Vamos salvar o Rio Cachoeira! É o nosso maior patrimônio. Não jogue lixo em seu leito. Povo limpo, cidade civilizada... Vamos preservar a nossa história.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Temporada de Cruzeiros em Ilhéus está mantida até abril

 Até o próximo ano deverão desembarcar em Ilhéus cerca de 75 mil pessoas de diversos locais do país e do mundo. A estimativa da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) é que cada turista gaste em média 75 dólares dor dia.
 Segundo o secretário municipal de Turismo, Alcides Kruschewsky, a temporada de Cruzeiros 2013/2014 em Ilhéus está mantida até o mês de abril, negando assim as especulações sobre a possibilidade de navios não poderem atracar no Porto do Malhado, administrado pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba). Durante entrevista no programa O Tabuleiro, da Conquista FM, apresentado pelo radialista Erivaldo Vila Nova, na manhã desta quinta-feira, dia 21, o secretário explicou que houve um acumulo de areia acima do esperado no porto, mas que com o ajuste de horários de chegada dos navios de acordo com o movimento da maré, será possível manter o fluxo turístico previsto para esta estação. “Apenas dois navios talvez não possam atracar”, destacou.

Kruschewsky informou ainda que a Codeba já iniciou um novo processo de licitação para contratação da empresa que fará a dragagem no porto, e assim que todo o trâmite legal para contratação for concluído, o serviço deve ser realizado no período de 20 dias. O grupo que venceu a primeira licitação, no valor de R$ 3 milhões, desistiu da obra, por conta de uma exigência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), obrigando a contratação de uma outra empresa especificamente para supervisionar a retirada da areia que estava em excesso no porto. Segundo o secretário, a fiscalização está orçada em pouco mais de R$ 2 milhões.
Durante a entrevista, realizada por telefone, o titular da Secretaria de Turismo (Setur) disse que estava em Salvador justamente discutindo com a Codeba a implantação de uma estrutura de receptivo para o turismo de cruzeiros, que deverá ser implantada no estacionamento do Centro de Convenções de Ilhéus. Segundo o secretário, a previsão é que desembarquem no município cerca de 75 mil turistas e que cada visitante gaste em média 75 dólares por dia.
Início da temporada – A temporada 2013/2014  começou no dia 12 de outubro com a chegada do National Geographic, com 106 passageiros estrangeiros, a maioria oriunda dos Estados Unidos e Canadá. A bordo do navio estavam  especialistas do mundo marinho, naturalistas e fotógrafos da National Geographic, que vieram atraídos pelas reservas de Mata Atlântica e pelas lindas praias do litoral ilheense. Em seguida atracaram os navios Empress (7/11) e Grand Mistral (16/11). A previsão é que na próxima segunda, dia 26, cheguem a Ilhéus os turistas que viajam no MSC Orchestra.
Para o mês de dezembro, a programação prevê as visitas do Sovereign, nos dias 2, 9 e 16; Costa Fascinosa, dia 15; e MSC Preziosa, no dia 23. A primeira parada de 2014 será feita pelo Splendour Of The Seas no dia 3 de janeiro. Na sequência, o Porto de Ilhéus receberá novamente as visitas do MSC Preziosa, nos dias 7 e 15; MSC Orchestra, 16; Splendour Of The Seas, no dia 16; MSC Preziosa, dia 22; Club Med 2, 25; MSC Orchestra, dia 28; MSC Preziosa, no dia 29.
Concluindo a programação, o mês de fevereiro contará com quatro paradas: MSC Preziosa, dias 5 e 19; MSC Orchestra, 12; e Splendour Of The Seas, dia 20. Já o mês de março contará com mais quatro paradas, com o MSC Orchestra, dia 3; Aidacara, 12; Club Med 2, (dias 15 e 29); e o mês de abril representa a última visita ao Porto de Ilhéus, que será feita pelo navio Club Med 2, no dia 8.

Da Comunicação Social

Nenhum comentário: