terça-feira, 12 de novembro de 2013

Reunião da ACI abordou sobre Segurança no Trabalho

Adotar conjuntos de medidas que visam minimizar acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade laboral do trabalhador. Esse deve ser o papel das empresas, segundo sinalizou o profissional especializado em Medicina do Trabalho, Flávio Cortelini Albuquerque e a diretora administrativa da clínica Mais Saúde, Josemary Cortelini Albuquerque, em reunião realizada na noite de ontem (11), na sede da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI).

Mais do que cumprir as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, o Drº Flávio Cortelini explicou que as empresas precisam proporcionar o desenvolvimento de atividades laborais com segurança, de modo que os trabalhadores venham ser beneficiados, gerando lucros às instituições e reduzindo gastos com acidentes e doenças de trabalho. “A ideia é que as empresas e as indústrias possam seguir as normas dentro da classificação de risco para cada uma delas”, revelou.
As NRs, segundo as disposições gerais, relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT. Atualmente existem 37 Normas Regulamentares, e esse número aumenta constantemente, com o aparecimento de novas profissões no Mercado de Trabalho.
Para o presidente da ACI, o empresário Luiz Ribeiro é necessário o envolvimento da classe empresarial itabunense para estar atento sobre as normas que rege a Legislação Trabalhista. Segundo ele, os esclarecimentos em torno das Normas Regulamentares (NR) permitiu aos empresários dirimir dúvidas sobre as consequências geradas pela ausência de segurança nos ambientes de trabalho.
 Acidentes de trabalho no Brasil
No Brasil, somente ano passado, 2.717 trabalhadores perderam a vida em serviço, segundo dados dos registros da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Números da Previdência Social demonstram que, em 2011, foram registrados 711.164 acidentes de trabalho, sendo que 2.884 resultaram em morte.
Números do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho (AEAT) indicam que a maioria dos acidentes registrados ocorreu na Região Sudeste (387.142), seguida pelas regiões Sul (153.329), Nordeste (91.725), Centro-Oeste (47.884) e Norte, com 31.084 acidentes notificados. O Estado da Bahia lidera o ranking dos estados com maior número de acidentes de trabalho, com 23.597 ocorrências registradas em 2011.

Por - Viviane Cabral - Assessora de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...