segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

PERI DA PITUBA E O CRAQUE DERI

Deri, Danielzão e Sapatão. Foto Arquivo.
Vocês sabiam que o nosso Perivaldo Dantas, que assumiu o nome de“Peri da Pituba”, em Salvador, nascido no bairro da Mangabinha, em Itabuna, Bahia, em 1953, foi indicado ao Bahia pelo nosso craque Deri?


Pois, é, essa história foi passada a nós pelo próprio Deri, um senhor craque de futebol.
Perívaldo de Itabuna e Peri da Pituba (hoje)

O presidente do Bahia, na época nos anos 70, Paulo Maracajá, veio a Itabuna para levar Deri, para o seu time. Como Deri já tinha dado a palavra ao Itabuna Esporte Clube ficou por aqui, e indicou o nome de Perivaldo. (Na em que os homens tinha palavra...)

Do Bahia, Perivaldo, ou melhor, “Peri da Pituba”, ganhou o mundo, passando pelo Botafogo, Palmeiras, Seleção Brasileira e Bangu, foi parar nos árabes.

A história, agora todos já sabem, Perivaldo, que era gandula em Itabuna e carregava carvão de Buerarema, para esta cidade, em cima do caminhão de Moisés, da Mangabinha, que também trazia farinha daquela cidade. Agora sensibilizou a todos, como Morador de Rua em Lisboa/Portugal. “Sabemos o dia de hoje, mas o de amanhã é impossível...”.

Enquanto a Deri, além do Itabuna, defendeu os tomes do: Galícia, Sergipe e outros grandes do nosso Estado. Até hoje com quase 70 anos ainda joga o seu tradicional “baba” com os amigos.

Deri, ao lado dos irmãos Rielas, Gagé, Florizel, Santinho, Piaba, Pinga, Abieser, Itajaí, Ronaldo, Tombinho, Betinho, Justo, Raminho, Luís Carlos, Caxingulê, Bel, fizeram a história fantástica de nosso futebol, que jamais será esquecida ou apagada de quem viveu aquela época de Desportiva Itabunenso, do Flamengo, Janizáro, Fluminense, Botafogo de Rodrigo e o América, de Dão.  


Que Perivaldo, retorne ao Brasil e refaça a sua vida. “Volta, sacode a poeira e passa por cima” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...