quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Mais um evento de capoeira vai movimentar final de semana em Ilhéus

Nos meses de novembro e dezembro, Ilhéus vem abrigando vários eventos voltados à capoeira, e, mais um será realizado com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
A Secretaria Municipal de Cultura de Ilhéus (Secult) está promovendo e também proporcionando apoio a uma série de iniciativas e ações em prol da capoeira no município nos meses de novembro e dezembro. Com o apoio do órgão, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), realizou no município, o primeiro seminário sobre o esporte de um ciclo estadual. Neste final de semana, acontece a III Chamada de Angola, também com o suporte da Secult, coordenada pelos Mestres Virgílio, Plínio e Jogo de Dentro, na Tenda do Teatro Popular de Ilhéus (TPI), instalada na Avenida Soares Lopes. As atividades começam nesta sexta-feira, dia 6, e prosseguem no sábado e domingo (dias 7 e 8), sempre das 8 às 18 horas.

O encontro reunirá praticantes da capoeira para troca de saberes e experiências, e a Associação de Capoeira Angola Mucambo, promotora do evento, tem por objetivo o reconhecimento aos seus mestres promovendo a socialização e o intercâmbio entre adeptos e simpatizantes desta manifestação cultural. No último final de semana, ocorreram diversos eventos, a exemplo do Festival Vozes da Capoeira, promovido pela Associação de Capoeira Liberdade, simultaneamente com o 16º Encontro Baiano de Capoeira,  contando com entidades de Ilhéus, Uruçuca, Itabuna, Itacaré, Paramirim, Santo Amaro, Planalto, Vitória da Conquista, Poções Brumado, Una, Salvador e São Paulo.   
Tendo como programação shows folclóricos, palestras, troca de cordão, formatura de alunos, cantos de roda de capoeira e entrega de certificados, as atividades foram coordenadas por Mestre Gordo. O evento aconteceu no ginásio de esportes Herval Soledade, na Avenida Canavieiras, e durante as exibições atraiu um grande número de estudantes do município, que aproveitaram a oportunidade para conhecerem um pouco mais desta tradição.
 Importância – Esses encontros de capoeira que estão ocorrendo em Ilhéus têm a finalidade não só de divulgar ainda mais a cultura, como também de discutir os interesses dos profissionais, a exemplo do que propôs a secretária municipal de Educação de Ilhéus, Marlúcia Rocha, durante o seminário Salve a Capoeira, promovido pelo Iphan, de que a capoeira deveria ser uma atividade de educação física ou esportiva regular. Para isso, não só se predispôs a cooperar para atingir esse objetivo, como também solicitou o apoio de todos.
Durante o encontro, foram discutidos temas do encontro como a construção do Plano de Salvaguarda e a formação do Conselho Gestor de Capoeira na Bahia, além de questões ligadas ao mercado de trabalho, internacionalização da capoeira, atividades esportivas e de turismo. Após Ilhéus ainda serão realizados seminários em outros três municípios baianos: Salvador, no dia 15 de dezembro, Feira de Santana (12 de janeiro de 2014) e, por fim, em Vitória da Conquista (8 de fevereiro).   
Da- Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comissão da Câmara dos EUA aponta ‘campanha de censura no Brasil’

Musk x Moraes (Reprodução/Redes Sociais). Relatório de mais de 500 páginas indica ao menos 300 contas na rede social 'X' censuradas ...