sexo masculino, haviam entregado o “corpo” ao crematório, após o hospital conceder uma certidão de óbito. Mas a cremação foi cancelada quando se deram conta de que a criança estava chorando.
De acordo com o jornal local Notícias de Pequim, um porta-voz da instituição afirma que o bebê sofre de má-formação congênita do aparelho respiratório. Segundo informações da agência de notícias Xinhua, um médico e uma enfermeira do hospital foram suspensos. (Ansa Brasil)

Temporada de Cruzeiros em Ilhéus está mantida até abril

 Até o próximo ano deverão desembarcar em Ilhéus cerca de 75 mil pessoas de diversos locais do país e do mundo. A estimativa da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) é que cada turista gaste em média 75 dólares dor dia.
 Segundo o secretário municipal de Turismo, Alcides Kruschewsky, a temporada de Cruzeiros 2013/2014 em Ilhéus está mantida até o mês de abril, negando assim as especulações sobre a possibilidade de navios não poderem atracar no Porto do Malhado, administrado pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba). Durante entrevista no programa O Tabuleiro, da Conquista FM, apresentado pelo radialista Erivaldo Vila Nova, na manhã desta quinta-feira, dia 21, o secretário explicou que houve um acumulo de areia acima do esperado no porto, mas que com o ajuste de horários de chegada dos navios de acordo com o movimento da maré, será possível manter o fluxo turístico previsto para esta estação. “Apenas dois navios talvez não possam atracar”, destacou.

Pastor evangélico que estuprou garota de 13 anos é procurado pela polícia

Salvador – Acusado de estuprar uma adolescente de 13 anos, em Serra Dourada, distante 793 quilômetros de Salvador, o pastor evangélico Jackson Nascimento Silva, 37, está sendo procurado pela delegacia territorial do município. Um mandado de prisão preventiva, expedido contra ele pela Justiça local, foi encaminhado à unidade policial.
O pastor chegou a anunciar que iria se apresentar no dia 11 de novembro, na 26ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Santa Maria da Vitória), temendo algum tipo de represália da população de Serra Dourada, inconformada com seu comportamento – atacou a menina quatro vezes, sendo o primeiro deles em 12 agosto, nas dependências do templo – criminoso.

RONALDO ASSUME INTERINAMENTE À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

Ronaldão
No período de 26 a 29 deste mês de novembro, a Câmara Municipal de Itabuna será presidida interinamente por seu 2° vice-presidente, o vereador Ronaldo Geraldo (Ronaldão/DEM),.


A mudança na mesa-diretora ocorre em virtude da viagem de quinze vereadores para o Congresso Brasileiro de Legislativos Municipais. 

A Marcha dos Vereadores contará com uma comissão representativa municipal formada pelos vereadores: Ailson José de Sousa (PRTB), Aldenes Meira (PC do B), Carlos Coelho (PROS), César Brandão (PPS), Francisco Edes (PRB), Francisco Reis (PRP), Geraldo Barbosa Neto (PMN), Glaby Andrade (PV), Jairo Araújo (PC do B), Joílson Rosa (PROS), Antônio Cavalcante (PMDB), Nadson Monteiro (PPS), José Silva (PSDB), Valéria Morais (PSC) e Valter Oliveira (Socorrinho/PROS).

 APROVADA ALTERAÇÃO DO CÓDIGO TRIBUTÁRIO

Na tarde desta quinta-feira (21), ainda foi aprovado em primeira discussão, a alteração da lei municipal do Código Tributário. De autoria do executivo, o anteprojeto de lei de n° 058/2013, altera a lei municipal n° 2.202, de 27 de outubro de 2011, que faz uma adequação das taxas de serviços em construção.

A segunda votação acontecerá amanhã, sexta-feira (22), em sessão extraordinária que também votará uma emenda proposta pelo vereador Júnior Brandão (PT), que dispõe sobre a obrigatoriedade do serviço de empacotadores em supermercados, hipermercados e atacarejos.

Da- assessoria da Câmara

ACI: formalização empresarial como oportunidade de organização do comércio

“A regularização do comércio informal em Itabuna aliada a sua recolocação no centro da cidade é uma alternativa eficaz para buscar a uniformização do setor e permitir alavancar a economia”, analisa o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, Luiz Ribeiro. Ao mesmo tempo, ele destaca que o pequeno empreendedor precisa ser instruído pelo Sebrae, com o objetivo de tornar conhecido os direitos e benefícios, e assim, atender as exigências do mercado.
A alternativa atende a uma das solicitações pleiteadas pela classe empresarial, já que durante essa semana, fiscais e guardas civis municipais realizaram a transferência temporária dos vendedores ambulantes da avenida do Cinquentenário para a praça Adami, visando desobstruir as vias principais para o trânsito livre de pessoas. De acordo com a Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo está prevista a construção de um Shopping Popular, que estará abrigando esses pequenos empreendedores.

CÂMARA DE ITABUNA PARTICIPA DA MARCHA NACIONAL DOS VEREADORES

Aldenes Meira-Presidente
Na próxima semana, quinze vereadores de Itabuna participarão do Congresso Brasileiro de Legislativos Municipais, em Brasília. O evento é promovido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB) desde a década de 90, e neste ano levará à mesa de discussões o tema "A defesa do poder legislativo municipal Brasileiro”.

Estima-se a presença de dois mil representantes das câmaras de todo o
país, no evento que está programado para os dias 26 e 29 de novembro.

Antecipação da Agenda do Legislativo

A Câmara Municipal antecipou a agenda parlamentar da semana que vem p\ra esta semana, com o intuito
de não prejudicar o andamento das atividades legislativas, pois, a
maioria dos vereadores estará em viagem.

Por isso as reuniões da Comissão Técnica de Redação Legislativa que estavam marcadas para as próximas segundas e terças-feiras (25 e 26/11), foram realizadas na tarde de ontem (20). Já a Sessão Ordinária
marcada para o dia 27/11, acontecerá hoje (21/11), às 14h, a informação é da assessoria de imprensa da Câmara municipal.



Por Fábio Luciano

Santa Casa de Itabuna realizou dois transplantes de rim em um único final de semana

A realização de dois transplantes de rim em um único final de semana na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) devolveu o prazer da vida a dois jovens e ainda reafirmou mais uma vez o enorme potencial e destaque das ações do Serviço de Diálise e Transplante Renal da instituição. Os dois transplantes realizados nos pacientes Giovani Xavier de Almeida, 25 anos, e Cláudia Priscila Teixeira, 32 anos, foram viabilizados pelo Sistema Estadual de Transplantes, através de parceria com a Sesab.
Já os rins, captados de doadores falecidos, vieram das cidades de Santo Antônio de Jesus e Salvador. “O critério utilizado para seleção dos pacientes segue três vertentes: uma rigorosa avaliação de compatibilidade genética, prioridade para aqueles que por complicações de saúde não podem fazer diálise, e também quando os pacientes são crianças”, explicou Drª Neyde Vinhático, coordenadora geral do Serviço de Diálise e Transplante Renal da SCMI.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Licitação do governo Wagner para compra de navios é toda ilegal e amoral, detona empresário.

Os dois navios comprados pelo governo da Bahia por R$ 54,9 milhões para integrar a frota do Sistema Ferryboat teriam valor de mercado de, no máximo, R$ 36,6 milhões.

Marcos Leonelli Espinheira: "Além dos preços considerados acima do mercado, os ferries comprados não preencheram requisitos exigidos no edital. '' (Foto: Reprodução/Bahia Notícias)
Marcos Leonelli Espinheira: “Além dos preços considerados acima do mercado, os ferries comprados não preencheram requisitos exigidos no edital. ” (Foto: Reprodução/Bahia Notícias)
REDAÇÃO DO JORNAL DA MÍDIA
”Esse processo todo é ilegal desde a origem. Se não for completamente ilegal, de forma absurda, ele é amoral, que faz uma diferença enorme. Pode até que esteja na margem da ilegalidade o início dele, mas é amoral pela forma como foi feito”. Esta verdadeira bomba envolvendo a licitação feita pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) para a compra de dois navios para a frota do sistema ferryboat foi detonada pelo representante de três empresas gregas que participaram da concorrência, Marcos Leonelli Espinheira.
Os dois navios comprados pelo governo da Bahia por € 18 milhões – R$ 54,9 milhões – para integrar a frota do Sistema Ferryboat teriam valor de mercado de, no máximo, € 12 milhões – R$ 36,6 milhões.
Vale ressaltar ainda que esse montante é somente para se trazer os ferries. O Estado vai desembolsar mais R$ 10 milhões para fazer obras para adaptar os terminais de São Joaquim e Bom Despacho para que os novos barcos possam atracar. Não houve licitação para essas obras, consideradas “emergenciais”.

Prefeito de Canavieiras solicita ao governador duas obras para Canavieiras

O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, solicitou ao governador da Bahia, Jaques Wagner, obras de reforma na Rodovia BA 270, que liga Canavieiras a Santa Luzia, e no Estádio Pedro Menezes. As reivindicações foram feitas na manhã desta quarta-feira (20), em Salvador, durante audiência que contou com a participação da deputada estadual Ângela Sousa (PSD).

Segundo o prefeito Almir Melo, o trecho de 41 quilômetros da rodovia, que liga a BA 001 a Santa LÇuzia está completamente esburacado, causando transtornos e prejuízos financeiros para os proprietários de veículos, devido às constantes avarias mecânicas. “O mais grave são os acidentes que ali acontecem, alguns deles ceifando vidas”, diz Almir Melo.

No documento entregue ao governador, o prefeito ressalta a importância da rodovia para a economia regional, notadamente para Canavieiras, pois é uma dos principais canais de tráfego da produção e de passageiros. “Agora, com a chegada do verão, o fluxo desta rodovia é ampliado com a movimentação dos turistas que buscam as praias de nossa cidade para o seu descanso e lazer”, explicou.
Em vista da precariedade da situação, o prefeito solicitou ao governador o envio de técnicos da área de engenharia para uma vistoria na estrada, para avaliar quais os trabalhos que deverão ser executados. Na opinião de Almir Melo, a reforma deverá ser mais ampla, haja vista que as operações tapa-buracos não têm sido ideal para a recomposição do pavimento, pois em seguida as mesmas crateras voltam a aparecer.
Em outro documento, o prefeito reivindica a liberação de recursos da ordem de R$ 750 mil, destinados à reforma do Estádio Municipal Pedro Menezes, o mais importante equipamento esportivo de Canavieiras. Informa Almir Melo, que há cerca de uma década o estádio não passa por qualquer tipo de intervenção na sua estrutura física. Entre as obras necessárias estão a construção de arquibancada, vestiários, muro, alambrado, nivelamento do campo, gramado, estacionamento WC para o público e espaço para comercialização.
 Da assessoria-20-11-2013 (WR)

Santa Casa de Itabuna realiza a XI Semana Interna de Prevenção de Acidentes


A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna está realizando a 11ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). Com o tema “Você é o nosso maior patrimônio”, a programação que teve início na segunda-feira (18) e seguirá até esta sexta-feira (22) é voltada para a disseminação de informações e conscientização da importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho.

Empresas que participaram de licitação em Ilhéus funcionam no mesmo endereço

Os documentos encaminhados pela Prefeitura de Ilhéus sobre a licitação para a escolha da empresa que montaria a estrutura para o desfile de 07 de setembro, solicitados pelo vereador Lukas Paiva (PMN), revelam verdadeiros indícios de fraudes em todo o processo licitatório para beneficiar a empresa TMais Serviços Locações e Eventos. A denúncia foi feita na tarde desta terça-feira, no plenário da Câmara Municipal, pelo vereador Lukas Paiva, que apresentou documentos comprovando que as duas empresas que participaram da licitação funcionam no mesmo endereço e podem, disfarçadamente, pertencer ao mesmo dono.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

PF deflagra na Bahia e em 10 estados maior operação já feita de combate à pedofilia

A investigação foi feita ao longo de dois anos e identificou quase uma centena de brasileiros envolvidos com a produção e o compartilhamento de imagens relacionadas à exploração sexual de crianças
A investigação foi feita ao longo de dois anos e identificou quase uma centena de brasileiros envolvidos com a produção e o compartilhamento de imagens relacionadas à exploração sexual de crianças
Agência Brasil
A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (19) uma das maiores operações de combate à pedofilia já feita no Brasil. A Operação Glasnost como foi batizada, já expediu cerca de 80 mandados de busca e apreensão, além de 20 medidas de condução coercitiva e pelo menos um mandado de prisão preventiva. A ação ocorre em 11 estados: Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Ceará, Maranhão, Minas Gerais e Goiás. Cerca de 400 Policiais Federais participam da operação.

PERI DA PITUBA PODE VOLTAR AO BRASIL

Perivaldo, ex-seleção brasileira e morador de rua em Portugal, pode voltar ao Brasil.

Perivaldo cata lixo em Portugal
Perivaldo cata lixo em Portugal
Nascido em 1953, em Itabuna, onde atuou pela equipe do mesmo nome, Perivaldo Lúcio Dantas, o Peri da Pituba, teve uma passagem marcante pelo Bahia no final dos anos 70. Depois foi para o Botafogo, Palmeiras e teve passagens pela Seleção Brasileira em 1981 e 1982, em um time que tinha Zico, Sócrates e Falcão.
Segundo reportagem do Fantásticodo último domingo Peri é hoje morador de rua em Lisboa, em Portugal. O ex-lateral-direito vive vendendo roupas na Feira da Ladra.
Caminhando por ruas de Lisboa, o ex-jogador foi visto revirando lixo atrás de peças de roupas para vender na Feira da Ladra. Ele foi entrevistado pelo repórter Luiz André Azevedo, e disse que pretende voltar ao Brasil. À noite, a reportagem colheu imagens de Perivaldo dormindo na rua.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...