sábado, 2 de março de 2013

PREFEITURA REMARCA DATAS PARA SELEÇÃO DA SAÚDE



PREFEITURA DE ITABUNA REMARCA DATAS PARA SELEÇÃO DA SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL
Itabuna

Para fazer correções no edital publicado no último dia 28, a Prefeitura de Itabuna remarcou para os dias 11 e 12 deste mês a abertura das inscrições para seleção simplificada visando a contratação temporária de profissionais para as Secretarias de Saúde e Assistência Social. Esta primeira etapa do processo seletivo constará da análise dos currículos. Em seguida os classificados serão entrevistados, em período a ser confirmado no edital que será publicado no Diário Oficial desta terça, 5.

Segundo a secretária de Assuntos Governamentais e Comunicação Social, Cleide Sousa, um erro do sistema no lançamento do número de vagas, exigiu a revogação do edital e a remarcação da data para a seleção. Entre as vagas oferecidas nas duas secretarias estão médicos, enfermeiros, psicólogo, instrutores de música, advogado, cozinheiro, técnico de informática, assistente social, fonoaudiólogo, biólogo, terapeuta educacional e pedagogo.

O decreto revogando o edital anterior já está no Diário Oficial do Município (DMI) (http://www.itabuna.ba.io.org.br/diarioOficial) e o novo edital com as novas datas e demais informações será publicado terça-feira, 5, tanto no DMI  como no site da prefeitura: www.itabuna.ba.gov.br, onde poderá ser baixado, gratuitamente.

 Da assessoria de comunicação

Zico ganha de aniversário uma estátua na sede do Flamengo


Zico faz pose ao lado da estátua na Gávea  (Foto: Site Oficial do Flamengo)
Zico faz pose ao lado da estátua na Gávea para delírio da torcida do rubro-negro carioca (Foto: Site Oficial do Flamengo)
Rio – Uma festa que juntou gente de todos os lugares, de todas as idades e com três coisas em comum: o local (a sede social do Clube de Regatas do Flamengo), a paixão pelo rubro-negro  e a idolatria por Zico, maior ídolo da instituição. E foi nos braços da torcida, que cantou todas as músicas que a data pedia, e em sua casa, a Gávea, onde começou no futebol; que o Galinho de Quintino inaugurou a sua estátua.

Na porta do clube, torcedores cantaram “parabéns para você” e “ei, ei, ei, o Zico é nosso rei” para saudar o ídolo quando ele chegou na varanda para falar com todos. Emocionado, o eterno camisa dez do clube agradeceu.”As vezes a gente chega a certos momentos da vida e não tem o que dizer. Não tenho como explicar tudo isso. O que agradeço é que foi um movimento de vocês e espontâneo. E posso dormir tranquilo porque cumpri a minha responsabilidade”, descreveu interrompido por aplausos.

Além de agradecer à torcida, o rei Arthur Antunes Coimbra também agradeceu ao radialista Celso Garcia, responsável por sua vinda à Gávea, ao ex-presidente George Helal e à gestão do clube. “Quero agradecer a essa direção, que está representada aqui na figura do presidente Eduardo Bandeira de Mello. Agradecer e dizer que o admiro, pela pessoa que ele é”, afirmou.

Era o dia de falar “obrigado”. Zico agradecia à torcida, que agradecia de volta com músicas e gritos de exaltação. O homenageado do dia lembrou sua canção de Maracanã favorita: “oh, meu mengão” e foi devidamente atendido com o canto entoando pela Avenida Borges de Medeiros e pelas paredes do clube. E o presidente Eduardo Bandeira de Mello também soube dizer os seus obrigados. “Quero agradecer a todos vocês por participarem disso porque também sou torcedor de arquibancada. Sou dessa massa. Também agradecer pela compreensão e pelo apoio que estamos encontrando. E agradecer ao meu amigo Marcelo Tijolo que pensou nessa estátua”.

E chegou o momento de ver o presente pelos 60 anos do ídolo. Zico puxou a cortina rubro-negra para eternizar um de seus muitos momentos de comemoração. “Era uma foto onde eu comemorava com a torcida”, revelou. O presente foi obra do escultor Edu Santos para captar o sentimento de toda uma nação de torcedores, inclusive de quem teve a ideia. “A emoção é grande. Ele é um exemplo de jogador e de cidadão. Nós ficamos felizes porque toda Nação comprou a ideia”, declarou Marcelo Tijolo, líder do movimento Zico 60 anos que lançou a ideia.

Na saída da estátua, Zico parou diversas vezes para assinar a camisa de diversos torcedores. Ana Jensine, veio de São Paulo apenas para ver a festa mas se dizia satisfeitíssima em encontrar o ídolo e conseguir um autógrafo em sua blusa. O pequeno Leonardo, filho de Ricardo Blak, não tinha idade para lembrar das jogadas nas tardes de domingo, mas o adulto rubro-negro se encarregou de vestir a criança com uma camisa que falava “Parabéns, Zico! Meu pai diz que você é deus”. Um exagero que explica o tamanho do carinho pelo Galinho.

dO - JORNALDAMÍDIA

Lavagem do Beco do Fuxico terá tombamento do ABC da Noite

ABC da Noite com o Caboco à frente: tombamento preserva um dos marcos da história de ItabunaAdicionar legenda
Iniciativa da Academia de Letras, Artes, Música, Birita, Inutilidades, Quimeras, Utopias, Etc., a Alambique,  prontamente acatada pela administração municipal, o tombamento do ABC da Noite, do Caboco Alencar, será oficializado no próximo dia 9 de março, data da Lavagem do Beco do Fuxico, que tem no ABC seu maior símbolo.

O processo de tombamento do imóvel onde há 50 anos funciona o ABC da Noite está sendo agilizado pelo secretário de Industria e Comércio da Prefeitura de Itabuna, José Roberto Ramos Martins.

Detalhes da festança e da justa ´bebemorança´ (afinal, é algo a celebrar o fato de que o tombamento de um prédio histórico em Itabuna não signifique a sua demolição) serão definidos no início da próxima semana.
Do blog -   www.blogdothame.blog.br

VEREADOR FABIO MAGAL PEDE A REATIVAÇÃO DO POSTO DE SAÚDE DO BANCO DA VITÓRIA

O vereador ilheense Fabio Magal (PSC) visitou na última terça-feira, 26, o bairro Banco da Vitória. Na ocasião, o parlamentar foi convidado pelos líderes comunitários Álvaro Santos e Arnaldo Abreu (Tititi) a conhecer a situação do único posto de saúde da comunidade, situado na Rua Érica Alves.

A unidade básica está parada desde outubro de 2012, quando a empresa JBS, responsável pela reforma do prédio abandonou a obra.

Equipamentos médicos e documentos foram deixados no meio do entulho e da poeira. Balanças e uma poltrona para atendimento odontológico já apresentam sinais de deterioração.

Todo o piso do imóvel foi retirado. Ao redor da unidade, o mato toma conta já que não passa por manutenção há quatro meses.

Na sessão legislativa de quarta-feira, 27, Magal encaminhou ao prefeito Jabes Ribeiro a indicação de número 082/2013, solicitando o término da reforma, a compra de novos equipamentos e a disponibilização de médicos e funcionários para a unidade.

Segundo o vereador, essas medidas são necessárias e urgentes. O objetivo é devolver o mais rapidamente possível à comunidade do Banco da Vitória o direito de ter atendimento básico de saúde. Hoje, quem necessita dos serviços do SUS tem que procurar o posto do Salobrinho.

Ascom Fabio Magal

02/03/2013

E.G.

sexta-feira, 1 de março de 2013

PADRE VAI SER EXPULSO DA IGREJA

O padre Marcelo Emilson Soares Corrêa é indiciado por estupro de duas irmãs em Niterói e está sendo julgado pelo Tribunal Eclesiástico Segundo o Cânon 1331 do Código de Direito Canônico, quem é excomungado não pode possuir participação ministerial na celebração do Sacrifício Eucarístico, celebrar os sacramentos e receber os sacramentos (missas, batizados, comunhões etc) e desempenhar ofícios, ministérios ou cargos eclesiásticos. (Foto: Extra/Reprodução)

Se o padre Emilson Soares Corrêa, indiciado pelo estupro de duas irmãs pela Deam de Niterói, vai ter que responder perante a lei dos homens, o mesmo se pode dizer da lei divina. Desde novembro, quando foi afastado pela Arquidiocese de Niterói da igreja Nossa Senhora do Amparo, o sacerdote já está sendo julgado pelo Tribunal Eclesiástico, que pode decidir até por sua excomunhão.


A informação foi revelada ontem ao EXTRA pelo advogado do padre, Roberto Vitagliano. Ele alega que, no plano jurídico, o padre é inocente, mas quanto à questão canônica caberá à Igreja resolver. Ele ainda afirmou que o resultado final das investigações não deve ser levado em conta no processo canônico:
— O processo penal não depende do da Arquidiocese. A Justiça não leva em consideração a profissão do padre. Isso será levado em conta pela Arquidiocese, que o está julgando sob a ótica da Igreja. Nesse processo, eu não posso nem devo me meter.

Por - Jornaldamìdia

VIGILANTES NÃO ENCONTRAM ACORDO

Vigilantes de todo o Estado não estão encontrando acordo e continuam em greve. Os donos de bancos que só pensam em engordar o caixa, não querem saber de acordo.

A greve que já dura cerca de seis dias vem prejuducando toda a comunidade e, principalmente, o comércio, mesmo contando com as casas lotéricas fazendo o trabalho bancário em alguns casos.

Hoje os vigilantes de Itabuna continuaram com protestos e manifestações em vários locais  do centro da cidade, com a finalidade de sensibilizr os donos de bancos que estão irredutiveis.

A última rodada de negociação não houve acordo, com isso, é como certo a greve continuar até o próximo dia 07, diz, Reginaldo Silva (Neguinho), diretor do Sindicato em Itabuna;  "data em que ficou programado outro encontro para negociação". Enquanto isso, a população que está entendendo o descaso com os profissionais por parte dos banqueiros, espera uma  solução.   

MISSA DE TRIGÉSMO DIA DE ABILIO PEREIRA

Abílio, muita saudade
Acontece, amanhã (02), às 6h, da manhã, a Missa de Trigésmo Dia em sufrágio da alma do empresário Abílio Pereira, nosso querido Tio Abílio. 

A sua família, através de Maria Alice, está convidando todos os amigos e corriligionário para a celebração, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, Avenida Juraci Magalháes.

Desde já a família agradece o comparecimento de todos a este ato de fé cristâ.

Itabuna toma medidas efetivas de combate a dengue




A Secretaria Municipal de Saúde informa que está correndo contra o tempo para evitar que Itabuna enfrente uma explosão no número de casos de dengue.


 
No esforço para evitar uma epidemia várias medidas estão sendo efetivadas, entre as quais a contração de mais 139 agentes de combate às endemias, a distribuição de protetores para cobertura de reservatórios domésticos, a normalização das visitas domiciliares - que estavam praticamente paralisadas na gestão passada - e os mutirões de limpeza nos bairros. Essa última ação é realizada em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano – Sedur.

Outra ação realizada com o objetivo de baixar o atual índice de infestação é o zoneamento do trabalho dos agentes de combate à dengue. Com isso, cada agente será responsável por uma determinada região da cidade, não só para aplicação de larvicidas como também para fazer o monitoramento de imóveis e orientar os moradores sobre as providências e medidas cotidianas para evitar o surgimento de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

O coordenador de Combate as Endemias da Secretaria de Saúde, o entomologista Renato Freitas de Araújo, lembra que o alto índice de infestação do mosquito transmissor da dengue ocorreu porque o trabalho de campo não foi bem feito no passado. Ficou constatado que apenas quatro ciclos foram concluídos em 2012, quando o Ministério da Saúde recomenda seis. “Deparamos-nos com uma situação crítica. O resultado do descaso dos gestores do passado é que o município tem índice de infestação absurdo de 27%”.

Além do trabalho preventivo e de campo toda uma estrutura está sendo montada para atender a demanda de eventuais pacientes com Dengue. Ainda neste mês serão reinauguradas as unidades de saúde Amália Lessa (Novo São Caetano), Dílson Cordier (São Roque) Alberto Teixeira Barreto (Califórnia), José Édites (São Caetano) e Calixto Midlej Filho (Nova Itabuna). Segundo o secretário de Saúde, Renan Araújo, parte desses postos estará equipada para o atendimento aos casos mais graves da doença.

O secretário de Saúde pede aos moradores que facilitem a entrada dos agentes de endemias e comunitários de saúde nas suas casas, colaborem não deixando os reservatórios de água descobertos e informem sobre possíveis focos da dengue. “É um trabalho que depende muito da ajuda da população. A dengue é uma doença que mata. Por isso, não podemos brincar. A sociedade precisa ajudar nessa luta contra o mosquito transmissor da doença”, alerta Renan Araújo. 
Departamento de Comunicação Social
Por: Ailton Silva
Foto: Wilson Oliveira
1° de Março de 2013

Fundação Marimbeta promove encontro pedagógico



A Fundação Marimbeta – Sítios de Integração da Criança e do Adolescente promove na segunda-feira, 4, a partir das 8h30min, o primeiro Encontro Pedagógico para a apresentação da nova equipe administrativa e do plano de ação  para este ano.  O encontro será realizada no auditório do Sest/Senat, na Avenida J. S. Pinheiro, tendo na abertura apresentação cultural seguida de palestra da psicóloga Maria Adriana da Silva Matos.

Pela programação também está prevista a exibição do filme curta metragem “O problema não é meu”. O filme educativo relata o que acontece quando as pessoas evitam os problemas no seu cotidiano, como por exemplo, o fato de ninguém assumir a responsabilidade por um pequeno incêndio numa empresa e, quanto mais evitam apagá-lo, mais o sinistro cresce. 

A história conta ainda que negar a existência do problema, recusar o trabalho em equipe e apontar culpados são situações comuns em muitos ambientes de trabalho. “Vamos mostrar no filme que situações desse tipo podem ser evitadas por meio de um simples conceito: assumir responsabilidades”, diz o presidente da Fundação Marimbeta, José Teles da Silva Junior. 

Junior Teles informou que as cinco unidades da Fundação nos bairros Antique, Fonseca, Nova Ferradas, São Pedro e Santa Inês estão sendo preparadas para receber alunos e professores com serviços de limpeza e revitalização na estrutura física. Pelo menos dois mil alunos estão matriculados neste primeiro semestre do ano. As matrículas ainda estão abertas e podem ser feitas nos dois turnos nas próprias unidades. As aulas serão iniciadas no próximo dia 18, conforme o calendário.                         

Departamento de Comunicação Social
Por: Rosi Barreto
Fotos: Wilson Oliveira
1º. De Março de 2013

Prorrogada situação de emergência do município de Ilhéus

O Prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, através do decreto Nº 035/2013, prorroga a situação de emergência do município por mais 30 dias, a partir desta sexta-feira, 1º de março. Conforme a publicação do decreto, a prorrogação foi necessária porque persiste a situação de crise no município que originou o decreto Nº 001, publicado em 02/01/2013, com o mesmo objetivo. A prorrogação foi necessária também, porque os titulares da gestão anterior não prestaram até o momento parte das informações nem entregaram todos os documentos necessários para dá continuidade às atividades de administração do município, conforme determina a Resolução Nº 1311/2012 do Tribunal de Contas do Município (TCM), impedindo, desse modo, a normalização nas operações contábeis e financeiras.
Da Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 01.03.2013

MATADOURO DE ITABUNA INTERDITADO


O juiz Eros Cavalcanti, da Vara da Fazenda Pública, acaba de determinar a interdição do Matadouro Municipal de Itabuna. A central de abate é alvo de denúncias devido à falta de higiene e condições exigidas pela portaria 304/1996, do Ministério da Agricultura.

A decisão judicial define multa diária de R$ 3 mil aplicada à Prefeitura de Itabuna e à empresa que detém a concessão do abate, a Frigocentro. O município terá que apresentar um plano de modernização para que o matadouro retome as atividades.

Terminal Pesqueiro de Ilhéus inicia atividades neste mês de março

As atividades do Terminal Pesqueiro Público de Ilhéus começam neste mês de março, com os serviços da fábrica de gelo e comercialização de óleo diesel, atendendo aos pescadores ilheenses e, dos municípios de Itacaré a Canavieiras. A informação foi concedida pelo presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto, durante a visita ao equipamento, na última quarta-feira, 27. “Estamos discutindo como poderemos iniciar a gestão do terminal”, ressaltou, informando que em julho todos os serviços do equipamento estarão à disposição dos usuários.


Antes da visita, o presidente da Bahia Pesca foi recebido pelo prefeito Jabes Ribeiro, no Palácio Paranaguá, onde conversaram sobre assuntos de interesse do município. Participaram também do encontro o diretor técnico da empresa, Jorge Figueiredo, o gerente de Pesca, Roberto Pantaleão, e o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Isaac Albagli.


O terminal, inaugurado em novembro do ano passado, pelo governador Jaques Wagner, apresenta toda a infraestrutura necessária para atender aos pescadores, dinamizando a economia pesqueira. Oficina de manutenção de barcos, sala de processamento, lanchonete, boxes para caixas de plásticos, fábrica de gelo, com produção de 50 toneladas por dia, além do departamento administrativo, cozinha, sanitários e refeitórios, são compartimentos do equipamento.


Conforme Peixoto, com o funcionamento do terminal, cerca de 120 novos empregos diretos serão gerados em Ilhéus. Além disso, a expectativa do presidente é que se movimente algo em torno de 60 toneladas de pescado por dia, gerando uma movimentação de cerca de R$ 500 mil, por mês, na economia do município.


O Terminal Pesqueiro de Ilhéus também será um espaço para a promoção da qualificação dos usuários. Qualquer pescador, desde que seja cadastrado nas associações representativas da classe, poderá utilizar o equipamento.


Da Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 01.03.2013

EMASA SE REUNE NO CENTRO DE CULTURA COM FUNCIONÁRIOS


A Emasa reuniu na quarta-feira (27) a diretoria e todos os funcionários no Centro de Cultura Adonias Filho, para uma conversa aberta sobre o atual estágio da empresa pública municipal e das suas perspectivas, a partir da nova administração que assumiu no começo de janeiro. O prefeito Claudevane Leite participou do encerramento do evento e agradeceu a confiança depositada no governo.

O prefeito reconheceu que a maioria esmagadora dos funcionários colocou o próprio emprego em perigo, quando decidiu apoiar o projeto apresentado por ele para Itabuna. Vane pediu um voto de confiança para a Diretoria da Emasa, assegurando que os diretores estão tendo as mesmas dificuldades que ele para colocar a casa em ordem.

Na oportunidade, o presidente Ricardo Campos falou das enormes dificuldades encontradas ao assumir a Emasa, que estava com salários em atraso, o 13º sem pagar, dívidas com fornecedores e com INSS, apresentando um estado pré-falimentar, que exigiu muito esforço para não permitir que a cidade acabasse prejudicada pelos resultados da má administração que se encerrou em dezembro de 2012.

Ricardo Campos disse que, mesmo depois das dificuldades em que foi deixada, a Emasa é viável. Ele pediu o apoio de todos para superar as dificuldades e referindo-se aos funcionários, disse que são fundamentais no crescimento da empresa. “A Emasa são vocês. Nós da diretoria passamos, os funcionários concursados ficam. Sozinha, a diretoria será incapaz de reestruturar a empresa, mas com nosso empenho e de cada funcionário, num futuro próximo todos teremos orgulho em dizer que trabalhamos nesta empresa”, disse o presidente.

Os diretores administrativo Geraldo Dantas e financeiro Davi Pires também falaram na reunião com os funcionários e anunciaram os projetos de criação de plano de saúde, seguro de vida para quem trabalha nas áreas de risco, aquisição de novo fardamento, além de acompanhamento psicossocial e implantação do plano de cargos e salários, e até, no futuro, participação nos lucros da empresa.

Da - Assessoria de Comunicação

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Bento XVI deixa o Vaticano e segue para a residência de verão em Castel Gandolfo

Por - Thais Leitão
Agência Brasil
Brasília – O papa Bento XVI deixou o Vaticano na tarde de hoje (28) e seguiu para Castel Gandolfo, residência de verão do chefe da Igreja Católica, cerca de 30 quilômetros ao sul de Roma. Daqui a pouco, às 20h (16h em Brasília), ele encerra seus quase oito anos de pontificado. Um helicóptero da República Italiana, ostentando uma bandeira do Vaticano, decolou pouco depois das 16h (horário local) de um heliporto na cobertura de um edifício do pequeno Estado, para levar o papa até Castel Gandolfo, onde deve permanecer nos próximos meses.

Em maio, provavelmente, Bento XVI voltará ao Vaticano, quando a reforma da residência a ele destinada – o Mosteiro Mater Ecclesia – estiver concluída.
Sinos de Roma e da Basílica de São Pedro soaram no momento da decolagem do helicóptero que levou Bento XVI a Castel Gandolfo. Antes de partir, o papa emérito, como passará a ser chamado após a renúncia, prometeu “obediência e reverência” a seu sucessor.

O líder da Igreja Católica teve seus momentos finais de pontificado transmitidos ao vivo para todo o mundo. De acordo com o Centro de TV do Vaticano, 26 câmeras foram disponibilizadas para registrar as horas finais do pontificado de Bento XVI.
O último ato público do papa será uma saudação à população a partir da varanda central da residência de verão.
Assim que a resignação de Bento XVI for efetivada, inicia-se o período de sé vacante (sem papa), compreendido entre a morte ou renúncia e a eleição do novo papa.

Ontem (27) ele participou pela última vez da tradicional audiência geral das quartas-feiras e disse que suas “forças tinham diminuído” nos últimos meses. Bento XVI ressaltou que um papa nunca “está sozinho” e agradeceu a cada um que o apoiou. O papa pediu ainda que sejam feitas orações para seu sucessor e para os cardeais que participarão do conclave que escolherá o próximo pontífice. Também ontem ele circulou no papamóvel, acenou para os fiéis, beijou crianças e enviou mensagem justificando a renúncia.

O papa Bento XVI, de 85 anos, anunciou em 11 de fevereiro que deixaria o pontificado hoje (28), alegando idade avançada. Na ocasião, ele disse ter consciência da gravidade de seu ato. A renúncia é a primeira de um papa na era moderna. A data do conclave ainda não foi confirmada, mas, segundo o Vaticano, os cardeais devem se reunir a partir de segunda-feira (4) para definir o processo de sucessão.

O alemão Joseph Ratzinger assumiu o comando da Igreja Católica em 19 de abril de 2005, após a morte de João Paulo II, que esteve no pontificado por 31 anos. Aos 78 anos, Ratzinger foi um dos cardeais mais idosos a ser eleito papa.
Do Jornaldamídia

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...