terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Em Ilhéus, ano letivo de 2013 será mantido e se estenderá até abril

 Parecer da Procuradoria Geral do Município (Proger), que norteia a posição da Secretaria de Educação, assegura que o Conselho Municipal não tem legitimidade para invalidar um ato administrativo.
A secretária de Educação da Prefeitura de Ilhéus, professora Marlúcia Rocha, voltou a garantir na manhã desta segunda-feira, dia 30, que os alunos da rede municipal de ensino não serão prejudicados pela greve de quase 80 dias do funcionalismo público. Segundo ela, a reposição das aulas se estenderá até o próximo mês de abril com alguns sábados letivos. Em relação à reposição das turmas que tiveram o ano anulado, a secretária diz que é possível repor usando os dois turnos de aulas.

Marlúcia Rocha lembra que a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) estabelece que o ano letivo é respeitado quando os entes federativos conseguem oferecer 200 dias letivos ou 800 horas-aula. “Além disso, é importante frisar que os nossos diretores vêm realizando reuniões periódicas com os pais dos alunos, cujas turmas tiveram o ano anulado pelo Conselho e nesses encontros, vem sendo registrado o desejo geral de que o calendário seja mantido e que conta ainda com o apoio das comunidades para que essa proposta seja cumprida a contento”, observa a secretária de Educação.
Ainda lembra que todas as providências para que o ano letivo de 2013 seja concluído estão sendo adotadas pelo governo municipal, como a renovação do contrato de quase 200 professores, a garantia da merenda e o funcionamento do transporte escolar. “Também é relevante ressaltar que, mesmo com aulas em tempo integral, estamos trabalhando para que a qualidade do ensino nesse período seja efetivamente mantida”, completa.
Conselho - Com relação à decisão do Conselho Municipal de Educação de anular o ano letivo de 2013 em algumas escolas, formalizada durante reunião no dia 18 de dezembro, Marlúcia Rocha afirma que o entendimento da Procuradoria Geral do Município (Proger) é o de que o conselho não pode invalidar um ato administrativo. “Além dessa orientação técnica, temos uma compreensão diferente. Apesar das dificuldades, entendemos que anular 2013 traria um prejuízo gigantesco para os nossos alunos e que, mais do que isso, é perfeitamente possível repor as aulas”, enfatiza a professora Marlúcia Rocha.
Na semana passada, ao participar de uma entrevista na Rádio Bahiana AM, com o repórter Ciro Zatele, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, criticou publicamente a decisão tomada pelo Conselho Municipal de Educação. “É uma decisão equivocada, desumana e com claro interesse político. Vamos demonstrar à Justiça que esta decisão é um equívoco. Uma decisão pequena”, comentou. Segundo Jabes, com a decisão, o conselho oferece uma prestação negativa e que, por isso, não contribui em nada para o avanço educacional.

Secretaria de Comunicação (Secom)
Ilhéus – 31.12.13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ZICO EM ITABUNA NOVAMENTE FAZ PALESTEA

Zico Um dos maiores nomes do futebol mundial esteve em Itabuna neste dia 18 de abril  ministrando uma palestra a empresarios e profissionais...