Vamos salvar o Rio Cachoeira! É o nosso maior patrimônio. Não jogue lixo em seu leito. Povo limpo, cidade civilizada... Vamos preservar a nossa história.

sábado, 10 de agosto de 2013

STF decide se condenações do Mensalão poderão ser revistas

O julgamento dos recursos dos 25 condenados no processo do mensalão começa quarta-feira com a discussão sobre a possibilidade de mudar a sentença de condenação de 11 réus. Os ministros vão decidir se é legítima a análise de embargos infringentes no Supremo Tribunal Federal (STF).
Embora esse recurso esteja previsto no Regimento Interno da Corte, ele não figura em lei desde 1990. Se o STF aceitar julgar os embargos, réus condenados que tiveram ao menos quatro votos pela absolvição terão direito a novo julgamento, com reexame das provas e chance de reverter parte da condenação.
Teriam direito ao recurso João Paulo Cunha, João Cláudio Genú e Breno Fischberg, por lavagem de dinheiro; e José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares, Marcos Valério, Kátia Rabello, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz e José Roberto Salgado, por formação de quadrilha. A discussão deve abrir a nova fase do julgamento. Se o STF aceitar julgar os embargos infringentes, Dirceu poderá passar do regime fechado de prisão para o semiaberto.(Carolina Brígido, O Globo)

Jabes Ribeiro divulga carta aos ilheenses

Diante da situação de greve dos servidores municipais de Ilhéus e em meio à paralisação de parte dos serviços públicos, o prefeito Jabes Ribeiro divulgou hoje, dia 9, carta aberta à população na qual manifesta preocupação com a grave crise financeira do Município e reafirma a disposição para o diálogo com os servidores e a sociedade e o compromisso com a reorganização da cidade. Na carta, o prefeito admite que todos sabiam da difícil  situação da Prefeitura, mas afirma que encontrou o quadro de total desorganização das contas públicas superou todas as expectativas.
Nesse contexto, Ribeiro sugere que existem dois caminhos na busca de solução para a crise. Primeiro, “deixar tudo como está e repetir o modelo que sucateou os serviços públicos a níveis intoleráveis, que levou a rejeição das contas de Ilhéus no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), nos últimos cinco anos”. O segundo caminho, conforme o prefeito, é “promover avanços e adotar medidas inadiáveis que garantam o pagamento sem atrasos dos salários dos servidores e serviços públicos de qualidade, priorizando investimentos em saúde e educação”, além de preparar o município para receber as obras estruturantes do Complexo Intermodal Porto Sul.
O prefeito destaca o esforço que tem empreendido para a formulação do Pacto por Ilhéus, com a participação da sociedade civil organizada. “Abrimos as contas da Prefeitura, fortalecemos a transparência na administração e atendemos a tudo que nos foi solicitado, respeitando os preceitos legais”, afirma. Por outro lado, Jabes lamenta que mesmo estando em pleno  processo de negociação e de construção do entendimento, “os sindicatos conduziram os servidores a uma greve, apresentando uma pauta que, se atendida, fará com que a folha salarial consuma mais de 70% da arrecadação municipal, ferindo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF”, que limita os gastos com pessoal em, no máximo, a 54% das receitas correntes líquidas, no sentido de viabilizar serviços públicos essenciais à população.
Por fim, o prefeito cita as divergências em relação ao percentual de despesa com pessoal no orçamento da Prefeitura e enfatiza que aguarda parecer de consulta feita ao TCM para que esclareça as dúvidas geradas pelos sindicatos representantes dos servidores municipais. “Continuamos com as mãos estendidas ao diálogo com todos. Com paciência, trabalho e clareza de objetivos, Ilhéus sairá mais forte”, conclui Jabes, na Carta aos Ilheenses.
       
DASecretaria de Comunicação Social (Secom)-Ilhéus – 09.08.2013   


sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Prefeito de Ilhéus encaminha reivindicações de tupinambás

Jabes Ribeiro enviou ofício ao governo do Estado solicitando audiência dos Tupinambás com o governador Jaques Wagner e encaminhará reivindicações a secretários municipais
 O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, detalhou, durante encontro com representantes dos índios Tupinambá aspectos da situação financeira do município lhes garantiu que irá encaminhar as solicitações do grupo às secretarias municipais para que sejam tomadas das devidas providências. A audiência solicitada pela população indígena ocorreu na manhã desta sexta-feira, dia 9, no Centro Cultural de Olivença, com a presença de representes do Ministério Público, da Fundação Nacional do Índio (Finai), da Secretaria Municipal de Cultura (Secut) e o presidente da Câmara de Vereadores, Josevaldo Machado (PC do B).

Mulher morre no trânsito no centro de Itabuna

Um acidente ocorrido às 5h40 da manhã, no centro de Itabuna, tirou a vida de uma funcionária do Hospital Calixto Midlej Filho. Thayzane Ferreira, 27 anos, a vitima estava no banco do carona do Ford Fiesta conduzido pelo seu marido Thiago Sacerdote, que confessou invadir o sinal no cruzamento entre a Rua Alício de Queiroz e a Avenida do Cinquentenário.

O carro acabou atingido na lateral por um ônibus da empresa São Miguel.O motorista do Fiesta saiu ileso, mas, com o susto, Thayzanne sofreu parada cardíaca. O Samu foi acionado e enviou duas ambulâncias, que – segundo testemunhas – chegaram dez minutos depois. Com a tentativa de reanimar a vítima por mais de uma hora, no próprio local, não conseguindo, levou-a para o Uospital Calixto Midlej e de lá para o Hospital de Base, onde a jovem senhora  acabou falecendo.  Nem o motorista nem os passageiros do ônibus sofreram ferimentos.


No programa Jota Silva, na manhã de hoje (09), o radialista, através da Rádio Jornal de Itabuna,  anunciou que o Hospital onde a vitima trabalhava lhe negou assistência. A vida em Itabuna, como vê não está valendo nada. Os médicos, em sua maioria, não estão cumprindo o juramente, que é o de salvar vidas antes de tudo. O juramento hoje é dinheiro na frente. É por essas e outras que o Governo Federal resolveu  contratar profissionais de saúde de outros países.     

Informações e foto: Azulzinhonotícias

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

CANTOR MORENO DO CAPRICHO PEDE RETRATAÇÃO À IMPRENSA



Moreno do Caprixo, não tem nada haver
Um homem com o mesmo apelido do cantor de arrocha foi preso, em uma batida pela Policia Militar em Ilhéus. Com isso, irresponsavelmente, muitos órgão de imprensa publicaram a ocorrência dizendo, tratar-se do cantor Moreno do Caprixo, o que não aconteceu, pois, o verdadeiro “Moreno” que foi preso, trata-se de um marginal, este da foto.



Não tem nada a haver com o cantor, que ficou muito abatido e chateado com o erro imperdoável da imprensa regional. Esse é um fato para que muita gente cheque de onde saiu à informação.  



O preso foi este!
A realidade é que a ética de alguns comunicadores   está perdendo pela ambição de fornecer a noticia em tempo real. Calma, o que muitos dos seres humanos têm de preciso é a sua honra.



Dando entrevista em uma das emissoras locais de Itabuna, hoje (08) pela manhã, o cantor muito chateado solicitou aos órgãos de imprensa que “pisaram na bola” a retratação. Não foi o nosso caso.


CIDADÃO (A) DE RUAS RECOLHIDOS EM ILHÉUS

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social está tentando localizar a família do jovem para tomar as devidas medidas de atenção ao cidadão em situação de rua.

A Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias de Desenvolvimento Social (SDS) e de Saúde (Sesau), em parceria com a Polícia Militar, conseguiu realizar uma intervenção assistencial com o jovem Anderson de Andrade Conceição, que vive em situação de rua. A equipe, formada por psicólogos e assistentes social, acolheu o cidadão e o encaminhou ao Hospital Geral Luiz Viana Filho para avaliação médica, na terça-feira, dia 06. Toda a ação ocorreu no período das 8 às 13h30.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

PARABÉNS BARÃO!

Hoje (7 de Agosto) é um dia especial, é aniversário do jovem José Raimundo Tavares Miranda, o nosso popular Barão, ex-funcionário da Emasa e agora um dos grandes assessores do líder do governo na Câmara, vereador César Bandão.

A Barão, um grande amigo, desejamo-o, ao lado de sua esposa Maria,  muitos anos de vida, felicidades, paz e saúde.

Parabéns Barão! que Deus, nosso Pai Supremo lhe dê muitas vitórias! É a pequena homenagem, singela, deste blog.    

Presidente do TSE quer suspensão de repasse de dados de eleitores à Serasa

Ministra Cármen Lúcia pedirá uma análise do plenário do Tribunal sobre acordo que permite à empresa privada ter acesso a informações de 141 milhões de brasileiros
  
Brasília - A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, defendeu nesta quarta-feira, 7, a suspensão imediata do repasse de dados de eleitores para a Serasa Experian e quer que o plenário da corte analise o acordo, revelado pelo Estado nesta quarta. A parceria, publicada no Diário Oficial da União do dia 23 de julho, prevê que a empresa pode fornecer as informações de 141 milhões de brasileiros aos seus clientes, embora o documento diga que cabe às partes zelar pelo sigilo dos dados.

Veja também:

DENÚNCIA DE TERRENOS INVADIDOS NO JÓIA DO ATLÂNTICO

O Loteamento Jóia do Atlântico, em Ilhéus, região norte, seus moradores estão reclamando do abandono em que o local se encontra, esquecido pela Poder Publico Municipal.   Sem nenhuma anuncio de  benfeitoria por parte da administração municipal, os moradores já estão até pensando em fazer um manifesto, na BA-001, que liga este município a Itacaré, para chamar  a atenção das autoridades.

Invasões de terrenos

Outra grande queixa da população local é a de invasão de alguns loteamentos por parte de gente estranha. Neste sentido, os moradores  chamam a atenção de proprietários de terrenos nas imediações do Clube, onde vem acontecendo maior incidência. O local está quase totalmente abandonado, diz um dos moradores preocupado com a irregularidade, e a falta de infraestrutura do loteamento, que é um dos mais importantes de Ilhéus.  

José Serra cumpre em Salvador agenda de pré-candidato

O ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB-SP), viaja amanhã (6) para Salvador, onde visitará as Obras Sociais Irmã Dulce, no Largo de Roma.
Na agenda de Serra, que mais se assemelha agenda de pré-candidato a presidente, consta um passeio pelas unidades da instituição, entre elas a Enfermaria de Oncologia, o Núcleo de Fisioterapia e o Centro de Reabilitação de Deficientes (CRDF). Ele deve conhecer ainda o campo de futebol que será a futura Unidade de Radioterapia e Quimioterapia.
Apesar de economista por formação, Serra já foi ministro da Saúde e sempre buscou discutir temas da área. Ele também foi candidato à Presidência da República por duas vezes. (Diário do Poder)

TRISTE ITABUNA!

Quase tudo em Itabuna é fora!
Portanto, veja:

-Carne do Sol de Itororó!
-Farinha de Buerarema!
-Caranguejo de Canavieiras!
-Praias de Ilhéus!
-Cinema de Ilhéus!
-Teatro de Ilhéus!
-Centro de Convenções de Ilhéus!
-Mercadão de Ilhéus!
-Surf de Itacaré!
-Chocolate de Ilhéus!
-São João de Ibicuí!
-Carnaval de Salvador
-Hortifrutigranjeiro do ES! 
-Vice-Prefeito de Iaçu!
e Prefeito de Cipó!


Não é para sorrir! A coisa é séria.

Reforma política tem apoio de 85% da população, aponta o Ibope.

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) divulgou nesta terça-feira pesquisa feita pelo Instituto Ibope que aponta o apoio de 85% da população brasileira à realização da reforma política, com validade já para as eleições de 2014. Contratada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que integra o MCCE, a pesquisa dá aval à coleta de assinaturas para um projeto de reforma política de iniciativa popular defendido pelo movimento.

Mega-Sena acumula e paga R$6,7 milhões na quinta-feira

A Caixa Econômica Federal informou que nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 1.518 da Mega-Sena, sorteadas ontem (6) em Brasília (DF). Com isso, o sorteio desta quinta-feira (8) pagará R$ 6,7 milhões.
Os números sorteados foram:
08 – 09 – 28 – 41 – 48 – 55
Apesar de nenhum bilhete ter acertado as seis dezenas, 28 apostas fizeram a quina e vão levar R$ 36.256,85. Outras 2.892 fizeram a quadra e vão levar R$ 501,47
  Nesta semana, em comemoração aoDia dos Pais, a Mega-Sena realiza mais dois sorteios. Os concursos 1.519 e 1.520 serão sorteados excepcionalmente na quinta-feira (8) e sábado (10), respectivamente.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

O ADEUS DE WELDON SETENTA

Weldon,foto,da coluna, de Eduardo anunciação 
Após vários dias internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Calixto Midlej Filho, Weldon Souza Setenta, 86 anos, faleceu nesta madrugada de terça-feira (6) e foi sepultado às 17h, com um grande acompanhamento.

O corpo de agricultor que foi velado no SAF, durante todo o dia de hoje, veio a óbito devido a  complicações respiratórias. foi sepultado, momentos atrás,  no Cemitério Campo Santo, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.


Weldon Setenta, como um grande defensor das questões dos cacauicultores, dirigiu  o Sindicato Rural e também, o Conselho Nacional dos Produtores de Cacau (CNPC), candidatou-se também a prefeito de Itabuna, doou o terreno e ajudou a construir o Parque de Exposições Antônio Setenta, hoje dirigido por seu sobrinho Wallace Setenta.

Caravana Canto das Letras estimula prática da leitura em Ilhéus




 Até o sábado, 17 de agosto, três oficinas gratuitas, um sarau, um espetáculo e muitas caminhadas poéticas vão marcar a passagem do projeto do coletivo Criaturas Alaranjadas Cia de Teatro.

Na próxima segunda-feira dia 12, Ilhéus vai amanhecer com livros espalhados por bancos de praça, portas das casas e espaços públicos. São as boas-vindas da Caravana Canto das Letras, projeto do coletivo Criaturas Alaranjadas Cia de Teatro, contemplado pela Bolsa Circulação Literária da Biblioteca Nacional/Funarte 2012, que chega à Princesinha do Sul, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (Secult).  Até sábado, dia 17, os ilheenses vão contar com uma programação cultural que envolve oficinas, sarau, talk-show e musical, com o objetivo de disseminar o gosto pela leitura.

Deputado quer definir horário para a entrega de mercadorias


Projeto de Coronel Gilberto obriga fornecedores a regularizar atendimento aos clientes

O projeto de lei apresentado pelo deputado Coronel Gilberto Santana (PTN), que obriga os fornecedores de bens e serviços da Bahia a fixar data e turno para a entrega dos produtos ou realização dos serviços aos consumidores, tem o objetivo de reduzir irresponsabilidades e abusos. "Não são raras as circunstâncias em que o consumidor depara-se com a livre estipulação dos fornecedores ou prestadores de serviço, vendo-se obrigado a aguardar em sua residência a prestação do serviço ou a entrega do produto adquirido por vários dias consecutivos", explicou ele na justificativa do documento.

NOVO SECRETÁRIO DA SAÚDE ASSUME NESTE DIA 07

O prefeito Claudevane Moreira Leite  de Itabuna dará posse, nesta quarta-feira, 07, ao novo secretário da Saúde Plínio Adry

A solenidade está programada para as 17h, e ocorrerá na Secretaria de Saúde, na rua Barão do Rio Branco, 112, centro, Itabuna. Adry vai substituir a Renan Araújo.


O novo Secretário,  já foi diretor da 7ª Dires e exerceu a função no segundo governo de Fernando Gomes, portanto tem vasta experiencia no setor. 

O sistema de saúde deste municipio, assim como, todo o país, está completamente à deriva, por isso Plínio Adry vai encontrar muito pepino pela frente.

Programa Saúde Ocular na Escola beneficia alunos do PROEJA em Itabuna


Foi firmado recentemente um convênio de cooperação técnica entre a Fundação Regina Cunha, que tem como principal mantenedor o DayHORC – Hospital de Olhos Ruy Cunha, e a Prefeitura de Itabuna, via Secretarias Municipais da Educação e da Saúde. Trata-se do Programa Saúde Ocular na Escola, que objetiva garantir atendimento oftalmológico completo para alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) de Itabuna. O Secretário Estadual de Saúde, Jorge Pereira Solla, reafirmou o apoio da SESAB às iniciativas da Fundação.   

A NINGUÉM É DADO O DIREITO DE BRINCAR DE DEUS

Como cristão – católico praticante – aprendi desde cedo que Deus é o único responsável pelas nossas vidas. A Ele também é dado o direito sobre quando deveremos parar de viver, descansar, segundo alguns. Ao homem, quando transgride esse mandamento, é julgado e apenado pelas leis dos homens. Mas existem algumas exceções escritas e outras não escritas, e estas são as piores.

Mesmo aqueles que dizem ser mais chegados a Deus, gozando de privilégios de atender a Seu chamado e conversar com Ele têm esse poder. Mesmo que acumulem essa pretensa regalia – como querem alguns – com a prefeitura de Itabuna, pode ir tirando seu “cavalinho da chuva”, pois o castigo virá a galope, como mostram as pesquisas.
-- 
http://www.ciadanoticia.com.br

Secretaria da Agricultura implode

Ruy Machado, o homem forte de todos os governos!  
O vereador Ruy Machado, ex-presidente da Câmara, entrou em rota de colisão com o Secretário de Agricultura, Lanns Alves de Almeida Filho, do Governo Vane, em consequência do mesmo querer nomear apaniguados seus para aquela Secretaria, não encontrando receptividade por parte do titular daquela pasta; tendo em vista que a Secretaria está com superlotação de funcionários, sendo que o vice prefeito Wenceslau Júnior e  o Presidente da Câmara, Aldenes Meira, empregaram mais de  30 pessoas entre comissionados (na faixa de quatro mil e quinhentos reais) e, aproximadamente, mais de dois mil quinhentos reais para os outros cargos.

O Secretário Lanns Alves mandou que o vereador Rui Machado fosse se queixar  ao prefeito Vane das Mudanças e ao vice-prefeito Wenceslau Júnior   responsáveis pelas nomeações. 

No ritmo  que vai  a Secretaria de Agricultura,  a mesma, caminha para o desmoronamento total, superlotada de funcionários fantasmas. 



Itagibá recebe retroescavadeira e inicia renovação da frota

Itagibá recebeu o primeiro dos três equipamentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do Governo Federal. Uma retroescaveira foi entregue com festa pelo prefeito Marcos Barreto (Marquinhos) no sábado (03). Ainda serão recebidas uma patrol e uma caçamba.

Heraldo Rocha alerta que governo gasta pouco em educação

“O futuro dos baianos está sendo condenado pelo baixo investimento estadual feito em educação”,  a afirmativa é  do vice-presidente estadual do Democratas, Heraldo Rocha, diante de dados oficiais que informam que a Bahia gasta por aluno praticamente a metade de estados menores, como Amapá, Roraima, Espírito Santo, Sergipe e Santa Catarina.
“A Bahia investe R$ 3.366,39 por aluno/ano, enquanto o Amapá destina R$ 6.477,85”, exemplifica Rocha, destacando que o estado baiano ocupa a vigésima-terceira posição entre as 27 unidades federativas do Brasil quanto ao investimento relativo à educação.
“Essa falta de prioridade se reflete no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Somos o 25º no ensino fundamental inicial, o 23º no ensino fundamental final e o 20º no ensino médio. Estamos no fim da fila”, lamenta o ex-deputado estadual. Para ele, a questão educacional não pode ser desprezada porque dela depende o futuro da Bahia. “É o destino de nossos jovens que está em jogo”, observa.
Da assessoria-06.08.13

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

AMANHÃ É ANIVERSÁRIO DE ORNAM LAPA

Ornam Lapa
É por isso que Ornam Lapa Serapião é um grande defensor dos idosos, aposentados e pensionistas, nasceu no dia 06 de Agosto, dia de Bom Jesus da Lapa.

 Juntamente com a sua esposa Nilza Coutinho sempre defenderam e defendem àquelas pessoas que chegam na fase mais sensível da vida. É nesta época  que muitas são abandonados e jogados à solidão.

É ai que aparecem Ornam e Nilza Coutinho Serapião para ampará-las, não por obrigação, mas com muito carinho e afeição, com a força das instituições que eles criaram e deram vida.

Caminhando sempre na defesa dos mais necessitados,  seja na aposentadorias ou nos benefícios,  além do amparo jurídico que os nossos queridos amigos da nova vida merecem.

Parabéns Ornam Lapa Serapião, que Deus, nosso pai Supremo e Bom Jesus da Lapa, o conserve para sempre no Reino da Sua Glória.  Parabéns! Parabéns! Hoje estamos em festas!!!

Ilheenses discutem políticas culturais em Conferência Municipal

Durante a III Conferência Municipal de Ilhéus, artistas, poder públicos e sociedade civil discutiram os dois eixos temáticos propostos pelo governo federal, e aprofundaram o debate sobre o PPA
A aprovação de propostas capazes de contribuir para a elaboração de políticas públicas culturais para os próximos anos foi um dos principais destaques da III Conferência Municipal de Cultura de Ilhéus, realizada no último final de semana (2 e 3 de agosto), no Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME). Além de encaminhar novas proposições, os participantes também elegeram três delegados que estarão representando o município na conferência territorial, prevista para acontecer na cidade de Itabuna, nos dias 30 e 31 deste mês. Na sexta-feira (2/08), a conferência atraiu 140 pessoas e no sábado (dia 3), cerca de 80.

Filho de ditador gasta em compras o dobro da dívida que Brasil quer perdoar

Quando Ali Bongo assumiu a presidência do Gabão, quatro anos atrás, a Embaixada dos EUA em Libreville reportou a Washington um roubo de R$ 84 milhões (€ 28 milhões) no Banco Central regional, que atende a oito países da África Central.
Os diplomatas americanos registraram em documento – disponível nos arquivos do WikiLeaks – a versão corrente na época: o ditador gabonês Omar e seu herdeiro Ali foram os beneficiários, e usaram parte dos recursos para financiar partidos políticos franceses, apoiando inclusive o então presidente da França, Nicolas Sarkozy.

Greve em Ilhéus continua

Em assembleia realizada na manhã desta segunda-feira (05), os trabalhadores de todas as categorias de servidores públicos municipais de Ilhéus decidiram permanecer em greve por tempo indeterminado e durante toda a semana estarão realizando mobilizações pela cidade, caso o prefeito Jabes Ribeiro insista em não apresentar uma proposta de reposição salarial das categorias. E nesta terça-feira, pela manhã, será realizada uma nova caminhada pelas ruas do centro da cidade, como forma de mostrar para os ilheenses os motivos da greve e a necessidade do fechamento do acordo, para que os servidores voltem às suas atividades normais.

CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRÃO

Veja como ficou a classificação atualizada do Campeonato Brasileiro 2013

JORNALDAMÍDIA.COM.BR - O Botafogo retomou a liderança do Campeonato Brasileiro 2013, agora de forma isolada, ao vencer o Vasco por 3 a 2, no Maracanã. O alvinegro foi a 23 pontos. O segundo lugar ficou com o Cruzeiro, com 21, seguido do Coritiba, com 20 e o Internacional, com 19. Na zona de rebaixamento estão Atlético-MG, São Paulo, Portuguesa e Náutico. Confira a tabela de classificação atualizada:
classificacaoSerieA0408.1

Una completou 89 anos emancipação política

O município de Una, no Sul da Bahia, completou no último dia 02 de agosto 89 anos de história, de trabalho, de lutas, de conquistas e de vitórias. Para lembrar a data, a prefeita de Uma, Diane Risciolelli, participou de diversas atividades na cidade, como a missa festiva, celebrada da Igreja de São José, inauguração da incubadora pública, um projeto em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), e ainda distribuição de mudas. Participaram das solenidades de comemoração do aniversário de Una secretários municipais, vereadores e a comunidade em geral, representantes da Uesc, além da deputada estadual Ângela Sousa (PSD) e do prefeito de Canavieiras, Almir Melo.

Exposição no Jequitibá revela olhares

Exposição no Jequitibá revela olhares, emoções,
sorrisos e lágrimas registrados por Sandro Andrade
Exposição fotográfica acontece no shopping de 8 a 22 de agosto

De 8 a 22 de agosto, quem percorrer os corredores do Shopping Jequitibá, em Itabuna, vai se encontrar com a sensibilidade e a arte do fotógrafo Sandro Andrade. São expressões de olhares, emoções, sorrisos e lágrimas, registrados pela sensibilidade e com a marca do profissional. A exposição “Sentimentos” mostra o trabalho de um dos mais premiados fotógrafos do País, especialista em casamentos. Sandro Andrade começou a fotografar por acaso e a arte tornou-se uma paixão. Ele se destaca com uma proposta de cobertura fotográfica dinâmica, alegre, emocionante e cheia de detalhes. É esse cenário que vai estar exposto em Itabuna nos próximos dias.

“Minha preocupação é transformar um álbum de casamento na sua memória impressa do dia mais emocionante da sua vida”, afirma. A exposição acontece semanas depois de ele ter obras premiadas pela Fearless Wedding Photographers (Fotógrafo Sem Medo), um dos mais importantes diretórios de fotografia de casamento do mundo. Seus trabalhos concorreram entre 11 mil imagens de casamentos, registradas em todas as partes do planeta. A entidade tem cadastrada pouco mais de 900 fotógrafos, mas apenas 50 são brasileiros. Além da Fearless, o professional já foi aceito por entidades como Wedding Photojournalist Association (WPJA), International Society of Professional Wedding Photographers (ISPWP) e WPS Photography.

Somente este ano, o fotógrafo já teve sete imagens premiadas internacionalmente - quatro pela Fearless e três pela WPS. Também foi premiado no maior congresso de fotografia de casamento da America Latina, o Wedding Brasil, realizado em SP, ficando em 4º lugar e recebendo menção honrosa pelo trabalho realizado.

Por - Maurício Maron