quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Hospital de Olhos vai levar atendimento médico oftalmológico gratuito

DayHORC espera atender sete mil pessoas durante o programa Saúde em Movimento, na etapa de Santo Antonio de Jesus e no interior da Bahia
 Mais de 35 mil pessoas do interior baiano estão prestes a receber atendimento oftalmológico gratuito, com direito a procedimentos de diagnóstico, exames e até cirurgias. Tudo realizado pela equipe do DayHORC Hospital de Olhos, por meio do programa da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB).

A próxima etapa será em Santo Antonio de Jesus, entre este domingo (24) e o sábado (30), com uma moderna estrutura montada no centro da cidade, na Policlínica Municipal, situada na Praça Pirajá. O atendimento será realizado das 7 às 18 horas, por ordem de chegada, por uma equipe altamente especializada, composta de quatro cirurgiões e cinco oftalmologistas, capacitados para oferecer consultas, exames e cirurgias aos habitantes do município e região.
Segundo a diretora Executiva do DayHORC, Rose Caribé, a expectativa é realizar 1.000 atendimentos ambulatoriais e 250 cirurgias de catarata por dia, totalizando sete mil consultas e 1.800 procedimentos cirúrgicos, somente nesta etapa. “Tudo gratuitamente, pelo SUS, por meio da parceria com o Governo do Estado, para promover a saúde ocular da população, cuidando especialmente das pessoas acima de 60 anos”, revela Rose. Além disso, serão distribuídos aos pacientes óculos e medicação pós-operatória, como colírios, e necessaire para os pacientes cirúrgicos.
 “Essa iniciativa é de extrema importância para a população de municípios que não dispõem de estrutura física e profissional para atendimentos oftalmológicos, nem ambulatoriais, nem de cirurgias. Os atendimentos especializados são disponibilizados para a população sob forma de projeto itinerante, mas com a garantia da qualidade e segurança dos processos, alcançando excelentes resultados relacionados à saúde ocular”, ressalta a executiva do DayHORC.
         Vale ressaltar que o Saúde em Movimento já realizou, desde o seu início, em 2009, 13 etapas, em diversos municípios, totalizando 65 mil cirurgias de catarata e beneficiando moradores de mais de 350 cidades baiana. Além de médicos, a equipe é composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio. Nos atendimentos, os pacientes passam por consulta ambulatorial e exames e, se for diagnosticada a catarata, são submetidos à cirurgia.
O público-alvo são pessoas a partir de 60 ano e alunos matriculados no Programa Brasil Alfabetizados/Programa – TOPA Todos pela Alfabetização. “A ação tem como características principais a resolutividade e a promoção da integridade do atendimento, considerando que são ofertados aos usuários, além da consulta oftalmológica, exames complementares que definem o diagnóstico e a realização do tratamento cirúrgico de catarata”, reforça Rose Caribé.
Depois de Santo Antonio de Jesus será a vez das cidades de Itapetinga e Juazeiro receberem a equipe do DayHORC, respectivamente de 09 a 15/12/13 e de 07 a 13/01/14.
Por - Jack Simões

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Ilhéus não tem alteração na faixa-etária da vacinação

Atenção: Sesau informa que Ilhéus não terá alteração na faixa-etária da vacinação contra dengue A mudança de faixa-etária é apenas para muni...