sábado, 23 de fevereiro de 2013

Geddel quer ser o candidato das oposições ao governo e pede união logo

Geddel
Nota publicada hoje no Raio Laser da Tribuna informa que o vice-presidente da Caixa, Geddel Vieira Lima (PMDB) não esconde de ninguém o desejo de encabeçar a chapa das oposições nas eleições para o governo em 2014. Contudo, ele resalta que não será empecilho para o entendimento.

“Desejo ser candidato a governador pela experiência política e de gestão que tenho, com condição clara de liderar um projeto de governo contra o PT, que tem um desempenho pífio”, sustenta Geddel.
O peemedebista, que foi derrotado em 2010, frisou que se o prefeito ACM Neto quiser ser candidato, terá seu apoio e completou:

“Se Imbassahy, que é um grande quadro, decidir entrar na disputa, eu posso apoiá-lo também. Agora, só peço que a oposição se una logo”, disse, para arrematar que nem ele nem o PMDB serão obstáculos para a unidade. “Estamos dispostos a apoiar, da mesma forma que ser apoiado”, disse. O peemedebista acredita que uma definição sobre o assunto esteja nas ruas no início do segundo semestre.
Nota publicada hoje no Raio Laser da Tribuna informa que o vice-presidente da Caixa, Geddel Vieira Lima (PMDB) não esconde de ninguém o desejo de encabeçar a chapa das oposições nas eleições para o governo em 2014. Contudo, ele resalta que não será empecilho para o entendimento.

“Desejo ser candidato a governador pela experiência política e de gestão que tenho, com condição clara de liderar um projeto de governo contra o PT, que tem um desempenho pífio”, sustenta Geddel.
O peemedebista, que foi derrotado em 2010, frisou que se o prefeito ACM Neto quiser ser candidato, terá seu apoio e completou:

“Se Imbassahy, que é um grande quadro, decidir entrar na disputa, eu posso apoiá-lo também. Agora, só peço que a oposição se una logo”, disse, para arrematar que nem ele nem o PMDB serão obstáculos para a unidade. “Estamos dispostos a apoiar, da mesma forma que ser apoiado”, disse. O peemedebista acredita que uma definição sobre o assunto esteja nas ruas no início do segundo semestre.

Por - Jornaldamídia

Prefeito envia foto do pênis decorado com chantilly para a vice

O prefeito de Cederber, na África do Sul, está numa situação complicada. Jonas White é acusado pela vice-prefeita Lorna Scheepers de lhe enviar fotos impróprias.

Lorna recebeu várias imagens picantes, incluindo uma onde o pênis do prefeito aparece coberto de chantilly e decorado com um morango no “topo”.

Membro do Conselho Nacional Africano (partido de Nelson Mandela), Jonas teria convidado a vice-prefeita para uma viagem a dois para Durban, bancada pela prefeitura de Cederber.
Lorna acusa Jonas de enviar fotos pornográficas e fazer convites

Coaraci comemora avanços da educação em jornada

Município com o maior número, proporcionalmente, de estudantes matriculados nas faculdades regionais, Coaraci deu início nesta quarta-feira (21), a sua Jornada Pedagógica. E pôde comemorar resultados obtidos nos últimos quatro anos. As metas do IDEB previstas para 2017 já foram alcançadas em algumas escolas da rede municipal. Na média, o Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (IDEB), foi ampliado de 1,9 para 3,2 nos últimos quatro anos.

 Este ano, mais de 150 estudantes ingressaram no ensino superior aprovados em vestibulares nas faculdades da região, Salvador e outros estados. Coaraci é o município com o maior número de estudantes no ensino superior e, proporcionalmente, supera Ilhéus e Itabuna.

O resultado é fruto de investimento do município. Coaraci disponibiliza nove linhas de ônibus gratuitamente para estudantes buscarem o tão sonhado diploma de ensino superior. O município investe no corpo docente. Os educadores do município recebem incentivo financeiro para cursos de graduação e pós-graduação.

Em duas edições - 2011 e 2012 -, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi realizado em Coaraci, resultado da luta da prefeita, professora Josefina Castro. A articulação da prefeita beneficiou, além de Coaraci, os estudantes de Almadina e Itapitanga.

Na base

O trabalho da educação em Coaraci tem início na base. A prefeitura desenvolve o Programa “Mais Educação”. Nele são desenvolvidas atividades nos dois turnos. No contraturno, alunos recebem almoço, lanche e atividades complementares nas áreas de esporte e cultura.

A secretaria da Educação, Rosilene Vila Nova, ressalta o papel da prefeita. “Educação é prioridade, uma questão de vontade e de compreensão do papel de educar”, diz.

 seu pronunciamento na jornada, a prefeita ressaltou o papel do educador e do ser humano. “O homem é único animal que precisa ser educado”, disse. A constatação do pensador alemão Emanuel Kant se aplica em Coaraci em investimentos.

Carros de som serão vistoriados pela prefeitura em março


As secretarias de Indústria, Comércio e Turismo e a de Transporte e Trânsito vão vistoriar na próxima semana os veículos que fazem publicidade sonora em Itabuna.  Serão avaliadas as exigências da Lei Municipal n° 1.918-A, de 23 de outubro de 2003, que trata de critérios como a poluição sonora, estado de conservação do veículo e a legalidade da função profissional. 

Um total de 21 veículos está cadastrado na Associação de Publicitários em Carros de Som – ACSI. O presidente da associação Eduardo Araújo considerou positiva a posição do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins, em uma reunião de hoje pela manhã em promover a vistoria. 

“O secretário está disposto a trabalhar para regularizar a situação. Estamos com grande expectativa de que haverá uma organização maior no setor de carros de som em Itabuna” declarou.  O vice-presidente da associação Alex Batata disse que a Prefeitura já demonstrou dedicação em fazer com que os veículos respeitem a Lei que normatiza o serviço. Esse foi o principal ponto reivindicado pela ACSI.

“A idéia do governo municipal é identificar os carros legalizados com uma plotagem. Assim facilitaremos a identificação para denúncias, bem como a fiscalização caso as regras não sejam efetivamente cumpridas” alertou José Humberto. A Lei estabelece que haja apenas um carro de som para cada 10 mil habitantes. Além disso, o som jamais poderá ultrapassar o limite de 55 decibéis (55 dB) em suas veiculações de rua. O horário estabelecido para o serviço é das 8h às 19h em dias úteis e até as 16h nos sábados e somente até as 14h nos domingos.

Do -Departamento de Comunicação Social
Foto: Wilson Oliveira

Ssalários de fevereiro


Como parte da política de valorização dos servidores municipais, a Secretaria da Fazenda de Itabuna depositou nesta sexta-feira R$ 2.389 milhões de reais para pagamento das folhas salariais da Administração e da Assistência. A determinação do prefeito Claudevane Leite é pagar os salários dos servidores dentro do mês trabalhado, apesar das dificuldades financeiras da prefeitura e da baixa arrecadação no início do ano.
O cronograma prossegue até o final do mês para atender ao conjunto da administração direta e fundacional.  Os servidores lotados na Secretaria de Educação, por exemplo, serão pagos dia 28, quando a Prefeitura receber o repasse Fundeb.

De acordo com o Secretário da Fazenda, Marcos Cerqueira, a determinação do Prefeito Vane visa minimizar a situação dos servidores, já que muitos deles ainda sofrem as consequências do atraso de pagamento dos salários de dezembro passado, que deixaram de ser pagos pela administração anterior e que estão sendo quitados agora, de forma parcelada, após acordo mediado pelo Ministério Público do Trabalho.

No início deste mês (dia 9), a Prefeitura há havia pago integralmente o salário de dezembro dos servidores do setor administrativo (manutenção, apoio, etc.) da Secretaria da Educação o salário integral de dezembro e antecipado a primeira das seis parcelas do acordo feito com o sindicato dos servidores da Administração, além de adiantar parte do salário atrasado de dezembro dos professores, independentemente de acordo com o sindicato. 

Departamento de Comunicação Social

22 de fevereiro de 2013.

APÓS A LIMPEZA, FÁBIO MAGAL REINVINDICA O ENCAPSULAMENTO DOS CANAIS DO HERNANI SÁ



Funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Ilhéus (Sedur) iniciaram esta semana a limpeza dos canais do bairro Hernani Sá. O serviço começou no Eixo local G e será concluído no Eixo Principal.

Segundo moradores, os canais não recebiam manutenção há dois anos. A sujeira gerava mau cheiro e atraía insetos.

No dia 2 deste mês, o vereador Fábio Magal (PSC) e o titular da Sedur, Isaac Albagli, foram ver a situação. Na oportunidade Magal solicitou a limpeza da área e em poucos dias foi atendido.

O vereador agradece a atenção de Isaac Albagli com o Hernani Sá, mas considera que a limpeza dos canais é pouco, apenas um paliativo. Segundo Magal: "o mais importante é discutir com a comunidade uma solução definitiva, talvez um encapsulamento inspirado na obra da Avenida Amélia Amado, em Itabuna".

Magal afirma já ter feito contato com o secretário de planejamento, o ex-reitor da UESC, Joaquim Bastos, para que um projeto seja elaborado e possibilite a captação de recursos junto ao governo federal.

Bastos explicou que o município está inadimplente, devido a várias dívidas com a união. O governo pretende limpar o nome da prefeitura em seis meses. A partir daí, o projeto de encapsulamento será inscrito.

 Da Assessoria
 al
23/02/2013
E.G.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Casados I...Responsáveis não vai para o beco


Casados I...Responsáveis silencia batucada esse ano em reverência a Eduardo Anunciação



O bloco Casados I...Responsáveis, em reverência à memória do seu fundador, o jornalista Eduardo Anunciação, decidiu não participar de nenhum Carnaval ou micareta neste ano de 2013. 
 
A informação, que será disseminada por meio de comunicado endereçado aos associados, foliões e à comunidade grapiúna, foi confirmada ao *Diário Bahia* agora à noite, após a Missa de Sétimo Dia do comunicador. Além de fundar a agremiação carnavalesca, há 44 anos, em Itabuna, Anunciação era considerado pelos colegas de folia como um irmão e grande entusiasta do bloco.

O jornalista Juarez Vicente, que faleceu há 23 dias, também era membro do bloco e, como cantor, puxava as marchinhas  da charanga dos Casado I... Responsáveis. É uma pena, mas Deus sabe o que faz.  
Do -  Rede Brasil de Noticias

Geraldo Alckmin recebeu a blogueira Yoani Sánchez

Alkimin sobre Yoani Sánchez: “Ela é uma heroína moderna, heroína na defesa da liberdade de expressão”.

São Paulo – O governador Geraldo Alckmin e o secretário da Cultura, Marcelo Mattos Araújo, receberam nesta sexta (22) a blogueira cubana Yoani Sánchez no Memorial da Resistência, na capital. Eles fizeram uma visita pela instituição dedicada à preservação das memórias da resistência e da repressão política do Brasil.Alckmin falou da alegria de receber a blogueira em São Paulo. “Ela é uma heroína moderna, heroína na defesa da liberdade de expressão, da liberdade nas redes sociais”, afirmou. “É uma honra para São Paulo recebê-la e aqui fortalecer o espírito e os valores da defesa da liberdade de expressão”, completou.

Yoani disse que ficou emocionada ao caminhar pelas salas do memorial. “Acredito que aqui está exemplificada a resistência de um povo que passou por uma ditadura. Não queria mensurar o valor político, não importa se é uma ditadura de direita ou esquerda, de qualquer forma é uma ditadura”, comentou.
O acervo exposto no local impressionou a blogueira. “Fiquei impressionada, solidarizada, me lembrei da luta em Cuba”, revelou, sem estabelecer nenhuma comparação com a ditadura brasileira. “Espero que um dia possa haver um museu da resistência cubana”, afirmou a jornalista.

“Nós fizemos questão de mostrar a ela o Memorial da Resistência, esse é praticamente o único do país e retrata o antigo Dops [Departamento de Ordem e Política Social], para que as pessoas conheçam esse período triste da história dos brasileiros”, afirmou Alckmin.

Do - Jornaldamídia

Categoria desamparada!

Nos fomos por mais de 15 anos membro da Delegacia do Sindicato dos Jornalistas na região sul da Bahia, ao lado de jornalistas como: Edvaldo Oliveira, Juarez Vicente. Antonio Lopes, Nilson Andrade, Valter Maron José Valter Barreto, Raimundo Nogueira, Maurício Maron, Luiz Conceição, Raimundo Osório Couto Galvão, Ariston Caldas,Rosi Barreto, Maria Antonieta,  Ederivaldo Benedito, Pedro Ivo Bacelar, Gonzalez Pereira, Cardé Mourão, Moacir Leite, Consuelo Oliveira e Valério de Magalhães, no momento, diretor do Sinjorba na região, que pregavam a união da classe, em sintonia com o Sinjorba em Salvador.

Nesta mesma época em que também fui diretor do Sindicato, em Salvador, ao lado Helô Sampaio, presidente da entidade, por mais de três gestões, uma das grandes defensora da profissão de jornalista, a categoria tinha respaldo e segurança, e discutia suas principais questões em grandes encontros, na capital ou no interior, sempre buscando o melhor, não só o salarial, mas, também, a qualificação para a categoria, através do Sindicato que tinha uma grande credibilidade.

Hoje o que se vê, é uma categoria sem cobertura, solta, esquecida, sem segurança e ameaçada por gente que não tem nenhuma qualificação para exercer a profissão de jornalista.

 As assessorias de comunicação, a maioria serviços públicos é onde se encontra o maior número “dessas pessoas”, sem ter ainda nenhuma qualificação profissional, pois muito delas são estagiários ou pseudo-s blogueiros, sem nenhum registro profissional (DRT), como exige a Justiça do Trabalho. Órgão este, que também parece ignorar a ilegalidade, não investigando o setor. Tudo isso, por falta de uma melhor atuação das entidades que representam os comunicadores, ou seja, os seus sindicatos, que não estão atentos para esse descaso.

Outros problemas que não são vistos pelos sindicatos (jornalista e radialistas) é a questão salarial, sem uma faixa definida, como existia em tempos remotos. Antes, para cada função: foto, texto, designe câmera-men, pauta, motorista etc., os órgãos públicos e as empresas (Jornal, Rádio, Televisão) tinham uma tabela de salários a obedecer e cumprir. O que não existe hoje, e as Prefeituras Municipais, Câmara de Vereadores, empresas públicas ou privadas pagam o que querem e bem entendem Muitas vezes obedecendo a cumprimento, desse ou daquele político.
Uma vergonha, que, em contra partida, conta com “as vistas grossas” das entidades representativas das categorias, inclusive, o Ministério do Trabalho que não recebe as denuncia para investigação, até parece que parou no tempo.
 
Daqui solicitamos aos sindicatos dos jornalistas e radialistas que retornem a atuar como faziam antes. Partam para o campo e dêem cobertura aos profissionais de imprensa! Principalmente, para aqueles que atuam no interior do Estado, que estão totalmente desamparados e em alguns casos, são tratados com muita humilhação e, o pior, sem poder contar com a sua entidade representativa para esse, ou aquele caso. Não podendo formular queixas e amolgar seus acertos de prestação de serviços, (rescisão trabalhistas) etc.

 A coisa está tão bagunçada e gritante, que, se caso não se tome logo uma providencia a profissão, com o ingresso de pessoas, sem caráter e sem dignidade, em breve perderá a credibilidade comprovada que tem!

Fica ai, o alerta, para quem interessar possa. 

“Tenho dito!”- Em memória do nosso saudoso jornalista, Juarez Vicente, que trabalhou por mais de 40 anos e não conseguiu a sua aposentadoria.   

Joselito dos Reis
jornalista         

Acolhida a alunos e familiares marca início do ano letivo em Itabuna


Secretária de Educação, Dinalva Melo
            O início do ano letivo 2013 na Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna, na segunda-feira, 25, será marcado por atividades de acolhida aos alunos e de seus familiares. Professores, diretores, coordenadores pedagógicos e colaboradores administrativos de 110 unidades escolares do setor urbano e do campo estão mobilizados para fazer do primeiro dia uma verdadeira aula de valorização da diversidade e da cidadania, com realização de dinâmicas de integração, manifestações culturais e atividades recreativas. As atividades foram definidas durante o encerramento do Seminário de Planejamento na sexta-feira. 
                     

            No Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (Imeam), por exemplo, que é a maior escola da Rede com capacidade para atender até 600 alunos em tempo integral, a acolhida será realizada no Ginásio de Esportes do colégio, onde haverá apresentações musicais, atividades lúdicas com  professores de Educação Física, além da explanação da direção para a mensagem de boas-vindas e apresentação do corpo docente e administrativo da escola.

            De acordo com o diretor do Imeam, professor Ricardo Dantas, a presença das famílias no primeiro dia do ano letivo é algo muito importante para que os pais e responsáveis pelos estudantes sejam despertados a interagir de maneira mais intensiva com a Escola. “É necessária uma compreensão de que a relação escola-família passa por uma troca de favores sociais, ou seja, a família colabora para que a escola possa cumprir o seu papel com eficiência e, consequentemente, a escola assume o seu compromisso social de oferecer educação de qualidade à comunidade”, frisou o professor.

            Dando exemplo de trabalho coletivo para a melhoria da escola, professores e funcionários do Grupo Escolar Cleonice Moreira de Almeida, no bairro João Soares, promoveram um mutirão para a organização, reparos na rede elétrica, limpeza e pintura da fachada escola. Segundo o diretor Érico Santos, a intenção da equipe escolar foi assegurar condições de higiene necessárias para acolher os estudantes. Nas atividades de planejamento, os professores definiram como tema para o ano letivo “Família e Escola: parceiras na construção de vínculos afetivos”. 

            Para acolher as famílias e os alunos a Escola planejou uma dinâmica utilizando um texto literário da escritora Ruth Rocha. “O nosso objetivo é fazer com que desde o primeiro momento do contato das famílias com a escola, elas possam compreender que as diferenças não podem comprometer a unidade do grupo”, disse Érico.

            A secretária da Educação, Dinalva Melo do Nascimento, ressaltou que do ponto de vista pedagógico está tudo organizado. Neste sentido, a SEC atuou junto aos coordenadores pedagógicos para que as questões relacionadas ao ensino-aprendizagem sejam prioridades nas ações planejadas pelas escolas. “A nossa proposta de resgatar e valorizar a importância do papel do coordenador pedagógico na escola é algo que será determinante para avançarmos em termos quantitativo e qualitativo na educação itabunense”, afirmou.

            A secretária da Educação disse ainda que as famílias devem acreditar na intenção da SEC de fazer do espaço escolar o reduto do processo de ensino-aprendizagem, com a implementação de novos recursos como o projeto de arte e cultura e a promoção de uma maior interação escola-familia-comunidade. “Entendemos que sem  um maior envolvimento da família no cotidiano da escola teremos dificuldades para alcançarmos os nossos objetivos. É preciso que haja uma melhor compreensão dos papeis da família, no seu atual contexto, e da escola. Pois à escola cabe a formação intelectual do aluno e à família o dever de formá-lo para a cidadania”, finalizou Dinalva Melo.

Departamento de Comunicação Social
Por: Erivaldo Bomfim                                                                           
Foto: Wilson Oliveira
22 de fevereiro de 2013
 

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...