segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Prefeitura de Ilhéus atendeu 282 famílias vítimas das fortes chuvas

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) contratou emergencialmente empresas para agilizarem a retirada de entulhos e outros materiais acumulados em decorrência das fortes chuvas. Além disso, o Ministério da Integração Nacional está enviando uma equipe técnica para avaliar e quantificar as ocorrências registradas na cidade.

 Até a manhã desta segunda-feira, dia 2, a Prefeitura de Ilhéus atendeu 282 famílias que foram atingidas pelas fortes chuvas que incidiram no município, no final da semana passada. Desse total, 144 solicitaram à Defesa Civil visitas das equipes para avaliação técnica dos locais em situação de risco. As outras 138 famílias foram aquelas que se dirigiram ao Estádio Mário Pessoa, onde o prefeito Jabes Ribeiro determinou a implantação de uma Central de Operações, na última quinta-feira, dia 28, para atendimentos emergenciais e cadastramento das vítimas. Após receberem o apoio necessário, os cidadãos foram encaminhados para residências de parentes, conforme informou o coordenador da Defesa Civil, Ednaldo Azevedo.
Embora todo o município tenha sofrido sérios prejuízos por causa do volume e força das chuvas, Ednaldo Azevedo diz que, após avaliação realizada nos últimos dias, os locais mais atingidos foram os altos do Amparo, Socorro, Coqueiro e Basílio, localizados na zona norte da cidade. Nesses pontos, ocorreram vários deslizamentos de terra que causaram enormes prejuízos nas estruturas residenciais, e ainda deixaram várias outras sem a mínima condição de uso por se encontrarem agora na eminência de desabarem e atingir outras casas localizadas na parte térrea.
Com o decreto assinado pelo prefeito Jabes Ribeiro, determinando o Estado de Emergência no município, por causa da calamidade provocada pelas chuvas, o Ministério da Integração Nacional, através da Secretaria Nacional de Defesa Civil, entrou em contato com a coordenação municipal da Defesa Civil, comunicando que uma equipe de técnicos estará chegando a Ilhéus nesta semana. A equipe vai quantificar os danos ocorridos e avaliar as medidas necessárias para o restabelecimento da normalidade nas áreas atingidas.
 Manutenção – Enquanto isso, por orientação do prefeito Jabes Ribeiro, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) contratou emergencialmente empresas para agilizarem a retirada de entulhos e materiais decorrentes de deslocamento de massas das encostas, que já se encontram atuando em todo o município. Nos pontos de maior risco dos morros, a Prefeitura também fez a cobertura das áreas mais atingidas com grossos plásticos a fim de evitar novas infiltrações e possíveis desabamentos. “Embora os danos tenham sido grandes, estamos trabalhando diuturnamente para ajudar as famílias que foram prejudicadas, e buscando evitar que ocorra novas tragédias”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, Ednaldo dos Santos Azevedo.

Da - Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Alerta de chuvas em Ilhéus

Alerta de chuvas: Defesa Civil prevê possibilidade de chuvas de até 93 mm até dia 29 de abril _O alerta chama atenção para os riscos de desl...