quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Marinho lança Frente Parlamentar em Defesa dos Conselheiros Tutelares

Deputado lembra das conquistas dos conselheiros, mas julga não serem suficientes para a execução plena de suas atividades. 
Na tarde de hoje (12), o Deputado Federal Márcio Marinho (BA) lançou a Frente Parlamentar em Defesa dos Conselheiros Tutelares. Segundo o republicano, a criação da frente possibilitará a realização de trabalho de acompanhamento e desenvolvimento desses profissionais que têm enfrentado muitos problemas, entre os quais, a falta de infraestrutura que atualmente ocupa o topo das reivindicações da categoria.

“Senhores e senhoras, temos a preocupação de garantir os direitos fundamentais de todos os cidadãos. Porém, não basta apenas direitos constitucionalmente garantidos se não houver a eficácia deles. Os Conselhos Tutelares vivem uma situação caótica! Não estão presentes em todos os municípios e possuem funcionamento precário. Como executar de forma plena a sua missão?” – disse Marinho. 
 O deputado ressaltou a importância de acompanhar de forma próxima a realidade dos Conselhos a fim de apoiar esses órgãos no atendimento das crianças e dos adolescentes. “Nunca esqueçamos que garantir os direitos de nossas crianças e de nossos adolescentes vai além do futuro do Brasil, mas é reconhecer o ser humano e a sua dignidade” - acrescentou.
 Na oportunidade, Marinho elencou as finalidades da Frente Parlamentar dentre as quais estavam o apoio aos conselheiros tutelares e sua defesa, o acompanhamento de políticas e ações sobre a categoria, a proposição de legislação e de regulamentação, o aperfeiçoamento e incentivo desses conselheiros, a promoção de discussão sobre assuntos afins e de intercâmbio com entes assemelhados de parlamentos e entidades, visando a integração das propostas entre outras.
 “O estado da Bahia já possui mais de 400 (quatrocentos) Conselhos Tutelares criados e instalados. Segundo a Associação de Conselheiros Tutelares e Ex-Conselheiros do Estado da Bahia (ACTEBA), uma das grandes dificuldades é a falta de capacitação dos conselheiros que é mais visível no interior do estado. Além de que os setores de segurança pública, educação, saúde entendem os conselhos como os únicos responsáveis pelos problemas ocorridos com as crianças e adolescentes” - lembrou.           
 A instalação da frente chegou em momento propício, em uma conjuntura de diálogo entre Legislativo, Executivo e Sociedade Civil no intuito de transformar o cenário vergonhoso em que os Conselhos Tutelares têm permanecido.
 Na ocasião de instalação da frente, parlamentares e representante de Conselhos Tutelares de Brasília participaram da reunião. Por fim, o deputado Márcio Marinho convidou os presentes para a Sessão Solene em Homenagem ao Dia Nacional do Conselheiro Tutelar que acontecerá na próxima segunda-feira (18),  as 10h, no plenário Ulysses Guimarães.
 Por -  Jamile Cerqueira- Foto: Jamile Cerqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...