sábado, 7 de dezembro de 2013

Secretaria de Saúde promove mutirão com Teste Rápido de HIV em Ilhéus


A Coordenação Municipal DST/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde está intensificando a oferta do Teste Rápido de HIV em alguns pontos da cidade. Nos próximos dias 9 e 10 de dezembro, os mutirões acontecerão nos postos de saúde dos bairros N.S. da Vitória e Malhado.


Em virtude do transcurso do Dia Mundial de Luta contra AIDS, 1º de dezembro, a Coordenação Municipal DST/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus está intensificando a oferta do Teste Rápido Diagnóstico HIV com parte da campanha "Pra viver melhor, é preciso saber", patrocinada pelo Ministério da Saúde. Nesta sexta-feira, a ação foi promovida no Mutirão da Cidadania, realizado no bairro Hernani Sá, em parceria com a Ong Nepsi. Na próxima segunda-feira, dia 9, os testes serão oferecidos no posto do Programa de Saúde da Família (PDF) do bairro Nossa Senhora da Vitória.
Segundo a coordenadora do CTA/DST, Queila Silva, o mutirão do teste rápido será realizado também na terça-feira, dia 10, no Centro de Saúde Sarah Kubitschek, no Malhado. Além de disponibilizar o Teste Rápido Diagnóstico HIV, serão também distribuídos preservativos e folhetos informativos sobre os cuidados com a prevenção à Aids.
A enfermeira Queila Silva ressalta que apesar da expectativa de qualidade de vida dos portadores do HIV ter melhorado, o número de infectados ainda é crescente, sobretudo entre jovens e mulheres. Nesse sentido, o Ministério da Saúde vem adotando campanhas para o enfrentamento da epidemia de HIV/AIDS, incentivando, por meio do contexto da nova política de Aids, o diagnóstico precoce do HIV como uma estratégia que ajude as pessoas a viverem com mais qualidade, além de indicar o tratamento gratuito como um direito garantido pelo SUS – Sistema Único de Saúde. 
AÇÕES - A Coordenação Municipal DST/AIDS e Hepatites Virais da Sesau mantém um programa de ações e metas nas áreas de prevenção, proteção e promoção da saúde, cujas atividades são intensificadas nas principais datas comemorativas (Carnaval, Dia Internacional da Mulher, Dia dos Namorados, São João, Dia de Combate às Hepatites Virais e Dia Mundial de prevenção a ADIS). Nesses eventos, são ofertados à população, em geral, e ao segmento de maior vulnerabilidade, os insumos de prevenção (preservativos e panfletos informativos), além do teste rápido para triagem de DST e diagnóstico do HIV.
Após o mutirão, o teste rápido de detecção do HIV continuará sendo disponibilizado na sede do Centro de Tratamento e Acompanhamento de DSTs e AIDS, que funciona na Avenida Canavieiras, 253, no térreo do prédio da 6ª DIRES, centro da cidade, em horário integral.

Da - Secretaria de Comunicação (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...