sábado, 2 de fevereiro de 2013

CÉSAR BRANDÃO É O LIDER DE VANE NA CÂMARA


O vereador César Brandão foi indicado pelo prefeito de Itabuna. Vane Renascer para ser o seu líder no Legislativo. A informação foi dada pelo próprio legislador no dia de hoje (02) no programa “Resenha da cidade”, apresentado pelo ex-vereador, radialista Roberto de Souza.



Ainda na Rádio Jornal de Itabuna, César Brandão, como novo líder do governo, agradeceu a confiança do Prefeito, a ele depositada, quando, na oportunidade, destacou as qualidades de Vane, acreditando que ele venha realizar uma grande administração pelo município.   

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Lenildo Santana é eleito o novo Presidente da Amurc



Liderando a Chapa “Municipalismo Democrático e Forte”, o prefeito reeleito de Ibicaraí, Lenildo Alves de Santana foi eleito na tarde desta quinta-feira (31), presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano – Amurc para o biênio 2013/2014. Em uma chapa de consenso entre os prefeitos associados, Lenildo obteve 15 dos 18 votos de gestores associados e representantes legais, que também elegeram demais componentes da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal.

O processo eleitoral, que teve início no período da manhã, foi encerrado antes do horário previsto – às 17 horas, com a contagem dos votos e a posse da nova equipe da associação. Para o novo presidente, que atuou como 1º Tesoureiro da antiga gestão, o momento é de “buscar, juntamente com os novos prefeitos fortalecer as discussões em torno dos investimentos macro, como o Complexo Intermodal, a Ufsulba e no âmbito local, a capacitação dos servidores municipais em linhas técnicas e o entrosamento entre os prefeitos para a captação de recursos para os municípios”.

Durante o ato de posse, o ex-presidente Cláudio Antônio Kalil Dourado desejou sorte ao novo presidente e afirmou que estará torcendo por uma boa gestão dos novos prefeitos, “que eles consigam driblar a crise e com a orientação da Amurc com certeza terão os mandatos equilibrados, pois juntos possuirão um poder maior de convencimento, de trabalhar por novas aquisições e de mudanças de legislação, entre outras novas ações, que contemplam a sociedade”, destacou.

Eleição
O processo eleitoral foi aberto pelo ex-presidente da Amurc e contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, assessores políticos, o deputado Geraldo Simões (PT), representantes da imprensa regional e a sociedade civil organizada. O ato público foi antecedido por um minuto de silêncio em homenagem respeitosa a memória do jornalista Juarez Vicente, que deixa um legado na história do jornalismo.

A prefeita de Barra do Rocha, Vera Lúcia Franco Ramos Costa (PSC) iniciou a votação das eleições para o biênio 2013/2014 parabenizando o ex-presidente da Amurc pelo trabalho desenvolvido em prol dos municípios e acredita na nova gestão para o fortalecimento dos municípios. Em seguida votaram o prefeito de Firmino Alves, Aurelino Moreno da Cunha Neto (PSB) e o prefeito de Ibicaraí e presidente eleito da Amurc, Lenildo Santana. 

No período da tarde, com maioria dos votos válidos confirmada foi oficializada a escolha do prefeito reeleito de Ibicaraí como Presidente da Amurc. O novo gestor agradeceu a participação dos prefeitos e revelou que estará dando continuidade a luta por uma administração mais forte e comprometida com os interesses dos municípios. “Apesar de um contexto de dificuldades, precisamos estar discutido amplamente com a sociedade civil para o fortalecimento das ações municipais”, declarou Lenildo.

Histórico
         Natural da cidade de Floresta Azul – Bahia e residente na cidade de Ibicaraí, de onde foi prefeito reeleito para o mandato 2013/2016, Lenildo Alves de Santana, 45 anos, casado, três filhos, atuou como diretor administrativo do Instituto Biofábrica de Cacau durante dois anos. É professor licenciado da Rede Pública Estadual de Ensino, graduado no curso de Ciências Econômicas e Matemática - Licenciatura.

Confira a nova composição:
·        Nova Diretoria Executiva
CARGO
PREFEITO
MUNICÍPIO
Presidente
Lenildo Alves Santana (PT)
Ibicaraí
1º Vice-Presidente
Gilka Borges Badaró (PSB)
Itajuípe
2º Vice-Presidente
Walnio Ribeiro Muniz (PT)
Jussari
1º Secretário
Sandra Maísa Baldoíno Cardoso (DEM)
Floresta Azul
2º Secretário
Jaqueline Reis da Mota (PT)
Barro Preto
1º Tesoureiro
Jackson Bonfim de Castro (PP)
Santa Cruz da Vitória
2º Tesoureiro
Josefina Maria Castro dos Santos (PT)
Coaraci

·        Composição do Conselho Fiscal
CARGO
PRFEFEITO
MUNICÍPIO
Titular
Vera Lúcia Franco Ramos Costa (PSB)
Barra do Rocha
Titular
Aurelino Moreno da Cunha Neto (PSB)
Firmino Alves
Titular
Alba Gleide Moura de Gois (PSD)
Almadina
Titular
Fernanda Santos da Silva (PT)
Uruçuca
Titular
Pe. Ednaldo Martins do Santos (PT)
Itajú do Colônia
Suplente
Pedro Jackson Brandão Almeida (PSB)
Itapé
Suplente
Diane Brito Rusciolelli (PSD)
Una
Suplente
Maria Ângela Cardoso Castro (PP)
Camacan
Suplente
Murilo Veiga Vieira (DEM)
Iguaí
Suplente
Abel Cornélio de Marais Filho (PDT)
Ibicuí

 Por - Viviane Cabral

Tudo pronto para a saudação à Rainha do Mar

Ilhéus já está preparada para saudar a rainha do mar, Iemanjá, neste sábado, 2 de fevereiro.  Filhos e filhas da orixá, adeptos das religiões de matriz africana, visitantes e turistas poderão participar da tradicional festa, levando seus presentes como gratidão pelas graças recebidas bem como realizar seus pedidos. O evento está previsto para começar a partir das 10 horas no Bairro de Nova Brasília, em frente à sede da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), na Praia do Cristo e nas imediações da Catedral de São Sebastião.

O ponto alto da festa ocorre a partir das 16 horas, quando uma procissão marítima formada por dezenas de embarcações sai das praias do Cristo e da Maramata com destino ao alto-mar, levando as oferendas à Iemanjá.


Serviços – A festa é promovida pelos terreiros de Mãe Carmosina, Mãe Laura, Pai Toninho e Pai Atanagildo e do grupo afro Zambia Axé e tem toda a infraestrutura e logística garantidas pela Prefeitura Municipal. Através das secretarias de Turismo, Desenvolvimento Urbano e Saúde, estão assegurados os serviços de limpeza, ordenamento do trânsito e de ambulantes e serviços de saúde. A Guarda Municipal de Ilhéus também colabora com a festa, proporcionado proteção ao patrimônio e apoio ao cidadão, além de colaborar com a Polícia Militar para a segurança pública.



Secretaria de Comunicação (Secom).
Ilhéus – 01.02.2013

Acordo entre Prefeitura e Sindicato acaba greve em Ilhéus

 Após negociação com a Secretaria de Administração Municipal, os servidores da Prefeitura de Ilhéus suspenderam a paralisação, decisão tomada em assembléia na manhã desta sexta-feira, dia 1º. De acordo com o secretário de Administração, Ricardo Machado, os representantes do sindicato dos servidores municipais (Sinsepi) concordaram com a proposta apresentada e recomendaram à categoria o retorno imediato ao trabalho.

Entre os pontos principais acordados, a Prefeitura assumiu o compromisso de enviar, para pagamento, as folhas salariais relativas ao mês de dezembro à medida que a Justiça desbloqueie os recursos do município, até o limite de cada valor bloqueado. Também ficou estipulado que voltarão a ser pagos, até a próxima quarta-feira (dia 6), os valores relativos à insalubridade a todos aqueles servidores que realmente desenvolvam atividades consideradas insalubres, segundo levantamento já realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

Além de não se promover o corte do ponto dos funcionários que deixaram de trabalhar nos dois dias de greve, Ricardo Machado informou também ter ficado estabelecido que as comissões criadas durante reunião do prefeito Jabes Ribeiro com os representantes dos sindicatos e vereadores, no dia 25 de janeiro, começarão a trabalhar, tão logo todos os nomes que as comporwww.ilhéus.ba.gov.br ão sejam definidos, para encontrar soluções que resolvam os passivos que ainda existam em relação aos servidores municipais.



Secretaria de Comunicação (Secom).
Ilhéus – 01.02.2013
www.ilhéus.ba.gov.br

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Prefeitura determina regularização da coleta de lixo em Itabuna



            A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano - Sedur, determinou à empresa Marquise a regularização da coleta de lixo domiciliar na zona urbana até a noite desta quinta-feira. A empresa deixou de fazer o trabalho durante esta quinta-feira, com prejuízo para a população e obrigando a prefeitura a fazer o serviço emergencialmente, com caçambas e pá carregadeira, que recolheram grande quantidade de lixo acumulado em praças. avenidas e ruas centrais da cidade.

            O secretário de Desenvolvimento Urbano, Marcos Monteiro, lamentou a falta de parceria da Marquise e questionou a justificativa utilizada para suspender a coleta, alegando falta de espaço para descarga do lixo pelos compactadores, causada, segundo a empresa, pela retirada de um trator da Prefeitura utilizado no manejo do material depositado diariamente no lixão. Marcos Monteiro disse que o equipamento foi retirado por pouco tempo para atender uma emergência, mas retornou ao lixão às 5 horas da manhã, sem comprometer a rotina dos serviços.

            Hoje o secretário reuniu-se com o gerente da Marquise, Wagner Pinheiro, e com o supervisor de operações Paulo Jorge de Souza, quando reiterou a determinação de regularização da coleta e cobrou mais interação da empresa com a Prefeitura e mais cuidado com a cidade. Marcos Monteiro disse que um fiscal vai acompanhar o trabalho diário de abertura de espaços e compactação no lixão para que os serviços de coleta domiciliar não tenham descontinuidade.


Departamento de Comunicação Social
Por: Luiz Conceição
Fotos: Pedro Augusto

MUITA POESIA E EMOÇÃO NO ADEUS DE JUAREZ VICENTE

Com 60 anos de idade, foi sepultado hoje (31) às 10h no Cemitério do Campo Santo em Itabuna o corpo do jornalista, poeta e professor, Juarez Vicente Silva de Carvalho.


O jornalista que foi vítima de um diabetes foi internado no dia 15 deste mês no Hospital São Lucas, sendo transferido, três dias antes de sua morte para o Calixto Midlej Filho, devido ao agravo do seu estado de saúde.


O corpo de Juarez Vicente foi velado na Mortuária Santa Fé,onde compareceram centenas de amigos, familiares e colegas de profissão. Num gesto de humanidade, seus familiares fizeram a doação de suas corneas. 

Juarez Vicente iniciou sua carreira de comunicação no departamento de jornalismo na antiga Rádio Clube de Itabuna, dai passando por diversos veículos da região - entre eles - Tribuna do Cacau, A região, Diário de Itabuna, TV Santa Cruz, Revistas: Vitória e Revisão, Jornal Agora, onde foi editor e, ultimamente, vinha editando o jornal Correio dos Municípios.



Como professor, lecionou, nos colégios: Gatos de Botas, Neyva Samara, Firmino Alves, Colégio Maria Goretti. Como poeta lançou o livro “Avisos” e deixou no prelo o livro “Algumas Poesias” que pretendia lançá-lo no próximo mês.  Foi o primeiro presidente do Clube do Poeta Sul da Bahia e um dos fundadores do Conselho Municipal de Cultura. Foi também diretor do Sindicato dos Jornalistas do Estado da Bahia-SINJORBA e Presidente do Conselho Deliberativo do Itabuna Esporte Clube.



O grande profissional que também era cantor e apreciador de uma boa música, defendia a ética, acima de tudo, por isso sofria algumas  retaliações de alguns órgão de comunicação. O poeta, professor e jornalista Juarez Vicente,  deixou viúva a senhora Maria de Lurdes Duarte: Três filhos: Jucilene, Marcelo e Marcio Carvalho, além de dois netos Felipe e Alice.   

O seu sepultamento, com um grande acompanhamento teve como ponto alto uma homenagem do Clube do Poeta Sul da Bahia que lhe proporcionou um recital de poesia, através de seus amigos poetas, com a participação de sua filha Juscilene Carvalho que cantou uma das músicas que ele mais gostava, levando a emoção a todos os presentes. 

Além dos poetas - entre eles - Clovisnaldo Argôlo, Romilton Santos, Antonio Baracho, Joselito dos Reis, Aldo Bastos, Sônia Amorim, Kátia Cristina, Valter Moraes, Antonio Oliveria, José Pinheiro, o jornalista Paulo Lima também foi muito feliz em seu pronunciamento de despedida  ao "Juju", seu amigo particular.  Que Deus, nosso Pai Supremo Lhe dê um bom lugar.   

Saúde vistoria local para implantação do Pronto Atendimento da Dengue


A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta quinta-feira, 31, os preparativos para a implantação do Pronto Atendimento da Dengue, no Hospital Geral Luis Viana Filho, no Bairro Alto da Conquista. Nesta manhã, a secretária Ledívia Espinheira visitou as dependências da instituição onde funcionará o serviço para averiguar as condições físicas do local. A proposta do espaço é ampliar o atendimento à população, principalmente nesta época do ano, historicamente mais propensa à ocorrência de epidemias da doença.

Ledívia Espinheira afirmou que o PA da Dengue, resultado de parceria entre a prefeitura e o hospital, contará com o trabalho de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. “Vamos trabalhar agora na formação da equipe e na implementação dos ajustes físicos”, completou a secretária de Saúde.

Prioridades - Ao lado da reativação da rede básica de saúde e da ampliação do atendimento de emergência, o combate à dengue é uma das metas prioritárias da secretária Ledívia Espinheira. “Em parceria com a nossa população e com os diversos órgãos ligados ao setor, estaremos trabalhando de forma intensa para que a população tenha o melhor atendimento possível e que os índices gerais de infestação da        dengue sejam recolocados em níveis aceitáveis”, enfatiza a secretária.

Dengue - A dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus (existem quatro tipos diferentes de vírus da dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.

A dengue clássica se inicia de maneira súbita e pode provocar febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores nas costas. Segundo os médicos, a febre dura cerca de cinco dias, com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias. Em alguns poucos pacientes, continuam os especialistas, podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz.

A melhor forma de se evitar a dengue continua sendo o combate aos focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, que se reproduz em água parada. Por isso, reforçando a prevenção à doença, é fundamental não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d’água, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.


Da Secretaria de Comunicação (Secom).
Ilhéus – 31.01.2013

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

ADEUS A JUAREZ


Morreu aos 60 anos de idade, às 10h35 de hoje (30) na UTI do Hospital Calisto Midlej Filho o jornalista, poeta e professor Juarez Vicente Silva de Carvalho.


O jornalista que foi vítima de um diabetes foi internado no dia 15 deste mês no Hospital São Lucas, sendo transferido para o Calixto no último dia 27, devido ao agravo do seu estado de saúde.


O corpo de Juarez Vicente está sendo velado na Mortuária Santa Fé, e o seu sepultamente está programado para amanhã (31) às 10h, no cemitério do Campo Santo, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.

Juarez iniciou sua carreira de comunicação no departamento de jornalismo na antiga Rádio Clube de Itabuna, passando por diversos veículos da região: Tribuna do Cacau, A região, Diário de Itabuna, TV Santa Cruz, Revista Vitória, Revista Revisão, Agora, onde foi editor e, ultimamente, vinha editando o jornal Correio dos Municípios, do qual era sócio.



Como professor lecionou, nos colégios: Gatos de Botas, Neyva Samara, Firmino Alves, Colégio Maria Goretti. Como poeta lançou o livro “Avisos” e deixou no prelo o livro “Algumas poesias” que pretendia lançá-lo no próximo mês.  Foi o primeiro presidente do Clube do Poeta Sul da Bahia e um dos fundadores do Conselho Municipal de Cultura. Foi também diretor do Sindicato dos Jornalistas do E$stado da Bahia-SINJORBA.



O grande profissional que defendia a ética, acima de tudo, por isso sofreu algum tipo de retaliação, deixou viúva a senhora Maria de Lurdes Duarte: Três filhos: Jucilene, Marcelo e Marcio Carvalho, além de dois netos Felipe e Alice.   

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Trindade é o novo presidrnte do Hospital de Base

Trindade  José Carlos Trindade: Novo Diretor -Presidente da FASI do Hospital De Base luís eduardo magalhães de itabuna.  Foi publicada no Di...