sábado, 3 de agosto de 2013

SINDICATO DOS TAXISTAS FAZ SÉRIAS DENUNCIAS CONTRA A SETRAN

O presidente  do Sindicato dos Taxista de Itabuna, Eduardo Cardoso, bastante revoltado, fez sérias denuncias  contra à Secretaria de Transito do Município,  hoje (03), no programa "Resenha  Geral" apresentado, pelo  radialista Roberto de Souza, através da Rádio Difusora Sul da Bahia. Eduardo com forte documentação das irregularidades  cometida pela Setran,em mãos, disse que vai levar o assunto ao conhecimento da Policia Federal. 

As denuncias são feitas devido a liberação de doze alvarás, só nesta gestão, de forma irregular, além das que foram liberadas na gestão anterior. Outra revolta do presidente da categoria  dos  taxistas é da humilhação que os proprietários dos veículos vêm sofrendo para a renovação  dos documentos de licença, através de torturas psicológicas; "Isso não é possível, é um grande desrespeito ao cidadão (a) e o Prefeito Vane tem que tomar conhecimento" , disse, enfatizando  que eles só falam da "mafia dos alvarás" da gestão anterior, "e estão fazendo o mesmo", protestou! 

DIA DOS PAIS NO JEQUITIBÁ!


sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Bahia é o Estado que receberá mais médicos do programa do governo federal

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira a lista de municípios selecionados para receberem profissionais brasileiros inscritos no Programa Mais Médicos. Na seleção do primeiro mês, foram selecionadas, em 626 municípios, 1.753 vagas. Destas, 51,3% estão em municípios de maior vulnerabilidade social do interior e 48,6% nas periferias de capitais e regiões metropolitanas. Todas as regiões contempladas neste primeiro mês de seleção estão entre as prioritárias do programa.

Claudia Leitte usa esquema de empresas para captar dinheiro do governo federal

Vários credores estão reclamando o pagamento de dívidas da empresa da cantora Claudia Leitte. Um deles resolveu contar detalhes também sobre a existência de um esquema formado por empresas criadas pela cantora para receber do Governo Federal recurso através da Lei Rouanet.
A informação está publicada na coluna de Leo Dias, do jornal O Dia, do Rio de Janeiro.
Segundo o colunista, a dona da empresa TeleEventos, Sueli Dias, que tem sede em São Paulo, fez uma consulta e descobriu que Claudia Leitte possui oito empresas com diferentes CNPJs, inclusive algumas abertas junto com a mãe. Em quase todas, constataram-se notificações de débitos.

NOVO PRESIDENTE DA ACI AGRADECE

Torcisco e Luiz 
A Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), em nome do Presidente Luiz Roberto Vieira Ribeiro e toda a diretoria vem a público agradecer as entidades que prestigiaram a cerimônia de posse e contribuíram para sua realização, no último dia 31, no Hotel Tarik Fontes, onde estiveram reunidos mais de 300 convidados.



O evento demonstrou o desejo de todos em estar juntos a Associação, visando pleitear os investimentos que estão sendo aportados em Itabuna e região. De acordo com o presidente, “a participação de todos fortaleceu ainda mais o compromisso e a responsabilidade da ACI, de lutar em defesa do empresariado local, no atendimento as principais demandas que afligem a população”.  

O Presidente e a Diretoria da ACI estende os agradecimentos aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; a Polícia Militar; a Imprensa (Televisão, Rádio, Escrita e On-line); as Agências de Publicidade; aos Empresários; as Entidades de Classe e Clubes de Serviços; a OAB; a Uesc; a Sefaz/Ba; ao Sebrae; a Amurc; ao DCI; as Instituições Financeiras e Religiosas; os Sindicatos; a Cedep; a SSP/Ba; a Sictur/Itabuna; a Ceplac; ao CIEE; a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI).


Por Viviane Cabral - Assessora de Imprensa
Foto; Alex de Souza

Ilhéus receberá Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma

Será realizado no hotel Praia do Sol, em Ilhéus, entre os dias 14 e 17 de agosto, o 15º Congresso Brasileiro de Ligas do Trauma (COLT) e 5º Encontro Nacional de Enfermagem do Trauma. O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Atendimento Integral ao Traumatizado (SBAIT) e pelo Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma (CoBraLT), com o apoio da Liga Acadêmica do Trauma e Emergência da Universidade Estadual de Santa Cruz (LATE-UESC) e de outras ligas do trauma do Estado, tem como objetivo discutir assuntos relacionados ao tema e promover a melhoria no atendimento na região.

Ilhéus divulga agenda cultural deste semestre

O secretário de Cultura, Paulo Atto, destaca que uma série de ações, eventos e projetos culturais integra a programação elaborada pelo órgão.
 Uma série de ações, eventos e projetos desenvolvidos nas diversas áreas culturais do município, como teatro, literatura e estímulo à leitura, entre outros, integra a programação elaborada pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) para este segundo semestre. Além da realização da Conferência Municipal de Cultura, que discutirá até este sábado dia 3, o Plano Plurianual (PPA), entre outros aspectos, a Secult destaca o Festival Latino-Americano de Teatro, que acontecerá em setembro.

Prefeitura de Ilhéus requalifica iluminação pública


 Após requalificar o sistema de requalificação, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) vai implantar um número telefônico gratuito para atender as demandas da população.

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), já iniciou o processo de requalificação do sistema de iluminação pública. Neste sábado, dia 03, os agentes da empresa Engelux, vencedora da licitação, iniciam o trabalho no bairro do Hernani Sá, na zona sul da cidade.  A ação já foi realizada nos bairros do Pontal, Sapetinga, Jardim Pontal, parte do Teotônio Vilela e do Malhado, além de ruas do centro da cidade, avenidas Esperança (Governador Roberto Santos), Princesa Isabel e Soares Lopes.

CULTURA: Abertas inscrições para Encontro Baiano de Museus

Já estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Encontro Baiano de Museus, promovido pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC). Este ano, o evento acontece em Salvador, no Instituto Feminino, nos dias 10 e 11 de setembro.  Interessados em participar com trabalhos (relatos de experiência oral), devem se inscrever no período que se estende até 18 de agosto, através do e-mail encontrobaianodemuseus@gmail.com

Sarney tem quadro clinico complicado e é transferido para UTI do Sírio Libanês

Brasília – O Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, divulgou boletim na noite dessa quinta-feira (1º) em que informa que o quadro de saúde do senador José Sarney (PMDB-AP) apresentou “febre acompanhada de tremores”. Segundo o boletim, Sarney foi submetido a exames laboratoriais e de imagem.
“As tomografias de encéfalo, seios da face e abdome demonstraram derrame pleural bilateral, infiltrado intersticial e uma nova opacificação da base do pulmão direito”.
Em função disso, a equipe médicaoptou pela transferência do senador para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “O paciente está sendo atendido pelas equipes dos médicos David Uip, Roberto Kalil e Carlos Gama”, diz o boletim.
Sarney está internado no Sírio-Libanês, desde o dia 31 de julho. Ele chegou ao hospital, na capital paulista, vindo de São Luís (MA), onde estava internado no Hospital UDI paratratamento de uma infecção pulmonar.
Político e escritor, o maranhense José Sarney está na vida pública há 60 anos. Ele foi governador do Maranhão, presidente do Senado e presidente da República de 1985 a 1990. Autor de diversos livros, Sarney é membro da Academia Brasileira de Letras.

Câmara de Itabuna reinicia trabalhos legislativos

Zé Silva,Aldenes e Ronaldão 
O recesso da Câmara Municipal de Itabuna terminou ontem (01), após um descanso de quinze dias dos vereadores. Num ambiente descontraído e se destacando os vereadores: César Bandão, Ronaldo Geraldo, Valeria Morais, Valter Socorrinho, Nadilson (Nadson) Monteiro, Zé Silva, Aílson Souza e Aldenes Meira, no comando, a sessão se resumiu na votação dos futuros projetos daquela Casa e nas amenidades.

Um fato inusitado foi quando o vereador César Bandão (Líder do Governo) falava da instalação da nova Universidade Federal (UFESBA), citando os nomes das cidades da região que serão beneficiadas com os colégios universitários, o repórter João Bicude pergunta: “E Barro Preto?” foi motivo para quem estava no recito, além   dos vereadores irem às gargalhadas!


O vereador César Brandão (PPS) que levou a pergunta na esportiva, como um grande parlamentar, disse que ainda não tinha recebido o nome, do próprio João Bicudo, em tom de brincadeira...  E, assim, a sessão foi encerrada num ambiente de muita descontração.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

LUIZ RIBEIRO DA REDE DE LOJAS BURITI ASSUME DIREÇÃO DA ACI

O empresário, Luiz Ribeiro, da rede de lojas Buriti, tomou posse ontem (31), a noite, como novo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), substituindo ao médico/empresário Eduardo Fontes.

 A solenidade, que aconteceu no auditório Hotel Tarik Fontes contou com a presença de diversas autoridades e a imprensa, além do Secretário de Indústria e Comercio do Estado, prefeitos, entre eles, o presidente da AMURC, vereadores regionais, e o presidente da Bahiagás Davidson Magalhães.

Na oportunidade, fizeram pronunciamentos, o ex-presidente, Eduardo Fontes, que passa para a presidência da Assembleia Geral, da entidade, o novo Presidente, Luiz Ribeiro focando a grandeza da ACI, como uma entidade centenária e o Prefeito Claudevane Leite, que destacou a importante parceria  com os  empresários, através do município e da ACI, visando o desenvolvimento e o fortalecimento do comercio local.  

Foto; Adeildo Marques          


Emílio Odebrecht nunca defendeu a volta de Lula à Presidência em 2014, diz jornal.

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, o empresário Emílio Odebrecht disse nunca ter afirmado que gostaria de ver a volta de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência em 2014 tendo o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), como seu vice.
  A afirmação foi atribuída ao empresário pelo jornal “O Estado de S. Paulo” em coluna publicada em 18 de julho. Depois, em entrevista da Folha com Dilma Rousseff publicada no último domingo (28), a presidente reagiu a uma pergunta sobre o assunto. “Vivemos numa democracia. Se ele disse isso, é porque ele quer isso”, respondeu a petista.
Em e-mail enviado à Folha, Odebrecht afirmou que “nunca disse a ninguém tal desejo ou questionamento”.
“Na primeira e única vez em que semelhante declaração’ foi divulgada, não me apressei em desmentir, pois não costumo ficar perdendo tempo com especulações”, escreveu.
  “No entanto, após colocação, em pergunta à presidenta, como se fato verdadeiro fosse, estou pela presente [mensagem] transmitindo meu repúdio e desmentido”. (Folha de São Paulo)

PLINTO ADRY É O NOVO SECRETÁRIO DE SAÚDE

O médico Plínio Ferreira Adry, que já Secretário de Saúde  na segunda gestão do Prefeito Fernando Gomes e diretor da Direc-7, é o novo Secretário de Saúde de Itabuna, a convite  do ex-secretário Renan Araújo e do presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães.

O novo Secretário que vai receber um grande pepino para descascar, deverá assumir o cargo  dentro dos próximos dias,  após conversa com o Prefeito de Itabuna, Claudevane Leite. Esperamos  que o novo titular da saúde tenha poderes para cuidar da pasta. Saúde e Educação deveriam ser cargos técnicos, não politico.  

benedito soriano batuqueiro do trem maria fumaça

O conhecido e folclórico Benedito Soriano, sósia e compadre, do famoso e saudoso Valdick Soriano, comerciante no ramo de derivados de leite: requeijão e manteiga, sempre conservando a ótima qualidade desde os anos 70, em Itabuna e várias cidades da região em suas feiras livres, disse a este blog, que foi batuqueiro do maria Fumaça, nos anos 60; "eta tempinho bom" diz.  

Com saudades dos velhos tempos disse que o Maria Fumaça hoje faz muita falta. A sua última viagem encerrou suas vagens em Banco do Pedro e Puiri, hoje a cidade der Ubaitaba.

Benedito Soriano ultimante se cuidando de uma enfermagem, está sempre disposto a contar suas histórias e estórias aos amigos. Nascido em 26 de Junho de 1942, reside no Alto dos Eucaliptos, bairro da conceição, em Itabuna, o comerciante é uma das pessoas mais conhecidas do sul da Bahia. 

JAMIL AUXILIA DESBLOQUEIO EM ILHÉUS


Jamil Ocké solicitou auxílio para o desbloqueio dos recursos referentes ao Índice de Gestão Descentralizada Municipal (IGD-M), que são repassados aos municípios pelo Governo Federal.


PAA em Itagibá gera renda e muda vida do produtor

 Já foram investidos R$ 500 mil em Itagibá no programa do governo federal em parceria com organização social

A vida do pequeno produtor Everaldo Santiago mudou depois de participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Dono de uma pequena propriedade de 22 hectares, onde produz banana da terra e outros alimentos, ele melhorou a renda com o PAA. Em um dos pagamentos do programa, recebeu R$ 1.730,45.  Com os recursos, o pequeno produtor e comerciante já faz planos: “Quero dar uma entrada para comprar um carrinho com esse dinheiro”.

quarta-feira, 31 de julho de 2013

ALFREDO MELO DEIXA A SEDUR

O engenheiro ambiental  e civil Alfredo Melo  resolveu deixar a diretoria de Planejamento da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Itabuna (Sedur). Alfredo Melo, tudo indica, retornará para a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) onde é funcionário concursado da empresa.

A Sedur tem a segunda baixa de um nome oriundo dos quadros do governo do ex-prefeito Capitão Azevedo primeiro foi José  Alencar.

O engenheiro já foi presidente da Emasa (2009/2010), e hoje muitos funcionários concordam que ele  venha a dirigir novamente aquela empresa.



Quadrilha de assaltantes presa tinha até metralhadora para derrubar helicópteros

Salvador – Quatro ladrões de bancos e de carros-fortes foram presos, com um fuzil modelo Barett – armamento capaz de derrubar um helicóptero e perfurar carros blindados –, durante a Operação Cangaço, deflagrada pela polícia baiana na região Oeste da Bahia, com o objetivo de combater crimes contra instituições financeiras. Além da participação das polícias Militar e Civil, houve o apoio da Secretaria da Segurança Pública, através da Superintendência de Inteligência, e do Ministério Público Estadual.

ORLANDO CARDOSO SECRETÁRIO DE SAÚDE PERDEU O SEU CARGO POR OMISSÃO



A respeito da exoneração do  secretário de saúde, Renan Araújo (PCdoB), que condenou a imprensa e, especialmente, o apresentador Tom Ribeiro, por sua saída, hoje pela manhã (31) em seu programa na Rádio Difusora, Orlando Cardoso disse, quem tirou o Secretário, foi a sua própria omissão.


A respeito do novo secretário, disse que o médico Eduardo Fontes acertou em sua decisão de não aceitar o convite para a pasta, afinal de contes Eduardo é um homem correto e que sabe o que faz, e o parabenizou.


A realidade é que a população de  Itabuna está sentindo o descaso e o marasmo da saúde, que está sem rumo. Em relação a isso a TV Santa Cruz mostrou ontem o péssimo atendimento e o sofrimento do povo, no Hospital de Base, pelas dificuldades e as  queixas por falta de médicos.


terça-feira, 30 de julho de 2013

AZEVEDO PODE SER ELEITO DEPUTADO SÓ COM OS VOTOS DE ITABUNA: SEGUNDO PESQUISA

Segundo pesquisa o quadro é muito bom para Azevedo se ele for candidato a deputado Federal poderá obter 33 mil votos e conseguir 6 mil ou mais na região dependendo dos acordos políticos e casadinhas com outros candidatos a estadual que tem votação boa em seus referidos colégios eleitorais e se eleger.

Já a turma do PC do B tem que retornar fazer o corpo a corpo para poder dar uma votação ao nível do candidato Davidson Magalhães. Sem contar que tem a turma da Universal que pode ser que dê uma votação boa a Macio Marinho, seguido pelos candidatos copa do mundo a exemplo de Luiz, argolo Felix Jr e outros mais candidatos a Deputado Federal.
Se Azevedo sair a candidato a deputado estadual o campo é minado vai brigar diretamente em busca pelos votos com Augusto Castro, Coronel Serpa, Coronel Santana, Major Fábio, Ângela Souza,candidata do prefeito Vane e poderá ter uma péssima votação pelo desgaste de Vane, Glebão, Renato Costa, Dr. Edson Dantas, Aldenes Meira, José de Arimateia, dentre outros copa do mundo a exemplo de J. Carlos. Ai Azevedo neste quadro como candidato a deputado Estadual poderá ter de 15 a 21 mil votos só em Itabuna.

Conferência Municipal de Cultura em Ilhéus discute PPA 2014-2017


Para o Secretário de Cultura, Paulo Atto, as conferências são oportunidades para os gestores públicos, artistas e sociedade discutirem sobre ações e políticas culturais.  
 A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Cultura (Seduc), promove neste final de semana (2 e 3 de agosto), no auditório do Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME), localizado na Avenida Canavieiras, a edição 2013 da Conferência Municipal de Cultura. O evento, que deverá contar com a presença de representantes de diversos segmentos do setor, será aberto às 19 horas, prosseguindo no sábado, das 8 às 16 horas. Durante a conferência, a sociedade terá a oportunidade de discutir o Plano Plurianual (PPA), instrumento que norteará as políticas públicas da cultura local para os próximos quatro anos (2014-2017).

LUIZ DA BURITI ASSUME ACI AMANHÃ

Luiz Ribeiro-Foto:Alex de Souza
O empresário, Luiz Ribeiro, da rede de lojas Buriti, toma posse amanhã (31), como novo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), substituindo ao médico/empresário Eduardo Fontes. A solenidade será realizada às 19h, em um dos salões nobre do Hotel Tarik Fontes.
Todas as providencias, nesse sentido, já foram tomadas.

Luiz Ribeiro, que iniciou sua carreira empresarial na cidade de Ibicaraí,  tem muitos projetos para a entidade, que completou 105 anos, no último mês de Junho(14), deste ano. Entre os projetos, estão: a inovação  do Seminário de Marketing da Bahia, inserindo-o, no calendário estadual.e nacional e a união da classe, visando maior fortalecimento  do comércio de Itabuna e região.

Portanto, todos os empresários da região, sócios da entidade, ou não, estão convidados para  a posse.
  

EMPRESÁRIA RECUPERA O MONUMENTO A FIRMINO ALVES

Antes...

A Praça Santo Antônio, marco zero de Itabuna,  onde fica localizado o busto do fundador desta cidade, comendador Firmino Alves, agora está com outro visual graças à sensibilidade da empresária, proprietária do Café Pomar, senhora Dalva Helena.  Palmas para ela que, usando da sua cidadania fez o trabalho que competia ao poder púbico municipal, especialmente à FICC (Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania) que é o órgão responsável pela dinâmica da cultura em nossa terra.

Depois...
                                                      A praça com dignidade


ONDE ESTÁ O BUSTO DE OLINTO LEONI?
                                                  o descasos com nossos desbravadores 

O descaso agora acontece com o monumento do primeiro intendente de Itabuna, Olinto Leoni.  A praça que tem seu nome está em completo abandono. A sujeira é total e o busto de Olinto Leoni sumiu. No local, só restam os destroços do pedestal.  Seria  bom que os empresários  desse  local fizessem o mesmo que D.Helena fez, pois, parece, estarmos  sem prefeito. Vamos preservar a nossa história, pois, um povo sem história é um povo inculto!   

UFESBA JÁ TEM AULAS EM 2014

Cerimônia na qual foi assinado o termo de cessão do imóvel
Com a assinatura do termo de cessão da área em Ferradas onde passará a funcionar a reitoria da Universidade Federal do Sul da Bahia, neste domingo (28), em Itabuna, um passo importante foi dado para o inicio das aulas para o próximo ano de 2014.
Durante a solenidade, o prefeito Claudevane Leite, das mudanças que assinou o termo com o reitor itabunense, Naomar Almeida Filho, disse que “a universidade é uma luta de muitos e uma conquista de todos”, esquecendo-se do nome de quem levantou esta bandeira, o ex-deputado e ex-prefeito de Itabuna, Felix Mendonça.


Naomar Almeida fez previsões otimistas para a instituição. “Esta universidade será responsável, e com toda a certeza, transformará o social, o cultural e o econômica da região sul do estado”, afirmou o reitor.

Foto: PedroAugusto

INTERFERENCIA POLICIAL PARA DESOCUPAÇÃO DO MATADOURO DE ITABUNA

Ontem (29) o prefeito de Itabuna Claudevane Leite (PRB da Igreja Universal), através de liminar decretou a desocupação do Matadouro Municipal. O mesmo estava sofrendo reforma realizada pela  Frigocentro, que detém a concessão do abate. Empresa, esta, que pertence ao empresário  João Biquini. No mês de maio, neste sentido, aconteceu audiência no Ministério Público Estadual, quando foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Naquele encontro, o MP determinou a concessão do Matadouro até 2028,  já a partir do mês de junho, teria que fazer a mudanças exigidas pelo Ministério da Agricultura. A prefeitura para tomar tal decisão alegou que a empresa não estava cumprindo, o que foi acordado com  o Termo assinado (TAC), infringindo as obrigações da concessão, bem como, os direitos dos trabalhadores. Por esse motivo o prefeito das mudanças, e que, só muda, ao contrário, decretou a desocupação do imóvel.
Enquanto isso, o Sindicato da categoria está correndo atrás para ver como fica  a situação dos pais de família que trabalham no local. É  aquela história “ na briga entre o mar e o rochedo, quem leva a  pior são os mariscos!".

segunda-feira, 29 de julho de 2013

FERNANDO GOMES NOS 103 ANOS DE ITABUNA

Participando da  Missa de Ação de Graça, à Itabuna, na Catedral de São José
ao ado da deputada Ângela Souza
O ex-prefeito Fernando Gomes participou de quase todos os eventos em comemoração aos 103 anos de emancipação de Itabuna. Descontraidamente conversou com a equipe dese blog e condenou o número de secretarias deste município.Assim como também, o número de vereadores de algumas cidades da região e dos ministérios em Brasília.

Fernando Gomes, que já foi deputado constituinte, sempre presente em Itabuna, alegre com o desenrolar  dos rumos políticos, retorna à cidade de Vitória da Conquista,onde está residindo,  amanhã (30).  Aqui, ele recebeu e recebe muito cumprimentos dos amigos, simpatizante,  correligionários e eleitores.
     

Playground Salvador um dos melhores festivais de música eletrônica do país

Mais de 12 horas de música eletrônica com DJ’s renomados mundialmente animaram o Parque de Exposições na noite do sábado, em Salvador 

Mesmo com toda a chuva e frio que fez em Salvador na noite do último sábado (27), o Playground Music Festival reuniu uma multidão no Parque de Exposições, para curtir os melhores DJ’s do cenário da música eletrônica.

Empresários devem pagar 2ª cota da taxa de licença até quarta-feira, 31

Após o pagamento, em qualquer agencia bancária ou casa lotérica, o empresário deve retornar ao setor de tributos da Sefaz para retirar o alvará de licenciamento.

VEJA ARTIGO: Dra EMILLY SERAPIÃO "TER CÓLICA MENSTRUAL É NORMAL?"


TER CÓLICA MENSTRUAL É NORMAL?....................................................................


A endometriose é uma das doenças mais estudadas nos últimos anos e uma das mais complexas também, visto que suas causas ainda não foram estabelecidas pela comunidade médica. Ela consiste no crescimento de tecido endometrial (mucosa interna do útero) fora da cavidade uterina. Estima-se que 10% das mulheres em idade reprodutiva tenham a doença, e dentre as que relatam infertilidade ou dor pélvica crônica, este número ultrapasse 50%.O pico de incidência é em torno dos 30 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade no período reprodutivo. Na adolescência a incidência é em torno de 4 à 17%, atingindo até 70% naquelas que foi constatado dor pélvica crônica.
A Endometriose pélvica é uma doença de caráter crônico e progressivo, cuja apresentação clínica mais frequente é a dor pélvica, em suas diversas formas: dor na hora da relação sexual, cólica menstrual, em especial, aquela progressiva, que fica a cada ciclo pior e de difícil controle com medicamento.
Inúmeros artigos científicos têm demonstrado que há uma demora em se fazer o diagnóstico da doença, com média de tempo variando entre serviços e países. Em uma recente publicação na Human Reproduction, em trabalho realizado na Alemanha e na Áustria, a média de tempo para obter o diagnóstico da endometriose foi de 10,4 anos. O principal fator de atraso foi a atitude das mães e dos médicos em considerarem a cólica menstrual como algo normal. Esta demora também é observada em outras partes do mundo, incluindo o Brasil.
Há 18 anos tratando pacientes com endometriose, vejo dois pontos positivos atualmente : primeiro, estamos falando mais da doença, chamando a atenção para o tema; e segundo, estamos desmistificando a forma mais grave. O diagnóstico complementar está cada vez melhor, e quando indicado o tratamento cirúrgico na doença profunda, os resultados são bastante satisfatórios, com melhora de todos os parâmetros clínicos: das cólicas, das relações e da qualidade de vida.
No entanto, a experiência prática tem refletido exatamente o que a literatura médica nos apresenta, na maioria das videolaparoscopias realizadas em mulheres jovens com dor pélvica crônica ou infertilidade, mais da metade tem endometriose pélvica leve. Além disso, observamos que a cada ano um número crescente de adolescentes e mulheres abaixo de 25 anos vem recebendo este diagnóstico. Só para exemplificar, recentemente fizemos uma Videolaparoscopia para a retirada de cistos ovarianos endometrióticos, em uma paciente de 15 anos!
Mas apesar de toda divulgação, ainda há muita paciente que experimentam um grande lapso de tempo até seu diagnóstico, sem que recebem o tratamento adequado, clínico e/ou cirúrgico, muitas vezes com agravamento da doença.
A ampliação e divulgação do conhecimento na sociedade em geral e médica, é o que fará a diferença no controle da endometriose. Cólicas menstruais fortes não são normais! Estejam atentas principalmente se for jovem, com história de cólica intensa e progressiva. Procure seu ginecologista se suspeitar da doença, pois fazendo o diagnóstico em sua fase inicial e instituindo o tratamento correto, consegue-se controlar a progressão da endometriose, amelhorar a sua qualidade de vida e preservar seu futuro reprodutivo.



Dra EMILLY SERAPIÃO
CRM BA 13701
Especialista em Cirurgia Minimamente Invasiva em Ginecologia

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...