sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Vereadores assinarão documento para criação da CEI dos Transportes

 
Lucas Paiva
Os sete vereadores da bancada de oposição ao governo municipal de Ilhéus estarão assinando um documento propondo a criação da Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar denúncias de irregularidades envolvendo o sistema dos transportes coletivos na cidade. A expectativa dos vereadores de oposição é que já na próxima terça-feira (04) o documento seja apresentado no plenário, daí a necessidade da participação da comunidade ilheense na sessão.

Segundo o vereador Lukas Paiva, a Câmara Municipal deve ações concretas e respostas aos ilheenses, principalmente pelo comportamento dos parlamentares da base aliada do prefeito Jabes Ribeiro.  “A Câmara precisa dá uma resposta a população, e não a Jabes. Os vereadores precisam se conscientizar que só resta à Câmara um pouco de dignidade perante o caminho que vem tomando” salientou Lukas Paiva.


Explica Lukas Paiva que a criação da CEI não significa a condenação de ninguém, mas sim para a apuração de denúncias de irregularidades, que é uma das funções do vereador. “O que queremos é a transparência e o respeito ao povo de Ilhéus. Por que tanto medo de abrir a caixa preta dos transportes coletivos”, complementou Lukas Paiva. Para criar a CEI são necessários sete votos, justamente o número de vereadores que compõem hoje a bancada de oposição. 
Da assessoria

Santa Casa de Itabuna representada em Fórum de Tecnologia da Informação

O know-how da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna no setor de Tecnologia da Informação, em especial por se tratar de um hospital filantrópico, tem motivado convites para networks dos mais diversos. Entre os mais recentes, o gerente de TI da instituição, Helder Almeida, integrou seleto grupo que participou, a convite da IT Midia, do IT Fórum + 2013. Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências com os CIO’s (sigla de Chief Information Officer) de diversos setores da economia, além do setor da saúde.
Realizado entre os dias 14 e 18, no Iberostar Bahia Hotel, o Fórum teve como tema central “O CIO que você precisa ser: mudar ou mudar, esta é a realidade para o executivo de TI. Mas como fazer essa virada?” Assim foram discutidos consumerização, BYOD, cloud computing, redes sociais, Big Data, todas as tendências têm trazido desafios para a carreira do CIO.
Entre os destaques da programação, o estudo de cases de sucesso, a exemplo do estudo “Antes da TI, a Estratégia”. “Estamos na segunda edição deste case para a Saúde que abordou o perfil de investimento em Tecnologia da Informação e Telecomunicações do setor. Foi possível estabelecer, inclusive a comparação com os demais segmentos da economia representados pelos CIO’s das empresas nas posições de 501 a 1000 entre as maiores do país”, destacou Helder Almeida.
Outro destaque do IT Fórum + 2013 foi a possibilidade de participar de reuniões de negócios de empresas líderes no mercado mundial de Tecnologia da Informação, a exemplo da Dell, IBM, HP, Samsung, EMC, Enterasys, Vivo, Microcity, Oracle, Locaweb, SAP, Alog, Intersystems e Microsoft. Segundo Helder Almeida, "O evento foi de altíssimo nível, com uma excelente organização, conteúdo e networking, permitindo ter conhecimento das melhores soluções do mercado para a área de TI”
Por - Jack Simões

Heraldo Rocha: “Por que a Bahia é o único estado do Nordeste onde a BR-101 vai ser pedagiada?”

“Uma pergunta que não quer calar: por que a Bahia é o único estado do Nordeste que vai ter pedágio na BR-101 e o último trecho da rodovia no País a ser duplicado?”, questiona o vice-presidente estadual do Democratas, Heraldo Rocha, ao tomar conhecimento da realização do leilão da estrada federal, marcado para outubro.
Para Rocha, o tratamento discriminatório e prejudicial do governo petista com a Bahia reflete a ingratidão a um povo que majoritariamente votou em Lula e Dilma. “Na ilusão de que tendo também um governador do PT haveria benefícios para o estado, o eleitor baiano ainda elegeu Jaques Wagner duas vezes para infelicidade geral da população”.
O dirigente democrata lamenta o legado do PT para a Bahia. “O que cresceu foi a violência, o caos da saúde e a falta de qualidade na educação em nosso estado”. Na opinião de Heraldo Rocha, o eleitorado baiano vai saber dar a resposta merecida aos ingratos petista no ano que vem. “As eleições de 2014 serão o início de um novo tempo”.
Da assessoria do deputado

Justiça suspende 9 liminares que favoreciam fazendeiros


(Exclusivo do macuconews.com.br) - O Justiça Federal suspendeu as nove liminares que favoreciam fazendeiros da região sul da Bahia e autorizando a permanência de cerca de 500 famílias da comunidade Tupinambá de Olivença, de acordo com informações da Advocacia-Geral da União (AGU), confirmadas pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRT-1) nesta quinta-feira (29). 

A decisão é do presidente do TRT-1, Mário Cesar, e foi tomada na terça-feira (27). De acordo com a AGU, o magistrado considerou que a demarcação da área foi aprovada pela Fundação Nacional do Índio (Funai). As ações de reintegração de posse foram interpostas por proprietários das fazendas Boa Vista, Conceição, São Gonçalo e Bela Vista, pedindo proibição da presença dos índios nas terras. 

A AGU informa que a Vara Única da Subseção Judiciária de Ilhéus, na Bahia, concedeu todos os pedidos, autorizando uso de força policial para cumprimento da decisão. Os recursos de defesa dos índios foram impetrados pela Procuradoria-Regional Federal da 1ª Região (PRF1) e Procuradoria Federal Especializada junto à Fundação (PFE/Funai), informa a AGU. 

A Advocacia-Geral afirma que os procuradores argumentaram que a decisão do primeiro grau não tinha suficiente amparo jurídico e explicaram que o “Relatório Circunstanciado”, aprovado em 2009 pela Funai, já tinha sido encaminhado ao Ministério da Justiça para a homologação da demarcação das terras. 

Segundo a AGU, a Funai reconhece que a área de Buerarema, Ilhéus e Una, onde estão as fazendas, é terra indígena, com posse exclusiva da Comunidade Tupinambá. (G1)
PT derruba liminares e favorece aos índios 

A atuação da Advocacia-Geral da União (AGU) no governo PTista comemora a derrubada de nove liminares de reintegração de posse em favor de produtores rurais que tiveram as propriedades invadidas por índios tupinambás em Buerarema. Com a derrubada pela AGU, a milícia indígena está permitida a continuar ocupando terras. 

Os proprietários dos imóveis Boa Vista, Conceição, São Gonçalo e Bela Vista ajuizaram ações de reintegração de posse a fim de reaverem seus imóveis invadidos pela milícia tupinambá. A Vara Única da Subseção Judiciária de Ilhéus/BA deferiu os pedidos, autorizando o auxílio de força policial para o cumprimento da decisão. 

Visando a suspensão das liminares, a Procuradoria-Regional Federal da 1ª Região (PRF1) e a Procuradoria Federal Especializada junto à Funai entraram com recursos no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) para assegurar a permanência dos invasores indígenas nas terras dos produtores rurais. 

Os procuradores alegaram que as ações de reintegração foram proferidas sem suficiente amparo jurídico. Além disso, explicaram que o Relatório Circunstanciado, aprovado pelo presidente da Funai em abril de 2009, já havia sido encaminhado ao Ministério da Justiça para homologação da demarcação das terras. 

O relatório da autarquia reconhece que a área localizada nos municípios de Buerarema, Ilhéus e Una, na qual se situam os imóveis invadidos, é terra indígena da Comunidade Tupinambá, nos termos do artigo 231 da Constituição Federal. (Questões Indígenas)

POLICIA CIVIL PARADA EM ITABUNA

O repórter Oziel Aragão informou nesta manhã de 30 de agosto, que todos os serviços da área policial no Complexo de Itabuna está parado. Não adianta ninguém se dirigir para lá para fazer queixas (BO), ou outros procedimento, a não ser  caso de morte,único setor que está funcionando.

A informação foi dada ao programa:"Panorama 640", apresuntado pelo radialista Orlando Cardoso, através dos microfones da Rádio Difusora Sul da Bahia.Os agentes policiais estão compartilhando  a greve programada para hoje. Portanto, não vá ao Complexo Policial de Itabuna.  

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Ilhéus: Servidores em greve participam de paralisação nacional nesta 6ª feira

Em greve a mais de 40 dias, sem que até agora o governo municipal tenha apresentado uma proposta concreta para a assinatura do acordo de campanha salarial, os servidores públicos de Ilhéus decidiram participar da Paralisação Nacional que acontecerá nesta sexta-feira, dia 30, em todo o Brasil. Em Ilhéus o movimento será na parte da tarde, com uma concentração dos servidores públicos municipais a partir das 13h30min, na praça J.J.Seabra, em frente ao Palácio Paranaguá. Logo depois os trabalhadores estarão se unindo às demais categorias para o ato público pelas ruas do centro da cidade.

Seminário debate arrecadação na Bahia

A importância do novo modelo de fiscalização implantado na Sefaz para o incremento da arrecadação no Estado será o centro dos debates do seminário “O papel do agente tributário estadual na Sefaz do futuro”. O evento acontece nesta sexta-feira (30), das 8h às 18h, no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador. A iniciativa é do Sindicato dos Servidores da Fazenda do Estado da Bahia (Sindsefaz).


Deputado comunista vota pela cassação de Donadon

Daniel Almeida: Constrangido e envergonhado” 

Deputado comunista vota pela cassação de Donadon e defende fim do voto secreto

O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA) aproveitou o resultado da votação secreta no Plenário da Câmara, no final da tarde de ontem (28), que impediu a cassação do deputado federal Natan Donadon, para defender o fim do voto secreto. 

Prefeitura de Ilhéus volta a apelar que sindicatos atendam a Justiça

Apesar de, segundo seus representantes informam, não terem recebido ainda notificação oficial do Tribunal de Justiça, os sindicatos podem colocar para trabalhar o efetivo de 50% nas áreas da Saúde e da Educação e de 30% nos demais setores, conforme decisão da desembargadora Silvia Zariff, já publicada no Diário Oficial do Poder Judiciário.

“Vamos transformar sanduíches Big Mac em sorrisos”

Coordenadoras do GACC e do McDonald unidas pelas crianças com câncer
Em meio aos preparativos para mais um McDia Feliz, cuidando pessoalmente de todos os detalhes junto às equipes do GACC – Grupo de Apoio à Criança com Câncer – e do restaurante Mc Donald, Telma Kruschewsky, coordenadora regional do evento, deu uma rápida entrevista:

 Tudo pronto para 31 de agosto, o McDia Feliz?
Tudo pronto, graças a Deus, que inspirou o trabalho de uma equipe há meses empenhada para tudo correr bem nesse dia, sábado, de manhã, de tarde e de noite, quando nossos olhos se voltam para as crianças com câncer. O McDia Feliz é todo dedicado a elas.
 E o GACC, está preparado para colher os frutos desse evento?
O GACC espera que as pessoas compareçam aos shoppings de Itabuna, Porto Seguro e Vitória da Conquista no dia 31 de Agosto e que comprem muitos sanduíches Big Mac no McDonald. É comprar e transformar esses sanduíches em sorrisos.
 De que forma?
Toda a renda da venda dos sanduíches Big Mac – nesse dia 31 de agosto, nas três cidades integrantes da campanha – será destinada ao ambulatório de oncologia pediátrica do GACC, em fase final de construção no Hospital Manoel Novaes em Itabuna.
 E quem estiver fora e chegar de noite, até que horas funcionam os Mc Donald´s?
Até 22h00 dá tempo de comprar e participar da campanha. Mas é sempre mais recomendado comprar com antecedência, por segurança.
 Onde podem ser feitas as compras antecipadas de tíquetes que valem sanduíches?
Os tíquetes antecipados estão sendo vendidos na sede administrativa e no bazar do GACC na Praça da Catedral, centro de Itabuna. Em Conquista e Porto, basta ligar que um voluntário do GACC leva até a pessoa interessada em participar: (73) 3211-9986. A compra por telefone pode ser feita também em Itabuna através desse número.
 Parece que vai ser um dia de festa também, não é?
Pois é, as crianças adoram festa e as do GACC não são diferentes. No dia 31, sábado, haverá uma carreata saindo do Jardim do Ó, centro de Itabuna, às 9 da manhã, em direção ao Shopping Jequitibá. A abertura será às 10 da manhã na Praça de Alimentação, onde haverá atrações artísticas até 10 da noite. Teremos um sábado festivo também nos shoppings de Vitória da Conquista e de Porto Seguro.
 Algo mais?
O GACC antecipadamente agradece a todas as empresas e pessoas físicas que adquiriram tíquetes de Big Mac para colaborar com mais essa campanha, fazendo o McDia ainda mais Feliz para quem recebe e realiza esse tratamento, que é fundamental para as crianças terem um futuro melhor. Um futuro sem câncer.
 Por - Carlos Maluta

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Supremo mantém condenação de Genoino no mensalão

Heloisa Cristaldo
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, julgou hoje (28) improcedente a maioria dos recursos do ex-presidente do PT José Genoino na Ação Penal 470, o processo do mensalão. A Corte acatou apenas o pedido de correção de um erro com relação ao nome do advogado do réu. Para o ministro relator, Joaquim Barbosa, os pedidos eram “protelatórios”.
José Genoino foi condenado a seis anos e 11 meses de prisão, além de multa de R$ 468 mil, por corrupção ativa e formação de quadrilha. Em recurso, a defesa contestou os motivos que levaram o réu a ser condenado. Sob a alegação de cerceamento de defesa, os advogados argumentaram que o prazo de dez dias para apresentar os embargos foram insuficientes para ler todo o acórdão (texto final do julgamento).
Durante a votação dos recursos, o ministro Luís Roberto Barroso lamentou a condenação de Genoino. “Pessoalmente lamento condenar um homem que participou da resistência à ditadura do Brasil em um tempo em que isso exigiria abnegação e muitos riscos. Lamento condenar um homem que lutou pela redemocratização. Lamento, sobretudo, condenar um homem que, segundo todas as fontes, leva uma vida modesta e jamais lucrou com a política”, disse.
Barroso questionou ainda o sistema político brasileiro, ao acompanhar o posicionamento do ministro-relator e rejeitar os recursos da defesa de Genoino. O ministro citou ainda que o povo saiu às ruas, mas que não se fala mais em mudanças e concluiu dizendo que “se não alterarem o sistema partidário essa lógica da compra e venda continuará”. Para Barroso, “temos um sistema político perverso e indutor de irregularidades, que reprime o bem e potencializa o mal”.

ARTIGO: DESVIO DE FINALIDADE

Desvio de finalidade de determinados manifestantes e o papel do Estado na sua contenção
         _____________________________________________________

                                                                                              Marcos Araujo
_____________________________________________________

Em tempos remotos um grande filósofo já dizia: “o ódio dos súditos pode fazer com que um governo seja deposto”. Embora seja antiga a citação, reflete bem o momento em que estamos vivendo no país. Agências bancárias são depredadas, concessionárias de automóveis, franquias, etc. O que o Estado deve/pode fazer frente a essas atitudes, se uma minoria está envolvida?

O direito de poder nos manifestar está insculpido na “Lex mater”, no Art. 5º, IV; e de maneira alguma, no Estado Democrático de Direito pretendemos cercear essa prerrogativa, pois lutamos bastante para adquiri-la, sobretudo em um dos períodos mais obscuros da nossa história; Na ditadura militar. O que não é admissível, nem razoável, são as ações de determinados grupos, os quais tentam desvirtuar as legítimas manifestações. Dentre as principais, em nível nacional tem-se: saída imediata de Renan Calheiros da presidência do Congresso Nacional; não a PEC 37; investigação sobre possíveis irregularidades nas obras para a copa de 2014; tornar a corrupção crime hediondo; e fim do foro privilegiado.

No atual cenário brasileiro temos um grupo específico, o qual se camufla entre os legítimos protestantes, que recentemente agiu em São Paulo chamado de Black Bloc (é o nome dado a uma estratégia de manifestação e protesto, na qual grupos de afinidade mascarados e vestidos de negro se reúnem com o objetivo de protestar em movimentos antiglobalização e/ou anticapitalistas, conferências de representacionistas entre outras ocasiões, utilizando a propaganda pela ação para questionar o sistema vigente). Ora, as atitudes, o ideário e, sobretudo, o que buscam combater, está diametralmente oposto com os motivos que levaram milhares de brasileiros a irem para as ruas reivindicarem seus direitos, quando buscando subverter a ordem e, atrapalhar as verdadeiras manifestações agem como vândalos quebrando tudo que veem pela frente.

O direito de poder falar o que pensa seja através de protestos, artigos, voto, frente a atitudes do governo é de suma importância para a democracia. O que não pode ser tolerado pelo Estado é a impunidade de uma minoria específica, a qual tenta subverter a ordem e atrapalhar as brilhantes manifestações que normalmente se iniciam de forma legítima e pacífica. Também, não deve permitir a repressão aos manifestantes com agressões desmedidas, sob pena de violar um dos valores magistrais do direito que é espargir justiça!

 
Marcos Araujo  -  Discente do Curso de Direito do 8º Semestre Noturno da Faculdade de Tecnologia e Ciência

Professor itabunense participa de Certificação Internacional em Kettebell

O professor de Educação Física Tiago Carvalho participa, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, em São Paulo, de capacitação e provas para Certificação Internacional em Kettlebell Training. A capacitação, que recebe a nomenclatura de CKT 1 é conduzida pelo presidente da Confederação Internacional de Kettlebell & Fitness (IKFF), Steve Cotter.  O evento de certificação será realizado na Companhia Athletica Unidade Kansas/Brooklin, 
em São Paulo e, segundo Tiago Carvalho, que representa a Brutal Strength and Conditioning em Itabuna sua participação tem a finalidade de se manter sempre atualizado nesta modalidade de atividade de educação física e prestar um serviço de qualidade aos alunos. “Nosso objetivo é conhecer o que há de mais moderno e eficiente no mundo”, destaca.

PARABÉNS MARCELO GANEM!

Hoje (28) toda a população do sul da Bahia está de parabéns, pois é o aniversário de nosso artista maior, Marcelo Ganem. O homem da Serra do Jequitibá! Que Deus, meu amigo Marcelo, Lhe dê muita paz, saúde e alegria. Parabéns!

Que a paz volte a reinar em Buerarema!

Prefeitura e Instituto Sofrê lançam o maior projeto habitacional de Itagibá

Serão construídas inicialmente 150 casas em área cedida pelo município 

O maior projeto habitacional da história de Itagibá foi apresentado a centenas de pessoas pela Prefeitura de Itagibá e Instituto Sofré, no ginásio de esportes local. Serão construídas, inicialmente, 150 casas, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida-entidades, em uma área de 5,5 hectares, cedida pelo município. O Instituto Sofrê, entidade habilitada no Ministério das Cidades, apresentou o projeto, logo aprovado pelo Governo Federal.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Todeschini inaugura nova loja em Itabuna

A mansão da Avenida Félix Mendonça, 755, no bairro Góes Calmon, em Itabuna, passará a ser o endereço da Todeschini na cidade, a partir desta quarta-feira, dia 28, às 19 horas. Os empresários Katiana e Paulo Ganem inauguram a nova loja da marca de móveis modulados com o lançamento da Coleção Identidade, inspirada nas raízes brasileiras, histórias, cores e formas de um país que tem em seu DNA a diversidade.

Greve em Ilhéus continua

Como até o momento o prefeito de Ilhéus não sinalizou para a assinatura do acordo de campanha salarial para acabar com a greve geral que já dura cerca de 40 dias, os servidores públicos municipais decidiram realizar uma caminhada nesta quarta-feira (28) pelas ruas da Avenida Princesa Isabel. A concentração será às 8 horas da manhã, na avenida Itabuna, no prédio denominado de Carandiru, seguindo pelas ruas do bairro até a praça J.J.Seabra, em frente ao Palácio Paranaguá, onde haverá uma assembleia para decidir as novas ações do movimento.

PASTOR RINALTON LANÇA SEU PRIMEIRO CD GOSPEL

Pastor Rinalton Carvalho
O pastor Rinalton Carvalho da Igreja Batista Peniel, bairro Conceição lançou o seu primeiro CD Gospel, intitulado “Jesus Virá”.

O pastor Rinalton Carvalho informou a este blog que a venda do disco será revertida em favor da construção da Igreja Batista Peniel em terreno próprio na Avenida Pedro Jorge 530, bairro Pedro Jerônimo.

Este trabalho evangelístico está sendo feito com uma visão de resgatar os jovens deste bairro que seguiram o caminho errado. Pois Jesus disse: “Portanto ide e fazei discípulos batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espirito Santo” é esta a visão dessa campanha tão árdua.

Para apresentação em outras igrejas, ou eventos gospeis, ou adquirir o CD, o interessado em ajudar ou contribuir pode solicitar o disco através do número (73) 8823-7129, (73) 9963-8977ou  pelo e-mail: pastorrinalton@hotmail.com, que Deus abençoe a todos vós        


    

EMPRESÁRIOS DE ITABUNA FAZEM MOBILIZAÇÃO PELA NÃO APROVAÇÃO DAS CONTAS DE AZEVEDO

Empresários: Luiz Ribeiro (Presidente ACI), Eduardo Fontes e Carqueja
Na reunião da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) realizada na noite de ontem (26) o vereador César Brandão atendendo um apelo dos empresários declarou que é favorável ao voto aberto no Legislativo Itabunense, e declarou seu voto contra as contas (2011) do ex-prefeito Capitão Azevedo.

O encontro, sobre este tema, que foi muito acirrado e amplamente debatido, coordenado pelo novo presidente Luiz Ribeiro, a entidade tomou por unanimidade a decisão, junto a outras entidades de classe em favor de uma ampla mobilização para não aprovação das contas do ex-prefeito que foram indeferidas, tecnicamente, pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).   

Apesar do vereador César Brandão, líder do governo, expor que a questão não é técnica, mas, sim, politica, os empresários entram com a mobilização defendendo o voto aberto, e que a Câmara de Itabuna vote as contas de acordo ao parecer conclusivo do Tribunal de Contas do Municípios.

A mobilização a partir de hoje (27) já faz parte das redes sociais (Facebook), com os empresários vigilantes de olho na posição dos vereadores. “Esse tipo de coisa já aconteceu nas gestões de Geraldo Simões, Fernando Gomes e agora com Azevedo, agora vamos acabar com isso” foi a voz unânime de muitos empresários revoltados  com ação, segundo eles, esdruxula dos vereadores de Itabuna.  


   

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Ilheenses têm atendimento compartilhado de saúde

Em parceria com o Ministério da Saúde, a Prefeitura de Ilhéus oferece atendimento com clínico geral, psicólogos, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, assistentes sociais, educadores físicos, psiquiatras e pediatras.      

Estudo comprova que revisão dos servidores não causará impacto na folha de Ilhéus

Um estudo feito pelos sindicatos de todas as categorias de servidores públicos municipais referente à folha de pagamento do mês de julho desse ano da Prefeitura de Ilhéus comprovou que a reposição salarial de 5,84% para os servidores e 7,97% para os professores, conforme determina a lei, não causará impactos significativos e nem vai ultrapassar o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. O estudo foi apresentado ao governo municipal durante reunião realizada na manhã desta segunda-feira (26) entre os sindicatos de todas as categorias e os secretários municipais de Administração, Ricardo Machado, e Planejamento, Joaquim Bastos, para discutir sobre o fim da greve geral que já dura 36 dias.

ARTIGO DE ORNAN LAPA SERAPIÃO


...............MINHA CIDADE


Itabuna é uma cidade que positivamente não dá sorte com os seus gestores.  Entra prefeito, sai prefeito, e a toada é sempre a mesma: acusações contra o gestor anterior, enquanto as nossas ruas, praças, e principalmente a nossa gente, ficam todos completamente abandonadas. Infelizmente assim tem sido as últimas décadas.
E o absurdo continua. ruas e praças imundas, quando chove apelamos para Deus porque não sabemos se aqui existe a Defesa Civil. A saúde, bem... Não se pode falar em saúde, sem que haja referência aos esgotos a céu aberto, a falta de água potável, acessibilidade aos locais mais íngremes e equipamentos públicos. Esse conjunto e outros compõem a saúde pública, a exemplo da bagunça no transporte público chega a ser irritante com os congestionamentos em todos os sentidos. Na direção bairro centro saindo do São Caetano, por exemplo, existem gargalos na rotatória e na ponte. Acesso para a Avenida do Cinquentenário e demais artérias do centro da cidade, se a opção for via Bairro Conceição pela ponte que dá acesso à Juraci Magalhães, em nada percebemos melhoras, ao contrário, em qualquer sentido nos deparamos com os engarrafamentos e gargalos existentes por falta de uma engenharia que facilite o transito. E assim acontece em toda a cidade. Fiscalização precária, ninguém assume nada, lixo por toda parte. Um verdadeiro descaso.... !
O que falar do rio Cachoeira? Ali muitas famílias tiravam o sustento para os filhos: lavadeiras, pescadores, a água era de razoável qualidade. Ali também tomávamos banho, pescávamos, enfim, vivia-se melhor, com mais qualidade de vida porque o clima assimilava a influência do rio. Hoje, quando olhamos o Cachoeira cantado em verso e prosa, somos tomados pela tristeza. Resta sujeira, dejetos despejados, o mato cobrindo o seu leito, sufocando-o. Lamentavelmente, nosso rio é um paciente de UTI, sem direito a assistência ou remédio que possa curá-lo. Triste, muito triste.
Na verdade, nós itabunenses que aqui nascemos, crescemos, criamos família e contribuímos com a cidade, não temos que sentir vergonha do estado em que se encontra Itabuna, ao contrário, devemos todos reagir e dizer a essa gente que nos respeitem, cumpram com suas obrigações, assim como cumprimos as nossas. Não dá mais para conviver com a sujeira, falta de saneamento, violência, descaso com a fonte de vida que é o Rio. É humanamente impossível continuar vivendo sem assistência médica, sem transporte de qualidade, sem segurança, enfim, conviver com a insensibilidade dos gestores, a letargia da Câmara Municipal, onde estão assentadas pessoas eleitas por nós e que após o pleito desaparecem em meio a reuniões, viagens e banquetes, sem sequer dar-se conta de seus compromissos.
Temos orgulho de Itabuna. Amamos a nossa cidade. E aos Senhores Gestores e representantes do povo, resta adotarmos as providências.
 Do jeito que está não dá mais. Não dá mais!

Ornan Lapa Serapião dos Santos, é filho de Itabuna, administrador de empresa,  professor, e sindicalista.




domingo, 25 de agosto de 2013

PRODUTORES DE BUERAREMA E INDIOS CLIM CONTINUA TENSO

O clima na cidade de Buerarema no Sul da Bahia, distante 17 quilometros de Itabuna,  continua sem controle e muito tenso, mesmo,  com a presença da Força Nacional. No dia de ontem (24) durante todo o dia os confrontos foram muitos, por parte dos produtores que estão assentados na praça principal da cidade com barracas de lona, porque  tiveram suas propriedades tomadas de assalto pelos supostos indios.
 
Caso, não se resolva a questão ou seja tomadas providencias mais energicas por parte do Governo Federal, neste municipio poderá acontecer o pior, que é o derramamento de sangue, entre indios e produtores, por que eles  estão se armando para isso.
 
Ontem, na cidade produtores, e o povo que está de seu lado, atearam fogo em duas casas no centro da cidade pertencentes aos indios, além dos  vândalos aproveitarem para  saquear, novamente, a Cesta do Povo, que é  uma  instituição mantida pelo Governo do Estado. O povo tmbém está disposto a implodir a ponte sobre o Rio Macuco e que liga a BR-101, se o governo não tomar logo as provideencias e dizer de quem é a terra, já em mãos dos produtores, passando de pai para filho.
 
Todos esses fatos foram mostrados numa reportgem na noite deste sábado(24), pela afiliada da Rede Globo, localizada em Itabuna, TV Santa Cruz. O povo revoltado já está preparado para enfrentar  os indios e bandidos, fazendo justiça  com as próprias mãos. Os conflitos já vão completa 30 dias..    

Franklin Martins e Carlos Martins juntos em seminário

O jornalista Franklin Martins, ex-ministro de Comunicação do governo Lula, participa de uma mesa de debates sobre conjuntura econômica e política do Brasil, no próximo dia 30 de agosto (sexta-feira), no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador. 

Além do jornalista, também fará parte da mesa, o economista Carlos Martins, presidente da Companhia de Transporte de Salvador (CTS) e ex-secretário da Fazenda. Carlos Martins fará um recorte sobre economia baiana e o papel do Fisco. 

PARABÉNS ORLANDO CARDOSO!

Ética e humildade duas grandes virtudes que o ser humano deve ter. E, essas você tem! Parabéns, Orlando Cardoso, que  Deus nosso Pai Supremo, Lhe dê muita saúde, paz e anos de vida, pelo seu aniversário hoje (25)!

Aqui, a foto flagra, o radialista Orlando Cardoso, entrevistando o ex-presidente da Emasa, Alfredo Melo no "640" seu programa da Rádio Difusora Sul da Bahia. Depois dessa, se tornaram grandes amigos 

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...